<P><FONT size=3><STRONG>Foco no food service<BR></STRONG></FONT></P>
<P align=center><STRONG><EM>De olho em um mercado promissor, mas carente de empresas que tenham know how para atuar no segmento, a JPontara ganha espaço junto à cadeia de abastecimento</EM></STRONG></P><STRONG><EM></EM></STRONG>
<P align=justify>A JPontara nasceu para suprir a necessidade de um segmento promissor, mas desprovido de empresas que conheçam à fundo as características da operação. "Entendemos que o nosso diferencial é entregar um projeto completo para o food service, desde planejamento, implantação, execução e resultados. Nosso perfil é de inteligência aliada à mão na massa. Julgamos essa característica importante, pois tudo o quê planejamos, implantamos, ou seja, desenvolvemos projetos exeqüíveis", ressalta Jean Pontara, sócio-diretor da empresa. <BR><BR>Entregar um projeto de food service para diversos canais da cadeia de abastecimento, para indústrias que estão em busca de aproveitar uma fatia das oportunidades que permeiam o mercado de alimentação fora do lar no País; realizar pesquisas de mercado e promover treinamento de equipes comerciais. Estes e outros serviços são oferecidos pela empresa no mercado, que cresce ano a ano. "O IBGE publicou recentemente o POF 2008-2009, que apresentou crescimento de 79% nos gastos das famílias com alimentação fora do lar, em relação ao POF 2002-2003, superando todas às previsões que foram feitas até hoje deste mercado. Em 2003 o POF apontou para um mercado de 24,04% nos gastos com alimentação fora do lar e acreditávamos que o segmento representava entre 26% e 28% do mercado. Porém, o instituto apontou 31,04%, uma excelente notícia para todo o setor:", analisa Pontara.<BR><BR>Embora o mercado de alimentação fora do lar já não seja um total desconhecido por parte das fabricantes, a grande maioria ainda não sabe operar neste segmento, por ter uma visão simplista de que basta desenvolver uma embalagem maior e ter a assinatura food service para atrair o cliente transformador. Com maior acesso aos dados sobre o mercado, as grandes fabricantes já apresentam produtos com foco no cliente profissional, segmento pouco explorado pelas pequenas ou médias indústrias, em razão do desconhecimento do mercado. "As empresas que já têm alguma experiência neste setor devem inevitavelmente segmentar sua abordagem, dar a cada fatia do segmento o que ele demanda. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, no País existem 22 mil empresas de alimentos, e na sua grande maioria categorizadas como pequenas e médias. Elas são as grandes fornecedoras do food service no Brasil. Podem e sim, devem atuar no setor", ressalta Pontara.<BR><BR>Uma dúvida comum que assola as indústrias que desejam atuar no mercado de alimentação fora do lar, e faz com que projetos não saiam do papel, está no questionamento se o segmento irá atender suas necessidades mercadológicas, uma vez que na grande maioria os produtos desenvolvidos por elas nasceram com foco no varejo, tendo formatação voltada para atender ao consumidor no ponto de venda. Ao desejar ingressar no mercado de alimentação fora do lar, é fundamental fazer uma avaliação da empresa como um todo, desde linhas de produtos, canais de venda, resultados no mercado, estruturas internas e externas – principalmente comerciais, bem como expectativas. <BR><BR>"Depois dessa análise é que se deve partir para o projeto. Também é importante pesquisar o mercado, observar produtos, a concorrência, o modo como o setor se abastece, o potencial de faturamento entre outros aspectos. Após estar munido dessas informações, é que devem ser feitas adaptações ou a criação de linhas com foco no público transformador", afirma Pontara.<BR><BR>Segundo ele, o segmento de alimentação fora do lar traz uma infinidade de oportunidades, hoje e no futuro, para as empresas que souberem atuar, após conhecerem o "DNA" do mercado. Para o especialista, nos próximos anos deverá haver um crescimento de distribuidores especializados, que devem entregar cada vez mais a lista de compras por completo a um cliente de restaurante, por exemplo; também aumentará a demanda por produtos pré-elaborados e que mantenham o sabor após o preparo; haverá um salto de operadores com cozinhas muito reduzidas, que apenas finalizam pratos, pulando a etapa das preparações, além do crescimento dos consumidores gourmets, ou seja, que entendem e apreciam preparações culinárias e boas bebidas para promover harmonizações.<BR> <BR><STRONG>Serviços</STRONG> <BR>JPontara Gestão em Negócios<BR>Calçada dos Crisântemos, nº 14<BR>Centro Comercial ? Alphaville ? Barueri/SP<BR>Tel: (11) 4191-3762<BR> <BR>Divulgação: Informa Assessoria – Tels: (0xx11) 5524-4052/ 8173-8621/ 8173-8951<BR>Daniela Guiraldelli – <A href="mailto:daniela.guiraldelli@uol.com.br">daniela.guiraldelli@uol.com.br</A> <BR><A href="http://www.informaassessoria.com.br">www.informaassessoria.com.br</A><BR></P>