No seu restaurante, faça reuniões, sempre!

por migracao

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Por Geraldo Banas


Liderança, também compreende comunicação eficaz. E não há melhor maneira de fazer isso do que reuniões com a equipe. Elas não precisam ser longas, nem se transformar num show midiático. Sua finalidade é comunicar, sem desperdício de tempo.


Reuniões diárias antes do início de cada turno – Um dos sistemas mais eficazes para manter sua equipe informada é ter reuniões departamentais, rápidas.
Para a equipe de suporte (cozinha, preparação, estoque…), esta é uma oportunidade para o chef ou gerente de cozinha passar a todos, os “especiais“ do dia, reforçar o controle do porcionamento, rever a política de higiene, discutir a maneira como as comandas são distribuídas, ou, simplesmente incentivá-los, lembrando-os da importância do trabalho de cada um.

Para o pessoal de salão, o gerente ou maître deve garantir que a aparência dos garçons, recepcionistas e equipe do bar esteja à altura dos padrões da casa; é preciso, também, incentivar que os garçons provem os “especiais” e/ou pratos novos. É interessante, também, uma revisão rotineira das normas da casa e a informação sobre prováveis eventos.

Uma ferramenta extremamente útil para a realização das reuniões de turno é a “ficha de mudança do gestor”. Ela se destina a fornecer uma rápida agenda das tarefas que precisam ser concluídas durante o turno, como pedidos de fornecedores, abertura e fechamento de listas de verificação, compromissos, telefonemas a serem feitos, promoções de marketing, festas agendadas e mudança de tópicos da reunião. Inclui, também, espaço para o gerente para fazer suas anotações, que devem, posteriormente, ser transferidas para um diário, sujeitas a ações futuras.
         
Reunião gerencial semanal – É extremamente importante que sua equipe de gestão se reúna semanalmente para comparar anotações e revisar o progresso da execução de ações e planejamento da semana anterior. Eu sei que você provavelmente está pensando: “É difícil conseguir uma folga para fazer isso. Como é que eu vou encontrar um tempo que não atrapalhe ninguém para esta reunião?”. Em primeiro lugar, isto não é uma folga, mas parte da rotina do restaurante e deve ser agendado para ser realizado regularmente: rotina da casa. Encontrar o dia e o momento certo é, em grande parte, dependente de quantos gestores você tem. Na área de restauração, talvez as tardes de terça-feira funcionem melhor para a reunião gerencial semanal – isto me foi dito por alguns administradores que já adotam o sistema em seus bares e restaurantes. E, também dá tempo suficiente para preparar os relatórios financeiros semanais e definir as metas para a próxima semana. Além de permitir aos gestores a oportunidade de completar os objetivos e projetos especiais discutidos/estabelecidos na semana anterior. Use os horários de reunião com sabedoria e mantenha uma agenda simples, limitando-as a não mais do que uma ou duas horas.
     
Livro de registro da gerência – Um dos maiores desafios para o sucesso da gestão do restaurante é a capacidade de comunicar incidentes, mensagens e outros acontecimentos de um turno para o outro e manter um registro de tudo. Pelo que tenho visto, a ferramenta mais escolhida é um “livro padrão” com lombada costurada – que não permite que se arranquem páginas, sem que isso seja notado. O “livrão”, como já ouvi ser chamado, pode ser comprado em qualquer loja de material de escritório. Não conheço, mas sei que há sistemas informatizados que fazem a mesma função, com a mesma segurança. A tecnologia tem gerado uma série de serviços “na nuvem”, incluindo agendamento e criação de aplicativos, que oferecem diários capazes de armazenar registros e histórico de vendas, além de um “diário de bordo”.


Independentemente da versão que você utilize, deve assumir imediatamente o compromisso de iniciar o processo de reuniões regulares no seu restaurante, assim como um documento de registro dos eventos, acidentes e incidentes do estabelecimento, especialmente incidentes com os funcionários ou clientes. Esta é uma ferramenta de gestão extremamente importante e que vai criar um histórico do dia a dia do seu restaurante, possibilitando tanto a detecção de problemas quanto o sucesso de ações tomadas anteriormente.


Boa sorte e bons negócios!!!


Fonte: Blog do Banaswww.blogdobanas.com.br

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