Microrregião formaliza em novembro a nova região turística de SC

Foto Reprodução

 

Com a finalidade de promover o desenvolvimento do turismo por localidades, o estado de Santa Catarina dividiu seu território em regiões turísticas. Elas possuem identidade própria e temática, igual às regiões turísticas italianas e espanholas.

As regiões Nordeste, Litoral Norte e o Planalto Norte do estado, formam o Caminho dos Príncipes que reúne as cidades de Joinville, São Francisco do Sul, Campo Alegre, Corupá, São João do Itaperiú, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Itaiópolis, Itapoá, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Monte Castelo, Araquari, Garuva, Guaramirim, Mafra, Papanduva, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Schroeder.

Esse mapa, no entanto, está sendo mudado. A microrregião do Vale do Itapocu está formando a sua própria Instância de Governança Turística e criando a região Vale dos Encantos, que nasceu devido a ações conjuntas já  realizadas e à característica histórica, cultural, geográficas e cenários de grande beleza, além do cicloturismo, com duas rotas – serra e mar – já definidas.

Os 7 municípios que compõem a microrregião da Amvali – Corupá, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Jaraguá do Sul, Barra Velha e São João do Itaperíu – deixaram de fazer parte do Caminho dos Príncipes que envolvia 16 cidades e criaram a sua própria Instância de Governança Regional, formando assim o Vale dos Encantos.

O Vale dos Encantos será oficializado em assembleia em novembro, com a aprovação do estatuto e eleição do primeiro conselho da Instância Regional de Governança Turística.

 

Vale dos Encantos é criada para fortalecer o turismo regional

Segundo a diretora de Turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Leila Modro, a decisão adotada em consenso entre os municípios, facilitará na tomada de decisões que buscam desenvolvimento de ações e o fortalecimento do turismo microrregional. “Nós já temos colaboração recíproca, fazemos parte da mesma Associação de Municípios e do mesmo Colegiado de Turismo, além de estarmos ligados através da geografia e da cultura.

 

“Com o Vale dos Encantos, poderemos trabalhar mais os nossos potenciais e, ao mesmo tempo, nos habilitar ao repasse de recursos e ampliar os nossos projetos”, registrou.

 

Uma das ações é o roteiro de cicloturismo e a escolha das 7 Maravilhas do Vale do Itapocu, onde cada município, por meio de enquete, escolhe por voto popular um ponto turístico.

A maior parte já escolheu. Jaraguá do Sul, porém, está lançando agora. São seis as opções, já divulgadas pelo JDV, em primeira mão, na edição de terça-feira. Outra ação em conjunto é o Festival Cultural do Vale, que envolve dança e música, com apresentações este ano em Massaranduba, nos dias 28 e 29 de outubro.

No dia 28, às 19h, será entregue os Planos Municipais de Cultura no Pavilhão de Eventos de Massaranduba, elaborados com a participação da Amvali, Cigamvali e Sebrae-SC.

Fonte: JDV

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR