Marketing hoteleiro: 15 tendências para 2015

por migracao

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O ano de 2015 tem tudo para ser grande no que diz respeito o marketing online nos hotéis, graças a irrupção de novas e emocionantes ferramentas em um contexto sempre mutável e com mudanças cada vez mais rápidas.


A equipe da Net Affinity identificou 15 tendências no marketing hoteleiro que devem se destacar em 2015, todas reunidas neste infográfico.


1. Personalização
Este ano que se inicia será testemunha de um rápido crescimento das experiências web personalizadas. Os hotéis começarão a usar o Big Data de maneira mais sofisticada para desenvolver conteúdos sob medida e dirigir-se aos clientes com base em suas preferências e em seu comportamento online.


2. Os dispositivos móveis deixam de ser tendência
As reservas através de celulares e tablets continuarão crescendo rapidamente em 2015, com a previsão de que alcancem os US$ 39,5 milhões, contribuindo assim com 25% do mercado de viagens online.


3. Abandono do processo de reserva
Com aproximadamente 98% dos visitantes web que saem do canal antes de concluir sua reserva, as ferramentas para avaliar esse comportamento são a resposta em 2015 para atrair de novo o potencial cliente ao canal de conversão.


4. Metabuscadores
Ainda há um longo caminho a percorrer antes que do metasearch se consolidar como um canal eficaz para hoteleiros. O desafio para o próximo ano é garantir que o CPA (custo por ação) desses canais reservas seja rentável.


5. Pagamentos via mobile
Em 2014 a indústria de vendas online foi testemunha da consolidação de métodos alternativos de pagamento, como o PayPal, sendo que uma em cada três transações via dispositivos mobile se realiza através desses canais. Tal comportamento deve ser tendência na hotelaria ao longo de 2015.


6. Seja mestre de sua imagem
Do início de uma pesquisa até a efetivação da reserva, o turista pode levar até 24 dias e visita quase 22 websites. Por isso, em 2015, é importante fortalecer a sua marca em todos os canais.
 
7. Pagar para estar nas redes sociais
As redes sociais continuarão promovendo mudanças significativas em seus algoritímos, o que afetará o alcance do conteúdo dirigido à promoção e vendas nestas plataformas. Cada vez mais os hotéis terão que pagar para que seu conteúdo seja visto.


8. Conteúdo destinado a pessoas
Os hotéis devem colocar seus clientes no centro de tudo e se observar sob o ponto de vista do hóspede, deixando o marketing hoteleiro em si em segundo plano. Os empreendimentos precisam entender do que o hóspede precisa e personalizar as experiências a partir desse pressuposto.


9. Novo SEO
Com o Google monetizando 100% das primeiras posições nos resultados de buscas de hotéis, ao menos nos Estados Unidos, o esforço deve ser focado no tráfego orgânico. Assim, 2015 será o ano do novo SEO, onde a otimização deixa de se basear em táticas tradicionais para se dirigir mais à experiência completa do cliente através de todos os canais.


10. Marketing programático
Em 2015 seremos testemunhas de uma explosão de ofertas programáticas. Atualmente, 35% do gasto em publicidade se destina aos anúncios gráficos comprados através deste tipo de tecnologia.


11. Conteúdo audiovisual
Os estudos demonstram que as pessoas recordam de 10% do que escutam, 20% do que lêem e 80% do que elas olham e fazem. Assim, em 2015, presenciaremos oo crescimento do storytelling visual.


12. Estratégias focadas na experiência
No próximo ano vamos testemunhar o surgimento de estratégias de marketing experiencial. Os clientes hoje querem ficar em hotéis que sabem suas preferências e desejos, os fidelizem através da imersão nas marcas e com histórias de produtos que criem entusiasmo e agitem as suas emoções.


13. Marketing de proximidade
Cerca de 90% dos usuários de smartphones têm seu dispositivo ao alcance das mãos 24h por dia, sete dias por semana. Os profissionais do marketing hoteleiro podem tirar vantagem disso utilizando estratégias de proximidade enviando mensagens a seus clientes baseadas em seua geolocalização.


14. Babyboomers
Os babyboomers são a geração com maior poder aquisitivo e cada vez mais entendem melhor sobre tecnologia. Não é a toa que eles representam 33% dos usuários de internet. Assim se torna imprescindível que os hotéis incluam esta geração em suas estratégias de marketing digital para 2015.


15. Enfoque holístico para o revenue management
Ante as rápidas mudanças no comportamento do consumidor, os hotéis deverão adotar um enfoque integrado de revenue management que envolva de uma maneira cada vez mais estreita as vendas e o marketing no processo de tomada de decisão. A convergência dessas funções será crucial para a gestão eficaz dos canais de distribuição em 2015.


O texto de referência pode ser acessado em Net Affinity.


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