O Lidl Portugal reforça a sua oferta de vinhos com a introdução do seu primeiro vinho vegan certificado, de origem nacional – Indelével Vegan Tinto Regional Alentejano -, acompanhando as tendências de consumo.
Ao contrário dos vinhos tradicionais, que recorrem habitualmente à adição de gelatinas de origem animal, cola de peixe ou clara de ovo, para acelerar o processo de clarificação, que consiste na separação do mosto/vinho das partículas sólidas filtrando o mesmo, os vinhos vegan, por sua vez, não utilizam quaisquer produtos de origem animal ou derivados. Em vez disso, recorrem a elementos alternativos de origem mineral ou vegetal, provenientes de ervilhas ou batata, substituindo, assim, os produtos de origem animal. Paralelamente, nos vinhos vegan, recorre-se ainda à utilização de enzimas e leveduras, cujo desenvolvimento e/ou multiplicação, é certificado em ambiente controlado sem substâncias de origem animal ou derivados.
Indelével Vegan Tinto Regional Alentejano
Criado a partir da combinação das castas Alicante Bouschet, Aragonez e Syrah, o vinho Indelével Vegan Tinto Regional Alentejano caracteriza-se por apresentar uma cor rubi, aromas de frutos vermelhos maduros e por um sabor suave, quente e equilibrado. Produzido pelo produtor português Parras, ao atingir o estado de maturação ideal das uvas, é feita uma colheita noturna que pretende proteger o perfil aromático e minimizar oxidações.
Na adega são parcialmente desengaçadas e esmagadas, originando um mosto fresco e aromático que fermenta durante cerca de 12 dias, a uma temperatura controlada entre 25ºC e os 28ºC, sem qualquer adição de produtos de origem animal.
Com o compromisso de valorizar e apoiar a produção nacional, o Lidl trabalha com cerca de 40 produtores nacionais (incluindo marcas de fabricantes), com representatividade nas mais variadas regiões do país: Alentejo, Douro, Dão e Beiras, Península de Setúbal, Lisboa e Vale do Tejo e Vinhos Verdes. Estando as marcas próprias na génese do modelo de negócio do Lidl, cerca de 60% da sua oferta de vinhos nacionais são de marca própria ou exclusiva, colaborando com cerca de 20 produtores portugueses.
O Lidl trabalha em estreita relação com os seus fornecedores e parceiros, dando a conhecer a qualidade e rigor da produção em Portugal, incluindo além-fronteiras, por via da exportação. No seu ano fiscal de 2019, foram exportadas três milhões de garrafas de vinho para 15 países onde o Lidl assinalada presença, entre os quais, Inglaterra, Polónia, Alemanha, Suíça, Bélgica, Dinamarca e Irlanda. Atualmente, mais de metade dos vinhos exportados são de marca própria