Grand Hyatt São Paulo realiza o Wine Club

Crédito/Foto: Divulgação

 

Com estreia destacando vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais, o evento faz parte do conjunto Grand Taste e promete trazer inovação e sabor para a degustação dos amantes de vinhos

Sempre há um bom motivo para celebração e se for regada a um bom vinho, não tem como ficar melhor. O projeto Grand Taste, que reúne eventos, jantares e encontros gastronômicos ao longo do ano, tem em seu leque três principais eventos: Chef’s Table, em que o participante aproveita uma série de encontros gastronômicos que envolve chefs do Brasil e do mundo em uma viagem de sabores, texturas e sensações; e Guest Bartender, no qual renomados profissionais da área de mixologia são convidados a criar drinks exclusivos e cheios de estilo.

Os vinhos não poderiam ficar fora dessa e é assim que surge o Wine Club, diferentes edições acontecem ao longo do ano e a próxima terá o foco em vinhos orgânicos, biodinâmicos e naturais.

Os vinhos orgânicos são produzidos a partir de uvas de cultivo orgânico. O conceito dessa forma de plantio não permite o uso de agrotóxicos (pesticidas, herbicidas e fungicidas artificiais, fertilizantes sintéticos), respeita a diversidade biológica do ecossistema da vinha e emprega práticas de sustentabilidade com relação aos recursos naturais utilizados, como a água, entre outros cuidados. Porém, na vinificação, ainda é permitido, por exemplo, o uso de leveduras selecionadas e o conservante dióxido de enxofre, sendo esse último em quantidades reduzidas se comparados à vinicultura tradicional.

Já os vinhos biodinâmicos possuem um método mais rigoroso em relação ao nível de respeito e rigor nos cuidados com o solo e com a vinificação, além de abordar todas as práticas da agricultura orgânica, acrescenta também a influência do cosmos através da astrologia. A viticultura biodinâmica segue os preceitos de Rudolf Steiner (1861 – 1925), filósofo, educador e artista austríaco que também criou a Antroposofia – “conhecimento do ser humano” – e a Pedagogia Waldorf e tem o Instituto Demeter, com sede na Alemanha como órgão regulador a nível mundial. Os vinhos produzidos a partir desses preceitos, após passarem pela avaliação de algum centro especializado – como o Demeter -, trazem o selo biodinâmico.

E também os vinhos naturais, tratam-se de vinhos elaborados com preceitos da agricultura orgânica que não utiliza produtos químicos artificiais no processo de vinificação, como as leveduras. É liberado apenas o uso de dióxido de enxofre no engarrafamento, mas em quantidades muito menores do que as usuais e muitos não o usam. Existem também diversos produtores que atuam de forma sustentável no manejo da vinícola e dos vinhos e não se enquadram em nenhuma dessas categorias. Pois a ideia geral dessas práticas é, desde as uvas nos vinhedos, prevenir em vez de curar.

As importadoras presentes nesse encontro são:

  • La Charbonnade
  • Cantu importadora
  • Grand Cru
  • Família Kogan
  • World Wine

No evento, os participantes poderão degustar mais de 25 rótulos especiais, com destaque para produtos da Era dos Ventos, que promete resgatar a alma perdida do vinho, o que se tornou possível por meio de métodos ancestrais e da valorização de uvas quase extintas e serão apresentados pela Família Kogan. E a Grand Cru irá apresentar um Malbec da bodega Escorihuela Gastón, que assume a posição de anfitriã na cultura do vinho argentino sendo a primeira vinícola de Mendoza.

Degustar e conhecer as características de cada vinho será uma experiência harmonizada em um espaço gastronômico com queijos, estações ao vivo, petiscos e especialidades para combinar com todos os tipos de vinhos envolvidos na experiência.

 

SERVIÇO:
Data: 26/05/2022
Hora: 19h30
Endereço: EAU – Grand Hyatt São Paulo
Avenida das Nacoes Unidas 13.301, São Paulo, SP, 04578-000, Brasil
Valor: R$220,00 por pessoa

 

Fonte: Winepedia
https://www.wine.com.br/winepedia/curiosidades/vinhos-organicos-biodinamicos-naturais/

Divulgação: Visar Planejamento

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR