Miolo Íride ganha maior prêmio de embalagem do país

Miolo Írid

 

Espumante de guarda que celebrou os 30 anos da vinícola traz rótulo de metal com acabamento dourado

Miolo Íride Sur Lie Nature é um espumante elaborado em 2009 e que foi lançado apenas 10 anos depois, em comemoração aos 30 anos da vinícola. Para brindar a data, era necessário um grande impacto visual. Como a garrafa deixou de ser a novidade, coube ao rótulo a missão de agregar valor a um espumante de guarda. Feito em metal com acabamento dourado, destaca o produto, assemelhando-o a uma obra prima. A criação é da UNT Intelligence Design. O lote limitado de 1,8 mil garrafas, todas numeradas, exibe o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.

O objetivo era chegar ao mercado posicionando o produto de forma diferenciada. Assim, o rótulo trouxe a informação para a parte alta da garrafa, além de exibir, ao invés do usual papel, um acabamento em metal dourado que atraiu a atenção de colecionadores, apreciadores e da imprensa nacional. Ao receber o Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2020, da The Packaging Academy, com o Miolo Íride, a Miolo mostra que sua preocupação está em cada detalhe do produto. Tanto que o espumante já coleciona, entre outros prêmios, o de Gran Ouro no 11º Concurso do Espumante Brasileiro, maior competição de rótulos nacionais organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).

No mundo do vinho, tão importante quanto a qualidade do líquido a ser apreciado é o visual. Abrir uma garrafa de espumante, por exemplo, segue um ritual cheio de charme e sofisticação. A imponência da garrafa já anuncia que o momento em seguida será único. E quando a embalagem consegue fazer a conexão entre o consumidor, o produto e a marca a percepção de valor é ainda maior. Neste caso, o Miolo Íride precisava expressar tanto os seus 10 anos de maturação na cave quanto os 30 anos da vinícola, além de homenagear a nona Íride.

O diretor superintendente da vinícola, enólogo Adriano Miolo, reverencia a conquista da UNT, parceira no desenvolvimento do produto. “O Miolo Íride é um sucesso por dentro e por fora. Como enólogo, meu trabalho é transformar a uva no melhor vinho, no melhor espumante. E quando todo este processo é alcançado e compreendido também por quem dá forma ao todo, o resultado é sempre positivo e merece ser brindado”, destaca.

Adriano Miolo foi buscar nas memórias da infância o nome ideal para engarrafar a história da família. Íride, sua nona, sonhava em um dia ver a marca Miolo estampada em rótulos apreciados no mundo inteiro. Mal ela sabia que isso estava longe de ser um devaneio. “Imprimir o nome da nona Íride em nosso espumante mais sublime é uma singela e justa homenagem. Com isso, estamos eternizando sua força. Esposa de imigrante, muito jovem tornou-se viúva e soube levar adiante o legado da família com muita bravura e determinação”, ressalta.

A 14ª edição do Prêmio Grandes Cases de Embalagem teve o objetivo de incentivar e valorizar a busca da excelência nas embalagens brasileiras, premiando aquelas que se destacam pelo conjunto de seus elementos ou, isoladamente, de um ou mais desses elementos.

 

O espumante

O Miolo Íride é o primeiro espumante da Miolo com 10 anos de cave. A longa maturação Sur Lie de 10 anos trouxe a este espumante a expressão e sofisticação do terroir do Vale dos Vinhedos. Também é o primeiro Nature da vinícola. Extremamente complexo, com excelente cremosidade. Elegante, tem acidez equilibrada, retrogosto agradável e final de boca persistente. Límpido, tem coloração amarelo esverdeado com tons dourados e perlage fina. Seus aromas finos lembram frutas secas, brioche, mel e tostados, típicos do envelhecimento prolongado. Acompanha perfeitamente ostras, queijos maturados, salmão defumado, carpaccios, massas e risotos. Sua temperatura ideal é de 6 a 8 graus.

 

Imagem: Augusto Tomasi / Conceitocom Brasil

Divulgação: Conceitocom Brasil

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