Enquanto a Hilton se aproxima de seu 100º aniversário, nova pesquisa do famoso escritor Chip Heath define sua contínua influência no mundo
RIO DE JANEIRO, Brasil – 08 de novembro, 2018 – Com a aproximação das comemorações dos 100 anos da Hilton em 2019, o autor de vários best-sellers e professor da universidade de Stanford Business, Chip Heath, juntamente com a coautora Karla Starr, revelaram o impacto que a primeira rede global de hotéis teve ao redor do mundo em seu novo livro The Hilton Effect (O Efeito Hilton). Os hotéis Hilton no Brasil orgulham-se de serem exemplo do que Heath define como o impacto positivo global que a Hilton teve, e ainda tem, nas vidas de bilhões de pessoas e milhares de comunidades ao redor do mundo – abrindo novos mercados turísticos e reunindo pessoas e culturas, facilitando o turismo e ainda expandindo horizontes e criando novas oportunidades.
Durante o último século, a Hilton, que começou com apenas um hotel, cresceu para uma rede de praticamente 5.500 hotéis e 14 marcas em 106 países e territórios, incluindo o Hilton São Paulo Morumbi, o Hilton Barra Rio de Janeiro e o Hilton Rio de Janeiro Copacabana, no Brasil. A rede também está presente no país com três unidades Hilton Garden Inn by Hilton em Santo André, SP, Goiânia, GO, Belo Horizonte, MG, e Itajaí, SC.
Por meio de pesquisas independentes e entrevistas detalhadas, o autor encontrou vários aspectos importantes da influência e história da companhia. O trabalho realizado por Heath se concentrou em três áreas que ele considera fundamentais para definir o Efeito Hilton:
O Efeito Hilton para Hóspedes – A Hilton tem influenciado seus hóspedes porque facilitou o turismo e ampliou suas perspectivas. Para atender os viajantes que viriam às Olímpiadas Rio2016, a rede inaugurou o seu primeiro hotel no Rio de Janeiro, o Hilton Barra Rio de Janeiro, enriquecendo as opções de hospedagem também para o turismo de negócios na região que conta com importantes complexos esportivos, centros de convenções e casas de shows. O hotel também se tornou a escolha dos cariocas vizinhos, não só pela requintada gastronomia, mas pela sua preocupação com a limpeza das lagoas do bairro e a sustentabilidade desde a concepção do edifício, que conquistou o selo LEED ainda em 2016.
“Nosso impacto nas comunidades vai além da experiência de serviço e da geração de oportunidades”, afirma Klaus Ziller, gerente geral do Hilton Barra Rio de Janeiro. “Os mutirões de limpeza de lagoas e assistência aos projetos sociais locais são exemplos de como podemos retribuir para as comunidades ao redor do hotel. A Escola de Hotelaria formou diversos profissionais em nível de entrada no mercado hoteleiro, inclusive, aproveitamos 13 dos últimos formandos. Por fim, parte dos ingredientes que se transformarão nos pratos servidos em nosso restaurante é comprada de fornecedores locais, ativando a microeconomia.”
O Efeito Hilton sobre Equipes – A Hilton tem impactado os funcionários, promovendo um espírito empreendedor e oferecendo muitas oportunidades de carreira. A jovem unidade Hilton Rio de Janeiro Copacabana, no icônico prédio na esquina da Princesa Isabel com a Nossa Senhora de Copacabana, manteve grande parte da equipe de funcionários da antiga propriedade e investiu em mais de 1,5 mil horas de treinamento.
“Com um ano de existência, o Hilton Rio de Janeiro Copacabana trouxe a cultura da Hilton, respeitando a experiência dos colaboradores e participando ativamente das comunidades do entorno”, disse Laura Castagnini, gerente geral do Hilton Rio de Janeiro Copacabana.
O Efeito Hilton sobre Comunidades – A Hilton faz parte da história, da economia e da infraestrutura de comunidades do mundo inteiro e hoje é um ponto central indispensável desse processo. Em São Paulo, o Hilton São Paulo Morumbi deu recentemente um importante passo na busca pela redução de seu impacto no meio ambiente. Em parceria com as empresas ORCA e Veolia, o hotel é o primeiro na América Latina a implantar a máquina que transforma resíduos orgânicos em água de reuso. O hotel também apresentou o programa Meet with Purpose, que oferece a organizadores de eventos opções que minimizam o impacto ambiental.
“O Hilton São Paulo Morumbi está inserido no coração empresarial da cidade de São Paulo e é uma peça fundamental há 16 anos na trajetória da Hilton e de toda a comunidade”, diz David Ecija, gerente geral do Hilton São Paulo Morumbi.
O Efeito Hilton, de Chip Heath e Karla Starr, pode ser baixado aqui: http://newsroom.hilton.com/brand-communications/page/the-hilton-effect-white-paper