Monte Verde promove 5º Festival Gastronômico

por migracao

fiogf49gjkf0d

Com patrocínio da Cia Melhoramentos, restaurantes participantes mostram a verdadeira identidade gastronômica de Minas Gerais


Durante os finais de semana de maio, o charmoso distrito de Monte Verde, localizado ao sul de Minas Gerais e próximo à capital paulista, recebe a 5ª edição do Festival Gastronômico.
 
Conhecido pelo clima acolhedor das pousadas, que se integram aos encantos da Serra da Mantiqueira, Monte Verde tem se destacado cada vez mais pela alta qualidade da gastronomia mineira presente nos restaurantes, bistrôs e bares presentes na vila.“Nosso objetivo é promover a identidade gastronômica de Minas Gerais e tornar Monte Verde um roteiro gastronômico para os amantes da boa cozinha”, afirma Sônia Kohen curadora do evento e chef do Villa Dona Bistrô, um dos restaurantes que participam do festival.
 
Este ano, o tema escolhido foi Sabores da Montanha e cada uma das 22 casas participantes criou um prato especial que agrega as influências da região, mesclado ao estilo gastronômico de cada um dos chefs.
 
É o caso do próprio Villa Dona Bistrô, que oferecerá aos seus visitantes o Tortelle de Queijo Brie e Presunto Cru ao Aglio e Olio de Lavanda. “Por conta de nosso clima frio, Monte Verde é uma das poucas cidades do Brasil onde pode ser encontrada a lavanda. Vamos mostrar que é possível combiná-la também na gastronomia”, afirma a chef Sônia Kohen.
 
Outro destaque da 5ª edição do Festival Gastronômico de Monte Verde é a Choperia Garage 72, comandado pelo chef, e também curador do evento, Tiago Mentor. A inspiração espanhola, combinada aos ingredientes típicos de Minas Gerais, deu origem às Tapas Mineiras: Coxinha de Galinha Caipira, Croquete de Vaca Atolada e Bolinho de Tutu de feijão.
 
Reconhecido pelo trabalho que exerce à frente do Provence Cottage & Bistrô e por representar Minas Gerais na Feira do Livro de Frankfurt em 2013, o chef Ari Kespers, traz a delicadeza de suas influências francesas para compor pratos com as delícias regionais, como o Pato Confit com Mel de Jabuticaba e Broa de Milho.
 
Além da programação oferecida durante o final de semana, o 5º Festival Gastronômico de Monte Verde promove ainda workshops gratuitos para grupos de 30 pessoas. O intuito é compartilhar conhecimentos sobre a culinária mineira, além de ampliar a cultura e linguagem gastronômica dos moradores do vilarejo, que pertence ao município de Camanducaia.
 
Para falar sobre saladas, a organização do evento receberá o chef santista Milton Nist. Já o chef Kespers, falará com os participantes sobre a regionalidade da cozinha brasileira. Superintendente da Editora Melhoramentos, autor de livros sobre a história da gastronomia e gourmand, Breno Lerner, compartilhará seus conhecimentos em uma apresentação no workshop.
 
Mas o legado mineiro não fica restrito à cozinha. Para o encerramento do evento, no dia 1º de junho, a organização realizará a tradicional Sapecada, uma noite ao som de modas de viola e pinhão sapecado na fogueira.
 
Além de estimular a gastronomia local, o festival dedica atenção à comunidade, já que parte da arrecadação do evento será destinada à castração e vacinação de cachorros e gatos que vivem no distrito.
 
Com patrocínio da Cia. Melhoramentos, que mantém sua fábrica em Camanducaia, a 5ª edição do Festival Gastronômico de Monte Verde é organizado pela Associação Comercial de Monte Verde (ACMV) e da Comissão Comunitária de Eventos e da Prefeitura Municipal de Camanducaia.
 
Serviço
 
5ª edição do Festival Gastronômico de Monte Verde
Finais de semana de maio, sempre às sextas, sábados e domingos:
– 09/10 e 11
– 16/17 e 18
– 23/24 e 25
– 30/31 e 01 de junho
 
Programação Workshops:

– 07 de maio – Workshop com Chef Ari Kespers
– 14 de maio – Workshop com Breno Lerner
– 19 de maio – Workshop com Chef Claudio Aliperti
– 21 de maio – Workshop com Chefs Thiago Blanes, Tiago Mentor e Sonia Kohen
– 28 de maio – Workshop com Chef Milton Nisti
 
Conheça todos os restaurantes participantes:


Restaurante Mont Vert
Nome do prato: Festival de Fondue
Endereço: Rua Rolinha, 50
 
Chopp do Fritz
Nome do Prato: Kassler Ritzel
Endereço: Rua Rolinha, 40
 
Cantina Portale di Napoli
Nome do Prato: Polpettone com Linguini
Endereço: Av. Monte Verde, 215
 
Restaurante Adega do Chicão
Nome do Prato: Saint Peter ao molho de pinhão verde
Endereço: Av. Monte Verde, 215
 
Café Bistrô
Nome do Prato: Talharim da Floresta
Endereço: Av. Monte Verde, 1000
 
Restaurante Március
Nome do Prato: Truta com molho de pinhão
Endereço: Av. Monte Verde, 847
 
Choperia Garage 72
Nome do Prato: Tapas Mineiros
Endereço: Avenida Monte Verde 858
 
Boteco Villa Amarela
Nome do Prato: Picanha Mineira
Endereço: Av. da Fazenda, 10
 
Paulo das Trutas
Nome do Prato: Papelote
Endereço: Rua da Floresta, 810
 
Boteco do Lago
Nome do Prato: Inspiração Mineira
Endereço: Av. Monte Verde, 922
 
Restaurante Chico Fartura
Nome do Prato: Espaguete fartura
Endereço: Av. Monte Verde
 
Restaurante Pucci
Nome do Prato: Araucária Fillet
Endereço: Av. Monte Verde, 1117
 
Só Sopas
Nome do prato: Sopa de Queijo
Endereço: Av. Monte Verde, 346
 
Restaurante Dona Mucama
Nome do Prato: Costelinha Barbecue
Endereço: Av. Monte Verde, 1238 
 
Restaurante Café Pinhão
Nome do Prato: Mistura de Sabores
Endereço: Av. Monte Verde, 796
 
Villa Donna Bistrô
Nome do Prato: Tortelle de Queijo Brie e Presunto cru ao Aglio e Olio de Lavanda
Endereço: Rua Rolinha, 33
 
Provence Bistrô
Nome do Prato: Pato Confit com mel de jabuticaba e broa de milho
Endereço: Rua Cedrus Libani, 380
 
Restaurante Fazenda Hotel Itapuã
Nome do Prato: Filé mil folhas com arroz cremoso
Endereço: Estrada de Monte Verde, Km 27
 
Restaurante Trás os Montes
Nome do Prato: Picanha da Montanha
Endereço: Av. Monte Verde, 847
 
Armazém Monte Verde Restaurante
Nome do Prato: Filé ao molho de pinhão com Risoto Cremoso de açafrão
Endereço: Av. Monte Verde, 845
 
 
Sobre a Cia Melhoramentos
 
Os negócios da Cia. Melhoramentos englobam editora, livraria e fibras celulósicas de alto rendimento. A Editora Melhoramentos, a frente mais conhecida, com milhares de livros publicados, foi a primeira empresa a editar um livro infantil colorido no Brasil, no início do século XX. A Melhoramentos Florestal, com gestão ecologicamente correta, planta florestas das espécies pinus e eucaliptus. É responsável também pela produção de fibras celulósicas de alto rendimento, componente fundamental para inúmeras embalagens cartonadas e papéis para fins sanitários (tissue).

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR