Um vídeo promocional do novo Extra Brut de Dante Robino se tornou viral e gerou polêmica. Qual é a explicação da vinícola.
Uma câmera focaliza muito de perto uma garrafa de vinho espumante. Bem gelado e pronto para abrir. Em off, a voz da locutora Elizabeth Vernaci convida, sem eufemismos: “Um ano especial e diferente, você merece que nos despeçamos de uma forma especial e diferente. 2020, o p … que te fez nascer (sic). Vamos nos despedir disso 2020 com todas as letras ”.
O vídeo começou a circular no WhatsApp e nas redes sociais na última terça-feira e, em poucas horas, se tornou viral. A ironia da mensagem – descartar um ano difícil durante a pandemia com um insulto – foi rapidamente compartilhada por várias plataformas.
Este anúncio, realizado pela agência New, dirigido por Carlos Bayala, foi uma primeira versão da campanha apresentada nas redes pela Bodega Dante Robino, que desde outubro anunciava o lançamento do espumante.

Vinho espumante LPQTP 2020 de Dante Robino. Foto: Dante Robino.
Na quarta-feira, uma segunda versão do spot foi publicada nas contas oficiais do Instagram e do Facebook da vinícola. Desta vez, o script mudou: apenas as iniciais da etiqueta foram nomeadas. Politicamente correto e, conforme explicado na vinícola, o único local que validaram para publicação.
Consultados na área de Marketing de Dante Robino, explicaram que o nome do espumante é “Nice Period What Pleasant Times”, daí a sigla LPQTP. “Foi pensado para encerrar o ano. Queríamos focar no consumidor, aproveitar para dar um produto de boa qualidade ”, argumentaram. “O spot oficial é aquele em nossas redes”, insistiram.
E quem publicou a versão não autorizada? A resposta foi admitir que o primeiro vídeo pertence à campanha, mas “não era o ponto final” e que alguém “vazou” o vídeo de teste e “as pessoas começaram a compartilhá-lo”.Notícias falsas ou estratégia “viral” para impor a marca? Porém, o objetivo de Dante Robino de provocar e instalar o nome foi alcançado esta semana. “Mais viral do que a própria Covid”, disse Fabi, usuária do Instagram que comemorou o lançamento de um espumante para se despedir do lúgubre 2020.

Campanha viral. Bodega Dante Robino
No entanto, nem todas as reações ao primeiro ponto foram positivas. Algumas vozes feministas foram muito críticas. “Por que o gênero da puta é feminino. Se me tratam como consumidora, o anúncio me parece muito lamentável”, criticou Marina Correa, de Mendoza. Vários colegas aumentaram seu aborrecimento. E lembravam do caso do comercial da cerveja Brahma Lime, em que era simulado um “batismo” pela força de uma mulher. A rejeição dos próprios consumidores obrigou a cervejaria a suspender a publicidade por falta de perspectiva de gênero.
Apesar de tudo, Dante Robino conseguiu, por agora, evitar que se repita a má experiência do lançamento do seu vinho Ping, em outubro passado. Realizado pela mesma agência, o anúncio falava de “vinhos baratos intocáveis” ou “vinhos bebíveis que nem mesmo o dono do Facebook pode comprar”. Durou algumas horas. A catarata de críticas que vieram de colegas da indústria o forçou a ser levantado.

LPQTP, o espumante para se despedir do ano de 2020. Foto: Dante Robino.
Já o vídeo do espumante LPQTP também fez sucesso na opinião de referentes da indústria do vinho, já que muitos enólogos, agrônomos e vendedores de vinícolas receberam e compartilharam o vídeo com um sorriso e um desejo de “saúde e que acabe logo este 2020 “.
Como é o espumante LPQTP 2020
Longe da formalidade dos textos que costumam ser lidos em outros rótulos de vinho, o LPQTP 2020 descreve-o como um “extra brut – com um grau de extra brut-ez – com uma cor amarela brilhante, fresco, com delicadas notas frutadas e citrino “.É feito em Luján de Cuyo, Mendoza, com 50% Chardonnay e 50% Chenin. Eles recomendam servir a uma temperatura entre 6 e 8 ° C.
As 300 mil garrafas dessa edição especial estarão à venda a partir da próxima semana em supermercados e adegas a preços em torno de $ 400.
Ao pé da garrafa, os criativos da vinícola convidam: “Levante o copo, e também levante a voz para níveis que vão um pouco além do normal. E diga, o que você engasgou, com todas as letras ”.