Lançamento do 9º Fórum Nacional de Alimentação Infanto/juvenil 2013

por migracao

Lançamento do 9º  Fórum Nacional de Alimentação Infanto/juvenil 2013


A FENERC – Federação Nacional das Empresas de Refeições Coletivas, organizadora do Fórum Nacional de Alimentação Escolar, realizou evento em São Paulo dia 4 de outubro  para apresentar a edição de 2013 da 9ª edição que acontecerá de 23 e 24 de maio, no Centro de Convenções Rebouças, Em São Paulo.


Em 2013 muitas novidades serão debatidas no Fórum , entre eles a alimentação de crianças internadas, novas técnicas gastronômicas aplicadas a alimentação infanto /juvenil , hotelaria hospitalar além da Feira de Expositores de produtos e serviços para o setor.


A organização do Fórum entende que  crianças e adolescentes circulam em três ambientes prioritários, e que requer atenção especial  para  alimentação que são: família, escola e em algum momento em hospitais.


Desta forma, está propondo ampla discussão nesta próxima edição no sentido de uma quebra de paradigmas em relação a alimentação infanto/juvenil, portanto uma ampliação, além da escola.


Desejando entrevistas com o Presidente da FNERC Rogério da Costa Vieira ou a Coordenadora Técnica do Fórum a Nutricionista Dra. Joana D’arc Pereira Mura, só dar um alô.


Além destas duas fontes, a organização formou um Comite Técnico Científico  Permanente  com profissionais multidisciplinares para pensar o Fórum de Alimentação Infanto/Juvenil.


O evento de apresentação da edição 2013, que aconteceu em 4 de outubro no Centro de Convenções Rebouças/SP contou com as presenças de nutricionistas de prefeituras, escolas particulares e hospitais, empresários fornecedores do trade, profissionais da saúde e imprensa


Entres as novidades para edição de 2013 estão:
1ª Edição do Simpósio Nacional de Alimentação na Hotelaria Hospitalar Infanto/Juvenil;
1ª Exposição de Produtos e Serviços para Nutrição e Alimentação Infantil e Juvenil;
4ª Edição para Fornecedores de Alimentação Escolar;
1ª Edição para Fornecedores da Hotelaria Hospitalar;


Criado em 2005, o Fórum Nacional de Alimentação Escolar tem por objetivo promover junto a todos os atores do mercado de food service os princípios da alimentação responsável e saudável em todas as fases do desenvolvimento da população infanto /juvenil.


Pensando nesta integração escola, família hospital a organização do colocará em debate no evento o : “Alimentação Infantil, Novas Perspectivas: Alimentação Escolar e Gastronomia na Hotelaria Hospitalar Infantil/Juvenil”.


As Novidades para a Edição 2013
Na abertura do coquetel de apresentação da edição 2013 do Fórum o Presidente da FENERC Rogério da Costa Vieira expôs as novidades e inovações para o evento. Simultaneamente ao 9º Fórum , será realizado o 1º Simpósio Nacional de Alimentação na Hotelaria Hospitalar, que objetiva   atenção nutricional e gastronômica às crianças internadas.


De acordo com o Presidente da FENERC este é um nicho a ser melhor trabalhado, levar alimentação saudável e gastronomia inclusive visando o rápido restabelecimento da criança. Rogério destacou ainda a importância de se elaborar uma comida atrativa para as crianças tanto no ambiente das escolas como nos hospitais. Para isso , segundo ele é imprescindível apresentar aos contratantes do serviço de alimentação escolar soluções mais simplificadas, por meio de um único fornecedor especializado no serviço, que possa inclusive implementar os conceitos da gastronomia em todo sistema de alimentação infanto/juvenil e que possa também estender para outros segmentos do município.


Ele citou exemplos de municípios que implantaram atenção alimentar e nutricional integral, atingindo inclusive pessoas da 3ª idade, é um novo modelo a ser perseguido, acrescenta.


A edição 2013 apresentará outras novidades, como a 1ª Exposição de Produtos e Serviços para Nutrição e Alimentação Infantil e Juvenil, 4ª Edição para Fornecedores de Alimentação Escolar e 1ª Edição para Fornecedores da Hotelaria Hospitalar.


O Fórum é destinado a todos os setores da alimentação infantil/juvenil e seus gestores, ou seja: prefeitos; secretários da educação e saúde municipais e estaduais; entidades representativas das escolas particulares; diretores, professores e pais, de escolas particulares e públicas; nutricionistas, gestores da alimentação escolar; gestores das cantinas; médicos pediatras; nutrólogos; fornecedores do sistema de alimentação em geral; fornecedores da agricultura familiar; profissionais da gastronomia e/ou saúde – alimentação infantil/juvenil (durante o tratamento, retorno à convivência familiar e escolar).


Atuação Política
O evento tem uma importante atuação política, sociocultural e econômica no país, pois busca esclarecer todos que participam dos processos licitatórios, da importância da transparência e maior segurança para consolidação dos negócios; as melhores práticas de gestão na operacionalização do contrato, estabelecendo pontos de equilíbrio, máxima segurança alimentar para o sistema como um todo, busca a conscientização dos entes públicos e atores envolvidos no sistema para a importância da boa nutrição na primeira idade para que o país obtenha resultados satisfatórios no desenvolvimento físico e intelectual das crianças e adolescentes.


Além disso, promove o desenvolvimento dos players que atuam neste segmento econômico.


Para Rogério, o Fórum fará um esforço no sentido de buscar cada vez mais a sensibilização das famílias sobre os benefícios em se adotar as melhores práticas da alimentação saudável.


Estrutura, números e expectativas s para a Edição 2013
A FENERC inovou para edição 2013 e outras novidades farão parte do Fórum:
Haverá oportunidade de apresentação de projetos – cases reais com resultados já auferidos;
Exposição de trabalhos de aceitabilidade de cardápios regionalizados, com a participação de 12 municípios;
Eleição dos melhores cardápios da alimentação escolar;
Prêmio empresa – melhores produtos para preparações em alimentação escolar e gastronomia hospitalar;
Disponibilidade do auditório vermelho (150 Lugares) para palestras dos patrocinadores/expositores;
Concurso de pôsteres aberto à gastronomia na hotelaria hospitalar infantil/Juvenil;     
Uma etapa e premiação do concurso gastronômico para chefs e nutricionistas;
Expansão da área de exposição em 17%, com a expectativa de ampliar as oportunidades de negócios na ordem de 50%, de acordo com a organizadora do evento.
Com as inovações a expectativa da FENERC é receber em torno de 2900 pessoas circulantes e 50 expositores nos dois dias do evento.


Números do Mercado
Dados da FENERC mostram que o Brasil tem 56 milhões de estudantes, sendo 45 milhões em escolas públicas, seis milhões na rede privada e cinco milhões em faculdades, universidades, cursos técnicos e cursinhos vestibulares. Esses números movimentam uma receita anual de R$ 16 bilhões no segmento de alimentação escolar e outros 13 bilhões no setor de alimentação hospitalar.


Em 2012 participaram como expositores importantes empresas fornecedoras do setor como: Alibra, Teknisa, Mcgrif, JBS, Citrocardili, Ekma, Via Sapore, Parmato, Iotti, Fenix, Placontec, Vigor, Biocake, Coagrosol, Soja de Minas, MDF, Zini, Risotolândia, Bruths, Starbene, Vale Mais Alimentos, FMO-Fundação Mokiti Okada, Risotolandia, Risa School, Clim, Vale Mais Alimentos, Via Sapore, entre outras.


Alimentação Infantil para o Crescimento Saudável nos diferentes focos-Família- Escola e Hospital
Foi o tema da palestra proferida pela Médica Pediatra Especialista em Nutrologia Infantil Dra. Eny Marcia Ruggerini, Coordenadora Nacional de Saúde da Fundação Mokiti Okada que mostrou uma “fotografia’ das diversas fases da vida desde o nascimento até a adolescência e de que forma a nutrição adequada ou inadequada podem interferir no crescimento e desenvolvimento infanfo/juvenil e o papel da família, da escola, profissionais da saúde nos ambientes escolar e hospitalar, este último, segundo a especialista requer atenção redobrada de uma equipe multidisciplinar atuante que converse entre si, o pediatra, o nutricionista, o psicólogo, o nutrólogo.


Em relação à alimentação do bebê, a especialista destacou a importância do leite materno nos primeiros 6 meses de idade, sendo o único alimento que o bebê necessita.


Já a fase de transição que vai dos 6 meses a 12 meses é a mais crítica em termos alimentar, de acordo com a especialista. Nesta fase, Ruggerini destaca introdução gradual de outros alimentos e esta seleção deve considerar o fornecimento de energia, proteína, vitaminas e sais minerais, alimentos variados de procedência conhecida, naturais com valor nutritivo preservado e deve-se evitar alimentos industrializados o máximo possível, pois só o leite materno não supre mais todas as necessidades nutricionais do bebê. Para ela a fórmula infantil de seguimento é indicada na impossibilidade do aleitamento materno.


“A introdução de alimento complementar deve ser gradual, até que aos 11 a 12 meses chegue a alimentação da família, acrescenta.”


Outros aspectos importantes a ser observados pela família e profissionais nesta fase são: o respeito aos hábitos da família e disponibilidade local, 4 a 5 refeições por dia. iniciar com sucos (100 ml) e frutas, a partir do 7º mês refeição de sal- tubérculo/cereal, hortaliças, proteína animal e leguminosa,evitar temperos industrializados,amassar com garfo e introduzir ovo.


Criança Hospitalizada
“A terapeia nutricional e gastronômica deve considerar a criança como ser integral, focar atenção nutricional nas necessidades específicas das patologias, definindo a terapeutica nutricional e gastronômica com base na patologia, no estado do paciente, é um momento muito crítico que demanda de todos os profissionais, atenção integral ao paciente, com destaque para a nutrição adequada e muito amor.


Já a Coordenadora Técnica do Fórum a Nutricionista Dra. Joana D’arc Pereira Mura em sua fala disse: “O Fórum vem se tornando referência para que os parceiros sejam amigos da realidade”.


Destacou a importância da mudança de paradigmas e apontou a inovação de modelos de técnica dietética, texturas, forma de apresentação dos pratos, temperaturas, porcionamentos, destacou a necessidade do profissional nutricionista ter uma visão integral l da criança para se atingir a Vitalidade Positiva.


A Nutricionista destacou os dois aspectos da alimentação, no ambiente escolar e no hospitalar:


Na escola uma das função da alimentação é a de recuperar a deficiência alimentar do aluno, que é determinante na frequência desta criança, serve como suporte para melhorar a aprendizagem. Já o ambiente hospitalar propicia insegurança a criança é difícil reconhecer o novo, pois a internação afasta-a do seu ambiente, das pessoas que são significativas para ela.


Por outro lado fica exposta a inúmeras experiências desagradáveis, tensão emocional, medo do abandono e ausência dos pais, acrescenta.


Inovação, novas técnicas dietéticas, aplicação de conceitos da gastronomia e quebra de paradigmas


Joana D’arc citou o modelo dos Bentos Japoneses, em português marmitas. São composições coloridas, lúdicas. Uma grande variedade de alimentos funcionais compõe os bentos japoneses. É uma nova forma de apresentar o prato, alimentos atrativos à criança que chama aos olhos pelo colorido, aguçam as papilas gustativas, pois apresentam outros sabores e texturas. Para ela é um modelo que pode perfeitamente ser praticado no Brasil e no ocidente, mas requer uma mudança cultural do próprio profissional de nutrição.


Os Bentos Japoneses – Marmitas Escolares com alimentação  colorida mais atrativa para crianças


“Segundo Joana D’arc o profissional de nutrição, deve atentar para os aspectos biopsicosociais e a multiculturalidade, quebrando  paradigmas”.


Serviço
-9ª Edição – Fórum Nacional de Alimentação Escolar
-1ª Edição do Simpósio Nacional de Alimentação na Hotelaria Hospitalar Infanto/Juvenil
-1ª Exposição de Produtos e Serviços para Nutrição e Alimentação Infantil e Juvenil,
-4ª Edição para Fornecedores de Alimentação Escolar 
-1ª Edição para Fornecedores da Hotelaria Hospitalar
Dias: 23 e 24 de maio de 2013
Horário: das 8hs às 17hs
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereços: Av. Rebouças 600 (Estacionamento)
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23 (portaria 1) Cerqueira Cesar/SP


Mais informações: (11) 5084-5713 / 4115-5938


www.fenerc.com.br


www.forumadealimentacaoescolar.com.br


Divulgação: JM – Assessoria de Imprensa & Comunicação – (11) 2866.2346/99804.1112
José Maria Filho – Josemaria.jornalista@ig.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR