Sob o comando da chef Tássia Magalhães, o restaurante conquista o 39º lugar no Latin America’s 50 Best Restaurants
Nesta terça-feira, 15 de novembro, o The World’s 50 Best Restaurants anunciou o ranking dos 50 melhores restaurantes da América Latina em 2022. O Nelita, em São Paulo, estreou na lista ocupando o 39º lugar. O restaurante de cozinha autoral da chef Tássia Magalhães, chega entre os melhores do continente meses após completar 1 ano, em maio de 2022.
Cerca de 300 especialistas anônimos do setor de restauração e da indústria de hospitalidade da região – com equilíbrio de gênero entre os votantes e cobertura de 21 países latino-americanos – compõem o painel de votação que resulta na lista dos melhores restaurantes da América Latina. Chefs e restaurateurs, escritores, críticos e bem viajados amantes da gastronomia votam, cada um, em 10 restaurantes que visitaram nos últimos 18 meses, sendo pelo menos três fora de seu país de origem. A votação e os resultados são auditados de forma independente pela Deloitte.
O título de melhor restaurante da América Latina em 2022 ficou com Central, em Lima, no Peru. A lista divulgada nesta quinta-feira traz ainda os restaurantes brasileiros A Casa do Porco (4º lugar), Oteque (12º), Evvai (14º), Lasai (20º), Maní (21º), Metzi (27º), D.O.M (33º), Charco (35º) e Manu (46º).
Nelita
O DNA italiano está ali, isso é indiscutível, já que esta é uma das características marcantes de sua cozinha. No entanto, a sofisticação é apresentada de forma extremamente acolhedora. O Nelita, em Pinheiros, completou seu primeiro ano em maio de 2022 e por lá, a chef Tássia Magalhães recebe o público praticamente dentro de sua casa.
Em um salão sem pilastras, com cozinha aberta, móveis de madeira, tons terrosos e clima hospitaleiro, a jovem chef oferece suas referências mais pessoais quando se trata de receber.
A cozinha italiana autoral, fine dining, mostra o lado apurado de Tássia com massas produzidas na casa e uma ampla variedade de vegetais que, em vários momentos, são a estrela principal do prato.
Menu degustação
O menu degustação “11 tempos memoráveis – nossa alma feminina” foi inspirado na memória afetiva das mulheres da cozinha do Nelita e é servido no balcão, de onde o comensal vê a equipe, 100% feminina, no preparo minucioso dos pratos. No decorrer da sequência, Tássia explora os cinco sentidos e “brinca” com a realidade onde nem sempre o que se vê é o que realmente é. Os ingredientes, em sua maioria, são de pequenos produtores, sazonais e nacionais, como no caso da manteiga usada no preparo do Bolinho de Chuva, que é a primeira do mundo com mel de abelha nativa, sem ferrão.
O primeiro ato começa no palco: inicia-se o espetáculo com 6 snacks simbolizando uma resumida apresentação de seu elenco. Entram em cena o Bolinho de Chuva, o Mil folhas de frango com maionese, a Broa de mingau de milho, a Trufa de queijo tulha com chocolate branco, o Brigadeiro de Festa e a Empada de abóbora e caviar. Na sequência, Pão na chapa com manteiga.
Chega, então, a vez dos principais: Um arco-íris na Mantiqueira – truta Arco Íris, bleurre blanc, ovas e alface Tostado; Para.ti – ostra, mousse de Peixe e salicórnia; Mamma Mia – lasanha, tomates, batata e flores; Arroz Doce – mini arroz de Pindamonhangaba, couve-flor, gema e miso; Ravióli, Uai?! – ravióli de couve, angu, fava verde, azedinha e aquele defumado do fogão à lenha; Duquesa de Quirera – costelinha, quirera e massa folhada feita com manteiga de Tourage da Manteigaria Nacional. Se aproximando do fim do espetáculo, chega a Raspadinha, feita de acerola com laranja e, para adoçar de vez o paladar, aquele sabor de infância do Morango com leite condensado. A Caixa das Bailarinas, na qual as dançarinas são representadas por bombons de milho, mel, beterraba e hibisco, encerra a sequência.
O menu degustação é um trabalho com foco no colaborativo, na força das mulheres na cozinha, no lúdico, na arte e no trabalho em equipe. O cliente que quiser experimentar, deve fazer a reserva com, pelo menos, 24 horas de antecedência.
Menu à la carte
O restaurante também oferece menu à la carte. Entre as opções para comer com as mãos estão, Beignet/ Vinagrete de polvo, Sable/ Berinjela defumada/ Gelee de tomate e Croqueta de cogumelos/ Nirá. As entradas trazem sugestões como Camarão / Missô / Brodo de Acerola, Aspargos confit /Beurre blanc/ Lardo/Bottarga e Fois Gras/ Maçã Verde/Matcha. Os principais apresentam pastas, vegetais, peixes, risotos e carnes. Entre eles, Pappardelle/ Polvo/ Espinafre, Agnolotti Cabra/ Limão Confit/ Mel/ Alho Negro, Berinjela/ Abobrinha/ Tomate Fermentado, Risotto/ Brócolis tostado/ Pinoli, Entrecôte/ Erynghy/ Cavolo Nero/ Aligot, Pescado/ Bisque/ Fava Verde e Pato/ Cebola defumada/ Glace. Para adoçar, Pannacotta de Búfala/ Beterrabas, Chocolate/ Capim Santo e Acerolas/ Creme/ Geleia/ Merengue de Acerola.
Com as referências de locais que conheceu em cursos, pesquisas e viagens ao redor do mundo, Tássia Magalhães deu forma ao seu sonho. Nascida e crescida em uma família do interior, acostumou-se a receber muitos amigos e familiares e agora, o Nelita é exatamente assim: um local acolhedor e autêntico.
Tássia Magalhães
Nascida em Guaratinguetá, São Paulo, Tássia Magalhães se formou no Hotel Escola Senac Campos do Jordão, aos 19 anos. Começou sua jornada no prestigiado restaurante italiano Pomodori, na área de confeitaria. Ainda jovem, viajou pela Europa, estagiando em restaurantes renomados, como o dinamarquês Geranium (três estrelas Michelin), Kadeau (expoente da gastronomia dos Novos Nórdicos), Amass e na sofisticada confeitaria Summerbir. Tamanho talento e trajetória chamou a atenção da mídia. Foi eleita pela Forbes Brasil, em 2015, como um dos 30 brasileiros com menos de 30 anos que se destacam em suas respectivas áreas, além de ter recebido diversos prêmios gastronômicos, o mais recente deles, Chef do Ano, pela Prazeres da Mesa, em junho de 2022.
Nelita
Rua Ferreira de Araújo, nº 330 – Pinheiros. Terça a sexta das 19h às 23h; Sábado 13h às 16h e das 19h às 23h, Domingo das 13h às 17h. Como na casa de grandes amigos: o estacionamento é cortesia. Capacidade: 56 lugares. Wi-fi. Acesso para cadeirantes.
@nelita.restaurant | @tassia_magalhaes