Iniciativa é direcionada para pessoas de todo o país, maiores de 18 anos, que estão cursando ou concluíram o Ensino Médio e que possuem acesso à internet.
Programa formou a melhor bartender do Brasil Bianca Lima, vencedora do World Class 2021
O programa Learning for Life, do Instituto Diageo, está com inscrições abertas para a edição online de seu curso de bartender, voltado para maiores de 18 anos, em situação de vulnerabilidade. Os interessados devem preencher o formulário que está no Instagram do programa @learningforlife_br até o dia 30 de junho. O curso tem a duração de dois meses e os selecionados serão contatados para uma entrevista por telefone e uma atividade que comprove o interesse do candidato para a carreira de bartender. O projeto terá 10 turmas, início em agosto de 2021 e pretende capacitar 750 pessoas. A participação é gratuita.
A iniciativa é aberta para pessoas de todo o país, que estão cursando ou possuem Ensino Médio concluído, desempregados ou com renda em carteira assinada de até R﹩ 1.600 e que possuem computador ou smartphone com acesso à internet. Além das disciplinas fundamentais para a certificação, os alunos do curso terão sessões complementares com profissionais do mercado sobre as diferentes possibilidades de carreira que um bartender pode seguir, inovações do setor e conversas com profissionais que abordam a importância da saúde emocional e organizacional.
“Os participantes do Learning for Life terão aulas online para que possam atuar em bares, restaurantes, eventos e até mesmo empreender”, afirma o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin. “A capacitação é muito importante para esse momento que estamos vivendo e o formato online permite atingir ainda mais pessoas do que o modelo presencial”.
De barman a bartender
Profissionais da coquetelaria eram chamados historicamente de barmen, uma vez que o ofício era exercido majoritariamente pelo público masculino, reconhecidos pelas pirotecnias e malabares. A carreira de bartender vem se diversificando ao longo do tempo e acompanhando a tendência dos coquetéis sofisticados que tomou os bares do mundo todo. Esse movimento também vem se reproduzindo no Learning For Life.
“Em 2020, tivemos 147 mulheres formadas, que representaram 48% dos alunos, cerca de 50% dos alunos eram negros e também tivemos muitos alunos que se autodeclararam trans e não-binários. O programa reúne cada vez mais um público diverso e representativo da nossa sociedade”, diz Mindlin. “Por ser online, conseguimos formar estudantes de 22 estados diferentes do Brasil”, completa.
Em abril de 2020, Bianca Lima, de 26 anos, foi consagrada como a melhor bartender do Brasil. Ela venceu a etapa brasileira do World Class Competition, considerado o maior campeonato de coquetelaria do mundo e organizado pela Diageo. Em 2019, a bartender iniciou sua carreira na área no programa. “O Learning For Life mudou minha vida. Eu tinha outra expectativa de carreira. E no curso eu cresci como profissional de bar, fiz muitos contatos e aprendi muito para a vida. Durante o período de estudo, tive aulas sobre a importância do consumo responsável, relacionamento humano, comunicação, interpretação, inglês e matemática, que é muito importante e usada dentro do bar”.
Já Danilo Mathias, 33 anos, de São Paulo, que foi aluno do programa no mesmo ano, atua como consultor nos pontos de vendas parceiros da Diageo no projeto Mestres dos Destilados. Em loja, ele desempenha o papel de um especialista de categorias de destilados, apresentando ao consumidor preparações de drinks para distintas ocasiões de consumo e celebrações em casa. “Os profissionais que lideram o Learning For Life são excepcionais no conteúdo transmitido, tornando o aprendizado mais suave e instigante. A grade curricular é bem planejada, e ressalto a importância do módulo comportamental do curso. O grande ponto a ser destacado é a interação sadia que consegui sentir mesmo tendo estudado de forma remota”, conta.
O Learning For Life é promovido pelo Instituto Diageo, entidade sem fins lucrativos realizadora de projetos sociais da Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray e Ypióca. Com apoio da consultoria MSX International e em parceria com instituições de ensino, órgãos públicos e instituições de treinamento, o programa é desenvolvido no Brasil desde 2000 e já formou mais de 21 mil pessoas de todo o país.
Sobre o Instituto Diageo
O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do Instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartenders; Fala Sério! que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que promove a capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.
Sobre a Diageo
A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente as cachaças Ypióca e Nega Fulô. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.Beba com Inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.