O Grupo Iberostar instalará a tecnologia Winnow em seus mais de 100 hotéis para reduzir 5.000.000 de refeições e deixar de emitir quase 8.000 toneladas de CO2 por ano
Para cada hotel, estima-se que a economia seja de 28 toneladas de desperdício de alimentos por ano, em média
Com esta forte aposta, a rede pretende reduzir o desperdício alimentar em 50% no primeiro ano de implementação do Winnow
No Dia Internacional do Desperdício de Alimentos, o Grupo Iberostar anuncia seu ambicioso plano de instalar inteligência artificial em seus mais de 100 hotéis em todo o mundo para reduzir o desperdício de alimentos e economizar mais de 1.600 toneladas de alimentos no primeiro ano.
Esse grande compromisso da empresa se torna realidade graças a um sistema inovador, baseado na inovação tecnológica da empresa Winnow, que contribuirá para acabar com o desperdício de alimentos e aproximar a empresa de sua meta de ficar livre de resíduos enviados para aterro sanitário em 2025. Uma meta para a qual o Grupo Iberostar se comprometeu em 2020 com sua própria Agenda 2030, na qual também trabalha para ser neutra em carbono até 2030.
Sabina Fluxá, Vice-Presidente e CEO do Grupo Iberostar, explica que “Reduzir o desperdício alimentar é fundamental para cumprir os objetivos da Agenda 2030. “O valor dos alimentos não pode ser subestimado e na Iberostar queremos ajudar a garantir que não seja desperdiçado. Além de treinar nossos funcionários para enfrentar o problema do desperdício de alimentos, implantamos esse sistema inovador que visa reduzir a quantidade de resíduos que produzimos sem afetar a experiência do cliente. Estamos certos de que o uso de tecnologia de ponta, treinamento e inovação voltados à redução do desperdício de alimentos nos ajudarão a reduzir os impactos climáticos, alcançar nossos objetivos e alcançar metas mais amplas que afetam todo o planeta.”
De acordo com Marc Zornes, CEO e cofundador da Winnow: “A sustentabilidade é uma prioridade para a Iberostar e estamos entusiasmados em apoiá-los na questão do desperdício de alimentos. Os hotéis Iberostar que já utilizam nossa tecnologia de inteligência artificial estão reduzindo o desperdício de alimentos em mais de 35%. Embora estejamos orgulhosos dessa conquista, o reconhecimento pertence aos funcionários da Iberostar que trabalham diariamente com nossas análises. Estamos ansiosos para trabalhar com eles e seus parceiros em todo o mundo no futuro, à medida que aumentamos nosso impacto juntos.”
Como 60% do desperdício da Iberostar é de alimentos, reduzir esse desperdício é parte importante para alcançar nosso objetivo. Este compromisso também está alinhado com o ODS 12.3 das Nações Unidas, que pretende reduzir pela metade o desperdício global per capita até 2030. O desperdício de alimentos representa até 10% das emissões mundiais de gases de efeito estufa e é necessário combater tais mudanças climáticas. O enfrentamento ao desperdício de alimentos também terá impacto nos resultados financeiros do Grupo Iberostar, pois estima-se que serão economizados entre 8% e 20% nos custos com alimentos.
Desde 2021, a tecnologia Winnow, baseada em inteligência artificial, foi instalada em cinco hotéis Iberostar, economizando 618.000 refeições por ano até o momento, o equivalente a 1.065 toneladas de CO2e por ano. Depois de programas piloto bem-sucedidos em hotéis Iberostar na Europa, Caribe e América, a Iberostar agora está lançando a tecnologia globalmente em todos os hotéis a partir de setembro deste ano. Normalmente, os estabelecimentos que usam a tecnologia da Winnow reduzem o desperdício de alimentos pela metade entre 12 e 24 meses.
Como funciona a inteligência artificial na Iberostar
Os sistemas Winnow implementados nas cozinhas da Iberostar, baseados em inteligência artificial, reconhecem exatamente o que é jogado fora, o que é salvo e como decisões mais inteligentes podem ser tomadas com base em dados diários e reais.
A equipe da cozinha, treinada para trabalhar com a ferramenta, utiliza um tablet para identificar os alimentos descartados, enquanto uma câmera, capaz de capturar até 600 alimentos diferentes, identifica a categoria de cada resíduo. Uma balança mede o peso e envia uma mensagem ao chef, indicando o custo, peso e quantidade de comida desperdiçada.
Todos esses dados são enviados para a nuvem, onde o desperdício de alimentos de cada dia é registrado e analisado. Com a elaboração de relatórios diários, semanais e mensais, as cozinhas Iberostar recebem as informações necessárias para promover melhorias em seu processo produtivo. Essas melhorias ajudam a Iberostar a economizar dinheiro e reduzir seu impacto ambiental.
A utilização de inteligência artificial nas suas cozinhas permitirá à Iberostar melhorar a experiência do cliente e a qualidade do serviço. Isso melhora a eficiência na cozinha, dando mais atenção aos materiais ecologicamente corretos e inovando com técnicas como o cozimento lento.
Dados de economia na Iberostar
- O objetivo da Iberostar é reduzir o desperdício de alimentos em 50% no primeiro ano de implementação do sistema Winnow.
- Para cada hotel, estima-se que a economia seja de 28 toneladas de desperdício de alimentos por ano.
- Só na Europa, o Iberostar economizará até 1,3 milhão de refeições, 521 toneladas de alimentos e 2.241 toneladas de CO2.
- Na América, a Iberostar economizará cerca de 3 milhões de refeições, 1.118 toneladas de alimentos e 5.110 toneladas de CO2 por ano.
- No total, com a implementação deste sistema, a Iberostar deixará de jogar fora 5 milhões de refeições por ano, mais de 1.600 toneladas de alimentos, e deixará de emitir cerca de 8.000 toneladas de CO2 por ano.
- A economia será também superior a 7 milhões de dólares por ano.
Sobre o Grupo Iberostar
O Grupo Iberostar é uma multinacional espanhola 100% familiar com mais de 60 anos de história no turismo, com origem nos negócios em 1877. A sua principal atividade é a Iberostar Hotels & Resorts, cujo portfólio ultrapassa 100 hotéis de 4 e 5 estrelas em 16 países. O Grupo tornou-se uma referência internacional ao promover um modelo de negócio turístico mais responsável e centrado no cuidado das pessoas e do ambiente. O movimento “Wave of Change” reflete esse compromisso específico da empresa com o meio ambiente e os oceanos, e o esforço para compartilhá-lo com toda a sociedade.
Com a sustentabilidade como motor e alavanca do negócio, a empresa coloca a economia circular no centro de sua estratégia e trabalha na sua própria Agenda 2030 para ser livre de resíduos em 2025, neutra nas emissões de carbono em 2030, 100% responsável na sua cadeia de abastecimento de frutos do mar em 2025 e melhora da saúde dos ecossistemas que circundam seus hotéis, entre outros objetivos.
O Grupo é formado por uma equipe global de mais de 30.000 pessoas de 95 nacionalidades. Graças a estes talentos, a empresa é líder em qualidade e promove a diferenciação na experiência do cliente através da inovação constante dos produtos e do compromisso digital.
Saiba mais em iberostar.com