Jovem empresário adquire o Bondinho, transformando a empresa em case de sucesso com salto no faturamento de R$ 1 milhão para R$ 11 milhões em 4 anos

por migracao

fiogf49gjkf0d


Em 2010, o empresário Cadu Heilberg, então com 25 anos, assumiu o Bondinho, tradicional supermercado do confeiteiro no bairro da Pompéia, na capital paulista. Na época, os donos, em fase de aposentadoria, estavam para fechar o local, que operava no mesmo endereço desde 1974. “Quando assumi o Bondinho, o faturamento girava em torno de R$ 1 milhão/ano”, diz Cadu. “Faltavam mercadorias e o atendimento aos clientes apresentava falhas graves”, completa. Formado em administração, ele atuava na gestão de casas noturnas no litoral de São Paulo e na capital. Para assumir a empresa em um segmento até então desconhecido, decidiu unir forças com a irmã, a confeiteira Alessandra Heilberg e juntos encararam o desafio de revitalizar o negócio, que já era bem conhecido do público confeiteiro de todo o país.  


Em apenas quatro anos, os irmãos Heilberg conseguiram transformar o Bondinho no maior supermercado do confeiteiro do país, alavancando o crescimento da empresa, que saltou para um faturamento de R$ 6 milhões já no primeiro ano da nova gestão, em 2011. Entre as ações para alcançar este ótimo resultado, além de mudanças gerais dos processos do varejo, os novos donos iniciaram uma  operação envolvendo também a importação de produtos.


Hoje, após quatro anos, a empresa fatura R$ 11 milhões e os empresários se preparam para ingressar no ramo da indústria, com uma marca própria de chocolates e confeitos.


Atualmente, o supermercado conta com representantes em quinze estados brasileiros e mantém departamentos de atendimento específicos para pessoas físicas e empresas. Em São Paulo, na estrutura de 500 metros quadrados do supermercado, trabalham 50 funcionários, entre equipe de atendimento e departamentos financeiro, logística, marketing e vendas.


No local, a demanda empresarial é tão grande que Cadu inaugurou, recentemente, um novo braço para o atendimento de pessoas jurídicas, com equipe treinada exclusivamente para as demandas de hotéis, restaurantes, bares e confeitarias. Criado em 2012, este departamento responde, hoje, por 30% do faturamento total da empresa, sendo que os outros 70% são provenientes da venda no varejo. E, ainda, a expansão da marca reflete também no universo virtual, com o lançamento do e-commerce, estruturado na plataforma rakuten, que é considerada a plataforma de comércio eletrônico mais completa da América Latina. A loja online oferece, hoje, mais de dois mil itens. Veja as práticas adotadas pelo jovem empresário para conseguir revolucionar o negócio:


Mix de produtos – esta foi uma das melhores apostas feitas por Cadu. Isso porque a variedade de itens era muito limitada e isso fazia com que o público migrasse para a concorrência. O mix aumentou em 80% com relação ao que era antes dos irmãos assumirem a gestão. “Em apenas um ano, de 2010 para 2011, o faturamento do Bondinho cresceu seis vezes”, diz Cadu. “Para mim, fica claro que este crescimento acelerado se deve em grande parte ao incremento de produtos”, finaliza. Por exemplo, o Bondinho é hoje o local com maior e mais completo mix de chocolates belgas do Brasil, incluindo confeitos e variedades difíceis de se achar mesmo em lojas especializadas. Além disso, a área de aditivos químicos (acidulantes, emulsificantes, etc) é também um dos segmentos no qual o Bondinho se especializou e acaba sendo um diferencial diante da concorrência.


Atendimento ao cliente – é a prioridade na gestão dos irmãos Heilberg. Entre os diferenciais, destaca-se o fato do atendimento na loja ser realizado por profissionais que são confeiteiras, ou seja, pessoas que entendem do segmento e estão à disposição para auxiliar nas compras e escolhas dos clientes de acordo com a necessidade de cada um. Outro diferencial são as pesquisas feitas sistematicamente com o público que têm como objetivo entender as necessidades de cada consumidor, para que haja um aperfeiçoamento constante na linha de itens oferecidos. “Entender a necessidade do cliente e criar soluções é nossa meta primordial”, afirma Cadu Heilberg.


Ajuste nos preços – os produtos estavam com valores fora da realidade do mercado, por isso uma revisão nos preços de todos os itens se mostrou necessária, justamente para que o Bondinho pudesse galgar posições em um cenário extremamente competitivo. Antes, muitos consumidores acabavam comprando em lojas concorrentes, em razão dos altos preços praticados no local.


Investimento na variedade de itens – quando assumiram o supermercado em 2010, o local contava com 3.000 produtos em estoque. São, agora, mais de 7.000 produtos na loja.


Atendimento customizado para empresas – criar um departamento exclusivo para pessoas jurídicas foi essencial no processo de crescimento do Bondinho. “As demandas deste público são muito específicas, exigem grande atenção à logística, prazos e detalhes de entrega, além de monitoramento minucioso do estoque”, conta Cadu. “Frente à tantas especificidades, a melhor saída que encontramos foi contratar uma equipe para cuidar apenas do segmento corporativo”, finaliza.


Valorização e investimento em profissionais – o turnover de funcionários é praticamente inexistente, o que é motivo de orgulho para Cadu. Isso se deve às práticas de gestão adotadas, que incluem investimentos sistemáticos em cursos de especialização e aprimoramento profissional para os colaboradores, além de bonificações e reuniões frequentes para a revisão de práticas adotadas na empresa, nas quais a participação dos funcionários é imprescindível.


Sobre o Bondinho


O Bondinho, supermercado do confeiteiro, é um dos maiores distribuidores em chocolates, produtos de confeitaria, embalagens e acessórios para festas do Brasil. Está localizado no bairro da Pompéia, zona oeste da capital paulista. O espaço conta com uma ampla variedade de produtos e acessórios tanto para os profissionais da área quanto para as donas de casa que desejam iniciar na carreira ou organizar a festa das crianças. Oferece, inclusive, cursos profissionalizantes na área de confeitaria.  Em funcionamento desde 1974, em janeiro de 2010, foi adquirido pelos empreendedores Alessandra e Cadu Heilberg, que reformularam sua linha de produtos e estão trazendo muitas novidades para a loja.  



Divulgação: Key press comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR