Gestora de redes premiadas, Griletto, Montana Grill, Jin Jin, e Croasonho, estará na feira entre amanhã e sábado (17), no Rio de Janeiro
No estado do Rio de Janeiro, o faturamento do setor de franquias foi 16,3% maior no 2º trimestre de 2022, em relação ao mesmo período do ano passado, com mais de R$ 4,6 bilhões de receita, de acordo com a Pesquisa Trimestral de Desempenho da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Nacionalmente, o setor cresceu 16,8% no 2º trimestre deste ano e, no semestre, a alta foi de 12,9%, em comparação a iguais períodos de 2021. No segmento alimentação/food service, a variação foi de 22,3% e 16%, respectivamente. Com o mercado aquecido, a Halipar (Holding de Alimentação e Participações), que gerencia as redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, participará da Expo Franchising ABF Rio 2022, entre amanhã (15) e sábado (17), no Expo Mag, na Região Central da capital fluminense.
Durante o evento, o grupo apresentará, além de novidades em cardápios e produtos das quatro marcas, os diferenciais do Halifood, modelo de negócio que reúne duas ou mais de suas redes em um mesmo espaço, com cozinha compartilhada e sistema único. O projeto, que também pode ser comparado a uma praça de alimentação, visa oferecer múltiplas experiências aos clientes, durante o almoço ou jantar, na parada para um lanche ou mesmo happy hour.
A Halipar, que só no primeiro semestre deste ano inaugurou, em oito estados, 23 lojas de suas quatro redes e faturou cerca de 20% a mais, comparado ao mesmo período de 2019 (antes da pandemia), visa mais do que expandir em volume de unidades: o foco da holding é promover seu portfólio de oportunidades para atuais e futuros investidores e profissionais interessados em empreender. “O Halifood, em especial, atende a uma tendência de mercado por negócios mais dinâmicos, com operações otimizadas e integradas, com foco na redução de custos, ao mesmo tempo em que alcançam públicos diversos, levando as marcas para diferentes espaços e regiões”, comenta Ricardo José Alves, CEO da Halipar.
A feira é realizada pela ABF e organizada pela empresa Duas Marias Eventos e Produções. Com a presença de cerca de 200 franquias, de segmentos variados, a expectativa da organização é movimentar R$ 100 milhões em negócios e receber 25 mil visitantes.
Foco na recuperação
Com o fechamento do comércio imposto pela pandemia de Covid-19, a Halipar não mediu esforços para viabilizar a continuidade das operações durante o período mais crítico: intensificou o atendimento das marcas via delivery, abriu mão de receitas e reduziu outras, além de ter atuado junto a fornecedores e shopping centers, onde estão concentradas cerca de 90% das lojas do grupo, negociando pagamentos e prazos, entre outras medidas.
“Nos aproximamos ainda mais de nossos parceiros, para ajudá-los a atravessar a crise sem grandes sequelas. Fortalecemos o Conselho de Franqueados e criamos o Programa Sempre Presente, com encontros periódicos virtuais para discutir o cenário e estratégias, estimulando, inclusive, a participação deles na elaboração do planejamento das redes, como, por exemplo, para reformular cardápios e lançar produtos”, acrescenta Alves.
Durante o período, a holding também aproveitou para atualizar a comunicação visual de suas unidades (materiais impressos e no digital/TVs) e aplicou treinamento on-line para os gerentes das operações. “Mais do que agir para minimizar os efeitos na saúde financeira das redes e evitar demissões, nos empenhamos em capacitar todas as unidades e seus colaboradores, preparando-os para a retomada, que chega acompanhada de novas formas de consumo”, completa o CEO.
Redes premiadas
A Jin Jin foi a vencedora do Prêmio ABF Destaque Franchising na categoria Franqueadora do Ano. A conquista foi revelada no último dia 29 de abril, durante a cerimônia da 31ª edição do Selo de Excelência em Franchising, concedido pela entidade às empresas que se destacam no relacionamento com os franqueados. A marca ainda foi homenageada por ter alcançado 20 chancelas. Na mesma noite, Griletto, Montana Grill e Croasonho também receberam o Selo de Excelência. Agora, as redes somam 54 selos, no total.
Já no dia 21 de junho, foi a vez do Montana Grill: a rede foi eleita a Franquia do Ano, pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O reconhecimento foi divulgado durante evento online do Prêmio Melhores Franquias do Brasil 2022, concedido às redes que alcançaram a avaliação 5 Estrelas, em pesquisa apurada com o apoio da Serasa Experian, que considera o desempenho, qualidade e satisfação do franqueado em relação à marca. O Montana Grill foi o grande vencedor do prêmio cuja a escolha é feita com base nos critérios de credibilidade da rede, relevância econômica do negócio e reconhecimento da marca no mercado.
Ainda, na pesquisa da publicação, Montana Grill, Griletto e Jin Jin lideram o ranking das melhores franquias do segmento Alimentação, ocupando a primeira, segunda e terceira posições, respectivamente. Já a Croasonho é a terceira melhor franquia na categoria Cafeteria e Confeitaria.
SERVIÇO:
Expo Franchising ABF Rio 2022
Data: de 15 a 17 de setembro de 2022
Local: Expo Mag
Endereço: Av. Paulo de Frontin, 1, Cidade Nova – Rio de Janeiro (RJ)
Horário: 11h às 20h
Site: clique aqui
Estande Halipar: 5D
Sobre a Halipar
A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN).
Sobre o Griletto
Fundado há 18 anos, o Griletto é a maior rede do Brasil especializada em grelhados e parmegianas. Atualmente, são mais de 140 lojas franqueadas em diferentes regiões do país. A marca já recebeu 11 Selos de Excelência em Franchising, conferidos pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O Griletto oferece um cardápio variado, para todos os gostos e bolsos, com opções que vão desde grelhados, parmegianas e massas a pratos infantis e lights, porções e tábuas para compartilhar, além de sobremesas. Em 2022, a rede recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Sobre o Montana Grill
O Montana Grill oferece cortes de carne selecionados para quem não abre mão da experiência de um bom churrasco. No cardápio, carnes nobres, suculentas e macias compõem pratos recheados de sabor, da linha Executivos à Grelhados Especiais, além de porções, perfeitas para compartilhar com a família ou no happy hour. A marca já conquistou prêmios como o de Franquia do Ano (PEGN/2022), Melhor Franquia de Alimentação (PEGN/2016 e 2019) e avaliação 5 Estrelas por sua performance, qualidade e pela satisfação do franqueado, também concedido pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, além de 18 selos de Excelência em Franchising, conferidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A rede conta com 110 unidades espalhadas por 17 estados.
Sobre a Jin Jin
A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil. São 70 unidades distribuídas em 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano. Em 2022, completando 30 anos, a marca foi eleita a Franqueadora do Ano pela ABF e recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Sobre a Croasonho
A rede Croasonho, a única do país especializada em croissants recheados, possui mais de 70 lojas, em 13 estados, e atua no mercado com dois modelos de negócio: o de rua, presente em pontos centrais das metrópoles, e o sistema em praças de alimentação de shoppings. O grande diferencial gastronômico da marca são os Croasonhos artesanais, produzidos com massa crocante por fora e macia por dentro e mais de 30 recheios diferentes, entre doces e salgados. Em 2022, completando 25 anos, a Croasonho recebeu 5 Estrelas na premiação Melhores Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.