Nordeste Culinária – Um encontro de cores e sabores do melhor da gastronomia do nordeste.

por migracao

fiogf49gjkf0d

Nordeste Culinária – Um encontro de cores e sabores do melhor da gastronomia do nordeste.



A carne de sol é uma base da alimentação do Nordeste, insubstituível e indispensável. Onde a mesma recebe os nomes de: Carne do Ceará, Carne do Sertão, Carne Seca e Carne de Vento, dependendo do Estado nordestino e da região.

Caranguejada, Cocada, Cuscuz, Tapioca, Feijão verde, Linguiça, Paçoca, Macaxeira ou Queijo manteiga, entre outras iguarias não falta na mesa do nordestino; Muitas vezes é no café da manhã que se servi esse banquete para este povo corajoso e bem disposto.


Sabe que quem nasce no Rio Grande do Norte é chamado de potiguar, certo? Mas você saberia dizer o que significa o termo? Pois bem! De origem indígena, potiguar significa “comedor de camarão”. Então nem é preciso dizer que o crustáceo é uma das bases da culinária local. No cardápio tem camarão preparado de tudo quanto é jeito, à escolha do cliente. Ao lado dele estão o caranguejo e a lagosta, muito consumidos devido à grande produção do litoral. E você pergunta se só tem frutos do mar por lá? Não!!! Na cozinha do Rio Grande do Norte, entram muitas comidas típicas da região nordeste, como o baião-de-dois, a carne de sol batida com nata, o arrumadinho de charque e o escondidinho. Ah! Outro prato tipicamente potiguar é a paçoca feita com carne de sol frita, ingrediente tão constante no cardápio quanto a carne de porco (para o sarapatel) e a de bode (na buchada). Para completar a refeição deliciosa, muitas frutas suculentas e de sabores incomuns, como cajá, mangaba, tamarindo e umbu, que convivem bem ao lado da manga, do abacaxi, da banana e do caju.


Vamos misturar essas cores e sabores e experimentar um pouco dessa miscelânea culinária, Pela sua localização geográfica privilegiada, o Rio Grande do Norte, às margens do Atlântico, tem uma culinária que se divide entre os produtos da terra e os frutos do mar.


Entre as mais variadas comidas que o povo consome há séculos, tem uma preparação muito peculiar que é a Ginga com tapioca; uma iguaria local, uma famosa comida típica do Mercado Público da Redinha e da Praia da Redinha na cidade de Natal. Consiste em um peixe que é frito com o óleo de dendê bem quente e servido com tapioca, uma iguaria regional feita de goma. Hoje, porém, a ginga com tapioca pode possuir vários ingredientes e versões.


Não se pode esquecer os bolos de carimã e de macaxeira, pé-de-moleque, canjica, pamonha, grude e do queijo de coalho.


Vem Viver Natal, vamos desbravar essa terra de cores e sabores!!!


Bem vindos ao Nordeste Culinária !!!


Maiores informações site do evento www.nordesteculinaria.com.br


Evento que acontece de 15 a 18 de abril 2012, em Natal – Rn


www.saboresabergastronomia.com.br

Ana Maria Ruiz. Tomazoni – Tel.:  (11) 4121-5315 / 4123-2189
www.anatomazoni.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR