Distrito possui dezenas de opções de hospedagens e de restaurantes e bares que permitem o acesso dos animais com seus donos
O turista que está em busca de viajar neste inverno com seu pet tem Monte Verde como destino ideal. Além de ser uma das melhores opções de passeio para a estação mais fria do ano, o distrito é um local acolhedor para quem não abre mão da companhia do seu animal de estimação.
São 15 opções de hospedagens, entre hotéis, pousadas e chalés, além de 21 estabelecimentos, como restaurantes, bares e cafés, associados à MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) que são pet friendly. E os proprietários desses locais dão dicas a quem pretende curtir o distrito ao lado de seu animal de maneira segura e confortável.
Na Pousada Cantos e Contos, por exemplo, cada chalé comporta até dois animais de pequeno porte ou um de tamanho médio ou grande por chalé, sendo disponibilizada uma mesa externa aos tutores que queiram tomar café da manhã ao lado do seu animal de estimação. Na parte interna do hotel é permitida a circulação deles desde que estejam com coleiras e guias.
“Praticamente todos os estabelecimentos aceitam animais. Então, não tem esse negócio de que eu não posso entrar em uma loja ou em um restaurante com o meu cachorro. Em muitos desses locais, os proprietários também colocam um pote de ração do lado de fora com comida para os cães de rua”, ressalta Vitória Rohsler, que é proprietária, junto com os seus familiares, da pousada Jardim Monte Verde e dos restaurantes Boteco do Lago e Dona Mucama, que também aceitam animais.
“Monte Verde é realmente uma cidade pet friendly, onde os animais são recebidos com muito amor e acolhimento e tratados como convidados de honra”, enfatiza Vitória Rohsler, lembrando ainda que é aconselhado ao turista entrar em contato com a hospedagem que escolher em Monte Verde e conferir possíveis exigências do local para permitir o acesso dos bichos, como, por exemplo, a apresentação da carteirinha de vacinação com imunizações em dia.
E os animais experimentam a condição de verdadeiros convidados de honra no restaurante Confraria Paulistânia, que oferece um cardápio extra, elaborado exclusivamente aos pets, com opções de carne, frango e vegetariana para atender necessidades específicas de cães, gatos e até mesmo de coelhos levados pelos seus donos. Para completar, o local tem comodidades, como pufes, para recepcionar os animais com maior conforto.
“Os clientes podem usar toda a área do restaurante com os seus pets, e temos um cardápio exclusivo para eles. E a comida, embora seja enlatada, é natural, e nessas latas, há uma tampinha para o recipiente poder ser fechado e levado para a casa se o cliente quiser”, afirma André Ostermayer, proprietário do Confraria Paulistânia, que enaltece outros cuidados tomados para garantir a melhor experiência possível aos animais e seus donos.
“Os garçons são treinados para receber os cachorros, e a gente tenta espaçar as mesas para não deixar os cães muito próximos. E também procuramos separar os que são muitos grandes dos pequenos para evitar possíveis confusões entre eles”, reforça o empresário.
Veja a lista de estabelecimentos associados à MOVE que aceitam pets em Monte Verde:
Hospedagem*
Chalés Leopoldo
Chalés Raios de Sol
Chalés Tucano
Estalagem Serra de Minas
Fazenda Hotel Itapuá
Hotel Porthal das Videiras
Pousada Águia da Montanha
Pousada Águia Dourada
Pousada Ahavanoah
Pousada Bramasole
Pousada Cantos e Contos
Pousada Jardim Monte Verde
Pousada São Luiz
Pousada Torre Branca
Pousada Villa do Sol
Tirol Chalés
Bares, restaurantes e cafés*
Arsenal da Cerveja
Bodega do Chicão
Fazendola
Hügel Bar
Malka Bar
Restaurante do Parque Oschin
Restaurante Boteco do Lago
Restaurante Dona Mucama
Restaurante e Cervejaria Fritz
Restaurante Vila Madre
Restaurante Wine Not
Restaurante Confraria Paulistânia
Restaurante Cucina da Villa
Restaurante Paulo das Trutas
Restaurante Rasselbock
Restaurante Villa Amarela
Restaurante Villa Donna Bistrô
Vino DiVino — Vinhos
A Pioneira Chocolateria
Gressoney Chocolates
Sabor e Arte — Café e doces
(*) A MOVE recomenda que o turista entre em contato com o estabelecimento antes de visitá-lo para se certificar das regras definidas para os pets no local.