A competição que encerra o ciclo de oficinas do Chef Aprendiz Liberdade reúne os 20 jovens que apresentam um menu completo e garante entrevista de emprego aos melhores colocados
A final da 8ª edição do Chef Aprendiz já tem data e local definidos. Neste sábado 24 de julho, o Hotel Grand Hyatt São Paulo recebe os participantes do Chef Aprendiz Liberdade, que teve como sede de suas oficinas a igreja Missão Paz. Esta edição contou com o patrocínio master da Wickbold via Proac ICMS, que esteve entre os patrocinadores da última edição, Chuvisco.
Na ocasião, os 20 jovens, divididos em turmas, prepararam e apresentam um menu completo com entrada, principal e sobremesa cujas receitas foram criadas por eles mesmos. Além da avaliação dos pratos, cada jovem foi observado durante o curso e critérios como presença, participação, pró atividade, trabalho em grupo, entre outros aspectos são analisados nesta etapa final.
Integram o time de jurados Mariana Pelozio (Duas Terezas), Breno Berdu (Hotel Emiliano), Victor Wong (Panda Ya!), Tan Tjui-Tseng (Jui), Rodrigo Einsfeld (Handz by Rodrigo Einsfeld), Alexandre Batista (Ofner), Roberto Matsuda (Fruta Imperfeita) e Bruna Keler (Hotel Grand Hyatt), que vão ao evento com a intenção de contratar os jovens para seus negócios. Os melhores colocados saem com oportunidades de entrevistas de emprego. Além disso, a parceria com a Oster garante prêmios para todos os participantes da edição Liberdade, e os três primeiros colocados ganharão utensílios diferenciados.
Durante a Edição Liberdade foram 30 encontros com oficinas de técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, nutrição, alfabetização emocional, autoconhecimento, elaboração de CV e preparo para entrevistas de emprego. Para que os alunos tivessem a vivência do dia a dia de uma cozinha profissional, foi feito um evento beneficente, e os jovens executaram junto com os colaboradores dos restaurantes um menu completo com as receitas definidas pelos chefs e professores do projeto.
Neste período de pandemia, todos os encontros e eventos seguem todos os protocolos sanitários e as diretrizes sobre os cuidados para prevenção da Covid-19. É importante ressaltar que as oficinas do projeto acontecem em um ambiente de cozinha rigorosamente higienizado e com diversas diretrizes sanitárias, garantindo maior controle e segurança para os envolvidos.
O Chef Aprendiz vai muito além de simplesmente um projeto gastronômico e inserção socioeconômica para jovens em situação de vulnerabilidade social. Seu objetivo principal é desenvolver pessoas, usando a gastronomia como principal ferramenta para tal. Com esta edição vamos alcançar 130 jovens formados. Hoje, mesmo com o cenário de pandemia, temos 75% dos jovens trabalhando, e 60% estão empregados ou em processo de entrevistas em cozinhas parceiras.
Chef Aprendiz Comunidades
Somos um projeto de desenvolvimento humano e inserção social que usa a gastronomia como a principal ferramenta. Capacitamos jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem seu primeiro emprego em cozinhas de parceiros. Ao longo de quase seis meses os 20 jovens vivenciam aulas teóricas e práticas sobre gastronomia e autodesenvolvimento de modo a prepará-los para o mercado e para a vida. Uma competição final coloca à prova os conhecimentos adquiridos durante as oficinas, e encerra o processo com chave de ouro. Os jurados presentes oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.
Já atuamos em sete comunidades (Paraisópolis, Campo Limpo, Glicério, Jd. Colombo, Valo Velho, Capão Redondo e Chuvisco) e 90% dos alunos receberam oportunidades na área. Alguns iniciaram na gastronomia e seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Temos aproximadamente 80% dos jovens trabalhando ou participando de entrevista, mesmo com o cenário da pandemia. Para saber mais: assista o vídeo e visite o site.
Casa Chef Aprendiz
Já em processo de finalização, a Casa Chef Aprendiz é um espaço que contará com atividades de reciclagem e apoio psicológico aos jovens que já passaram pelo projeto, além de cozinha de pré-produção para eventos. Pensando no mundo digital e nas demandas do mercado, teremos uma cozinha-modelo para a produção de conteúdos digitais para marcas parceiras e para realização de workshops. A ideia é que esta casa seja ocupada por nossa equipe, jovens, parceiros e amigos com a finalidade de fortalecer os nossos vínculos e sustentar nossas ações no longo prazo.
Sobre o Grand Hyatt São Paulo
O Grand Hyatt São Paulo foi o primeiro hotel da rede Hyatt no Brasil. Construído com um novo conceito em design, conta com três complexos distintos com entradas independentes: apartamentos, área gastronômica e área de eventos. O hotel cinco estrelas conta com 467 apartamentos, 34 suítes e dois restaurantes (o C, que destaca comfort food, além do Kinu, especializado em cozinha japonesa). O hotel tem ainda em suas dependências o C-Bar, o Wine Library, uma área de eventos com 3 mil m² (com dois ballrooms, sendo o salão principal com capacidade de até 1.200 pessoas, dez salas de reunião com completa infraestrutura tecnológica) e o Amanary Spa, com piscinas interna climatizada e externa.