Ganhadores receberão bolsas integrais de estudo para programas de hospitalidade nas instituições da Sommet Education
Três empreendedores da hotelaria nacional foram selecionados entre mais de 600 candidatos do mundo todo que participaram do Hospitality Challenge (Desafio de Hospitalidade) da Sommet Education e Organização Mundial do Turismo. Eles ganharam uma bolsa integral de estudos em uma das renomadas escolas internacionais da Sommet Education. Com projetos inovadores com potencial para fortalecer o setor de turismo, Carolina Peralta, Karen Caracio e Marcel Marin mostraram que o Brasil tem criatividade e pessoas preparadas para pensar a hotelaria do amanhã.
O Hospitality Challenge foi lançado em junho de 2020 pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e a Sommet Education com o objetivo de identificar e incentivar ideias e personalidades capazes de apoiar a recuperação do turismo. Trinta projetos foram selecionados e seus idealizadores vão receber uma bolsa de estudos completa para cursos de mestrado e especializações em diferentes programas de hotelaria, culinária e pastelaria nas instituições do Grupo Sommet Education: Glion Institute of Higher Education, Les Roches e École Ducasse.
A paulistana de 29 anos, Karen Caracio, com experiência nos hotéis Four Seasons São Paulo, Emiliano e Pullman Hotels & Resorts, apresentou para o Hospitality Challenge a proposta do Digital Butler, um mordomo digital que fica disponível para o hóspede 24h por meio de um aplicativo no celular. Ele se encarrega de apresentar virtualmente o quarto e todas as facilidades do hotel e garante o distanciamento entre hóspedes e funcionários durante a pandemia, mantendo a mesma qualidade do serviço. Karen está se preparando para ingressar em setembro de 2021 no Mestrado em Gestão Internacional de Hotelaria na Les Roches Marbella (Espanha).
Já a gerente assistente de A&B do hotel Emiliano, no Rio de Janeiro, Carolina Peralta, aproveitou o momento da pandemia para desenvolver com um amigo o projeto de um curso online de qualificação para profissionais das áreas de alimentos e bebidas. “Identificamos a falta de opções de treinamento profissional de alta qualidade, que fosse inovador e acessível para os profissionais das áreas de serviços de alimentação. Aos poucos, a proposta foi crescendo e tornou-se uma plataforma online de aprendizagem de hospitalidade que reúne métodos baseados em modelos de instituições internacionais”, explicou Carolina. O programa Hospitality Onlearning inclui 10 módulos online. Após a conclusão bem-sucedida de cada módulo ou de todo o programa, os usuários recebem um certificado da instituição parceira. Carolina vai cursar o Mestrado em Estratégia de Hotelaria e Transformação Digital na Les Roches Crans-Montana (Suíça) a partir de setembro.
Digital Concierge é o projeto de Marcel Marin, 40 anos, 20 deles dedicados à experiência em hotelaria, com passagens por empresas como Accor Hotels, InterContinental Group e Hotel Unique. A inovação consiste em um aplicativo de inclusão administrativa e de vendas com foco em aumentar a competitividade, incrementar vendas e reduzir custos dos hotéis independentes, segmento que representa cerca de 70% da oferta hoteleira do Brasil. “A indústria do turismo tem um papel fundamental para o desenvolvimento do Brasil, muito a agregar à economia”, aposta Marcel.
Sobre a Sommet Education:
A Sommet Education, líder global em gestão de hospitalidade e artes culinárias, está comprometida em desenvolver os líderes em hospitalidade do amanhã. O grupo abrange 3 instituições acadêmicas de nível mundial: Glion, Les Roches e Ecole Ducasse, com campi na Suíça, Espanha, China, Reino Unido e França. Estes oferecem graus de bacharelado, mestrado e diplomas por meio da excelência acadêmica e um ambiente multicultural dinâmico. A Sommet Education é a única rede educacional com duas instituições classificadas entre as três melhores do mundo em educação em hospitalidade e reputação do empregador (QS World University). Mais informações aqui.
Sobre o Hospitality Challenge:
O Hospitality Challenge foi lançado em 2020 pela OMT e Sommet Education com o objetivo de estimular a retomada do turismo com soluções disruptivas, que consideram a digitalização, sustentabilidade e diversidade. Quase 600 inscrições foram recebidas de empreendedores, profissionais, start-uppers, estudantes e pessoas em mudança de carreira em todo o mundo. Trinta finalistas foram selecionados e ganharam bolsas nas escolas do grupo Sommet Education.
O Hospitality Challenge concentrou-se em quatro categorias: Hotéis e Operações Relacionadas com Hotéis (com 40% dos projetos inscritos); Viagens de Luxo, Bens e Serviços (35%); Alimentos e Bebidas (15%) e Smart Real Estate (mais de 10%). Mais informações aqui