Espumante de guarda que celebrou os 30 anos da vinícola traz rótulo de metal com acabamento dourado
Miolo Íride Sur Lie Nature é um espumante elaborado em 2009 e que foi lançado apenas 10 anos depois, em comemoração aos 30 anos da vinícola. Para brindar a data, era necessário um grande impacto visual. Como a garrafa deixou de ser a novidade, coube ao rótulo a missão de agregar valor a um espumante de guarda. Feito em metal com acabamento dourado, destaca o produto, assemelhando-o a uma obra prima. A criação é da UNT Intelligence Design. O lote limitado de 1,8 mil garrafas, todas numeradas, exibe o selo de Denominação de Origem Vale dos Vinhedos.
O objetivo era chegar ao mercado posicionando o produto de forma diferenciada. Assim, o rótulo trouxe a informação para a parte alta da garrafa, além de exibir, ao invés do usual papel, um acabamento em metal dourado que atraiu a atenção de colecionadores, apreciadores e da imprensa nacional. Ao receber o Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2020, da The Packaging Academy, com o Miolo Íride, a Miolo mostra que sua preocupação está em cada detalhe do produto. Tanto que o espumante já coleciona, entre outros prêmios, o de Gran Ouro no 11º Concurso do Espumante Brasileiro, maior competição de rótulos nacionais organizada pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).
No mundo do vinho, tão importante quanto a qualidade do líquido a ser apreciado é o visual. Abrir uma garrafa de espumante, por exemplo, segue um ritual cheio de charme e sofisticação. A imponência da garrafa já anuncia que o momento em seguida será único. E quando a embalagem consegue fazer a conexão entre o consumidor, o produto e a marca a percepção de valor é ainda maior. Neste caso, o Miolo Íride precisava expressar tanto os seus 10 anos de maturação na cave quanto os 30 anos da vinícola, além de homenagear a nona Íride.
O diretor superintendente da vinícola, enólogo Adriano Miolo, reverencia a conquista da UNT, parceira no desenvolvimento do produto. “O Miolo Íride é um sucesso por dentro e por fora. Como enólogo, meu trabalho é transformar a uva no melhor vinho, no melhor espumante. E quando todo este processo é alcançado e compreendido também por quem dá forma ao todo, o resultado é sempre positivo e merece ser brindado”, destaca.
Adriano Miolo foi buscar nas memórias da infância o nome ideal para engarrafar a história da família. Íride, sua nona, sonhava em um dia ver a marca Miolo estampada em rótulos apreciados no mundo inteiro. Mal ela sabia que isso estava longe de ser um devaneio. “Imprimir o nome da nona Íride em nosso espumante mais sublime é uma singela e justa homenagem. Com isso, estamos eternizando sua força. Esposa de imigrante, muito jovem tornou-se viúva e soube levar adiante o legado da família com muita bravura e determinação”, ressalta.
A 14ª edição do Prêmio Grandes Cases de Embalagem teve o objetivo de incentivar e valorizar a busca da excelência nas embalagens brasileiras, premiando aquelas que se destacam pelo conjunto de seus elementos ou, isoladamente, de um ou mais desses elementos.
O espumante
O Miolo Íride é o primeiro espumante da Miolo com 10 anos de cave. A longa maturação Sur Lie de 10 anos trouxe a este espumante a expressão e sofisticação do terroir do Vale dos Vinhedos. Também é o primeiro Nature da vinícola. Extremamente complexo, com excelente cremosidade. Elegante, tem acidez equilibrada, retrogosto agradável e final de boca persistente. Límpido, tem coloração amarelo esverdeado com tons dourados e perlage fina. Seus aromas finos lembram frutas secas, brioche, mel e tostados, típicos do envelhecimento prolongado. Acompanha perfeitamente ostras, queijos maturados, salmão defumado, carpaccios, massas e risotos. Sua temperatura ideal é de 6 a 8 graus.
Imagem: Augusto Tomasi / Conceitocom Brasil