Estilos bem encorpados e com alto teor alcoólico dão sensação de aquecimento. Harmonização com pratos mais gordurosos, carnes assadas e sobremesas cremosas e à base de chocolate destacam ainda mais a presença da bebida no inverno
Nem só de vinho se faz um encontro com amigos, um jantar em família ou um happy hour nos dias mais frios. As cervejas, principalmente as artesanais, têm ganhado espaço à mesa durante o inverno. “É o momento ideal para o consumo de cervejas mais encorpadas e com um teor alcoólico mais acentuado, pois trazem aquecimento. Além disso, essas bebidas tendem a ser adocicadas e harmonizam com pratos salgados e doces mais gordurosos”, destaca Eduardo Rausch, mestre cervejeiro da Das Bier Cervejaria, uma das marcas artesanais pioneiras do Vale do Itajaí.
O especialista traz ainda uma outra característica dos estilos: “As cervejas para os dias frios pedem que sejam degustadas a temperaturas ligeiramente mais altas, uma vez que o que está em jogo não é a refrescância, mas sim os aromas e sabores que são mais perceptíveis com elas um pouco mais quentes”.
Na cartela de produções da Das Bier, dois rótulos se enquadram no estilo “me aqueça neste inverno”. Uma é a Stark Bier, uma Strong Scotch Ale com 8,3% de teor alcoólico e 38 IBU de amargor – uma cerveja forte e encorpada, com adição de rapadura, remetendo a notas de toffee e um leve defumado devido à utilização do malte peated. A outra é a Stout, do estilo Foreign Extra Stout, com 8% de teor alcoólico e amargor de 33 IBU: uma cerveja encorpada e escura, com sabores e aromas remetendo a café e chocolate amargo, com adição de coco queimado.
À mesa, Rausch destaca os pratos que harmonizam com cada uma. “A Stark Bier acompanha as carnes grelhadas ou assadas e queijos curados; nas sobremesas vai bem com doces à base de creme, como manjar branco. Já a Stout combina com pratos mais pesados, como feijoada ou carne de porco e sobremesas que levam chocolate”.
Sobre a Das Bier Cervejaria
Uma das pioneiras do mercado cervejeiro catarinense, a Das Bier foi fundada em 2006 e aposta em rótulos artesanais com sabores marcantes e variados. Incluem o mix os estilos Pilsen, Weizen, American IPA, Australian Pale Ale, Stout, Stark (Scotch Strong Ale), Catharina Sour Morango e Maracujá e Chope de Vinho. O negócio familiar traz não só a marca de cervejas, encontrada no varejo e em comércio eletrônicos, como também um restaurante com menu à base de peixes e harmonizado com as bebidas da casa, além de um pesqueiro com ampla área de lazer – espaços que reforçam o lema da empresa: da nossa casa para a sua casa.