O distrito mineiro de Monte Verde, situado a menos de 200 quilômetros da capital paulista, é opção ideal para aproveitar as férias de verão, principalmente no mês de janeiro, em meio à natureza. Nessa época, a cidade recebe um fluxo menor de turistas permitindo aos visitantes curtirem de maneira mais tranquila e sem aglomeração as atrações da estância climática mineira mais famosa.
Seja em um roteiro de casal, ou com a família toda, a vila que pertence à Camanducaia, na Serra da Mantiqueira, é um dos principais destinos de montanha do Sudeste brasileiro e tem atrações para todos os gostos.
A começar pela Avenida Monte Verde, que abriga as principais opções de bares e restaurantes – que servem desde as famosas sequências de fondue até pratos mineiros, massas e outras delícias -, assim como lojas de artesanato, produtos regionais e roupas, chocolaterias e receptivos que realizam passeios pelas montanhas e atrações que circundam a Serra da Mantiqueira.
ICE BAR E PATINAÇÃO NO GELO EM PLENO VERÃO
E, ainda no centrinho, há também duas opções para quem não dispensa o clima frio mesmo nas estações mais quentes do ano: o IceBar, que oferece uma experiência a -15ºC com direito a drinks e música em meio à esculturas de gelo, e a pista de patinação, considerada uma das maiores do Brasil, com 200 metros quadrados de gelo.
Agora, se a ideia é aproveitar toda a natureza preservada que envolve o destino, vale a pena explorar as trilhas do Parque Verner Grimberg, que levam a pontos como a Pedra Redonda, o Chapéu do Bispo e o Pico do Selado.
Completam um roteiro por Monte Verde lugares como a Fazenda Radical, que conta com atividades como passeio de quadriciclo, tirolesa, arco e flecha e falcoaria; e o Parque Oschin, com 45 mil metros quadrados incluindo playgrounds, lago e pequenas trilhas.
Vale a pena visitar o Restaurante o Alquimista, comandado pelo experiente Chefe Edu Cardoso, que está entre os mais bem avaliados de Monte Verde.
Outra dica importante é que o turista poderá encontrar nessa época, preços bastante acessíveis, tanto nas diárias dos hotéis, como nos atrativos turísticos.