Mantiqueira se torna a meca dos vinhos brasileiros; conheça 4 bons rótulos

 

Localizada na divisa entre São Paulo e Mina Gerais, a Serra da Mantiqueira é historicamente reconhecida pela qualidade de seus cafés especiais. Além do grão, terras de altitude entre 800 e 1.300 metros acima do nível do mar, costumam dar bons vinhos, mas a chuva durante o período de maturação e colheita das vinhas atrapalhava a produção da bebida. “Tínhamos o clima certo, mas na hora errada. O pulo do gato foi inverter o ciclo, podando as parreiras duas vezes ao ano”, explica Murilo de Albuquerque Regina, doutor em enologia pela Universidade de Bordeaux e criador da tecnologia que revolucionou o cutivo na região.

O primeiro grande investimento na Serra foi feito em Pinhal, em 2006, pela hoje famosa Vinícola Guaspari. As primeiras garrafas foram vendidas em 2014 e pouco depois já começaram a ganhar altas notas da mais respeitada revista especializada do mundo. De lá para cá, não param de pipocar novas vinícolas nos arredores de cidades tidas como capitais do café de qualidade, como Grama e Espírito Santo do Pinhal (SP).

Em fevereiro, a GQ Brasil produziu uma degustação inédita de 22 vinhos da Mantiqueira no Sítio Rueda, em São José do Rio Pardo. A reportagem completa, de Alexandra Forbes, conta como o polo cafeeiro virou o novo oásis dos vinhos e pode ser lida na edição de abril da revista, já está disponível nas bancas, no Globo+ e na nossa loja virtual (somente para entrega em São Paulo).

 

4 bons vinhos da Mantiqueira

Tinto Gran Speciale 2018, da Casa Verrone

Syrah Vale da Pedra 2019, da Guaspari

Espumante Carvalho Branco, da Primeira Estrada

Sauvignon blanc 2019, da Barbara Eliodora

Fonte: gq.globo.com

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR