Nova edição do Kopke Winemaker’s Collection Rosé Reserva – Tinto Cão 2020

 

O Rosé Reserva – Tinto Cão 2020 representa o quarto vinho desta edição limitada, sucedendo ao Grande Reserva branco Folgazão & Rabigato 2016, lançado em outubro do ano passado.

De acordo com Ricardo Macedo, enólogo responsável pela quarta edição do Winemaker’s Collection, o desafio num grande rosé consiste “em encontrar o equilíbrio entre a fruta, a frescura, a estrutura e a complexidade que o vinho deve apresentar”.

Para se conseguir conjugar todos estes elementos, é necessário procurar em primeiro lugar, a matéria-prima mais adequada. Ou seja, “pensar o vinho ainda na vinha. A seleção da casta, da parcela a sua exposição e altitude e o momento da vindima das uvas são todos fatores determinantes que condicionam o perfil do vinho”, acrescenta o enólogo.

 

Tinto Cão

Apesar dos resultados interessantes das micro-vinificações de Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Amarela, entre outras, a mais recente edição do Kopke Winemaker’s Collection continua a eleger a casta Tinto Cão para a produção deste rosé, essencialmente, pela variedade particularmente resistente, de cacho pequeno, película densa e pela maturação tardia, o que permite atingir o grau de acidez desejável aportando, consequentemente, frescura ao vinho.

Vinificado na Quinta de São Luiz, o Kopke Winemaker’s Collection Rosé Reserva 2020 apresenta cor salmão. “Aromaticamente elegante, cativa pelo bouquet de notas de romã e de flor de hibisco. No paladar, revela-se subtil e elegante e impressiona pela cremosidade e até por uma certa untuosidade que, por si, realçam a sua complexidade. Termina longo e fresco, fruto da sua excelente acidez”, descreve o produtor.

A edição limitada Kopke Winemaker’s Collection Rosé Reserva 2020 chega ao mercado numa edição limitada de 5.372 garrafas numeradas e assinadas, um ano depois do lançamento do Rosé Tinto Cão 2019, uma edição amplamente premiada pela crítica nacional e internacional que disseminou a capacidade de Portugal produzir rosés de classe mundial sem, por isso, deixarem de retratar a essência do seu terroir e a autenticidade das suas castas autóctones.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR