O Brazilian Pub Crawl, empresa que promove turismo de bares em São Paulo, lançou um novo site na internet: www.brazilianpubcrawl.com. O objetivo é conquistar turistas brasileiros que estejam de passagem por São Paulo. Sinônimo no mundo inteiro de diversão e da possibilidade de fazer novas amizades e conhecer os principais bares de uma cidade, o “pub crawl” é pouco conhecido pelos brasileiros.
“Os turistas estrangeiros são os que mais procuram o serviço, uma vez que é muito conhecido na Europa e nos Estados Unidos. Basta dar um ‘google’ em pub crawl com o nome de uma cidade para encontrar um serviço desse tipo lá fora. E com o nosso novo site, pretendemos divulgar melhor nossos serviços para o público brasileiro que vem a São Paulo, com informações em português”, explica Luiz Fernandes, sócio do Brazilian Pub Crawl.
Os números da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos) revelam a importância dessa estratégia: a capital do Estado deve receber neste ano 13,22 milhões de turistas, dos quais 84% são brasileiros e 16%, estrangeiros. No entanto, em pesquisa divulgada em setembro pela empresa sobre o perfil de hóspedes de hotel, apenas 13,1% dos turistas entrevistados revelaram que aproveitam a vida noturna da cidade. Gastronomia e Compras tiveram maior destaque, com 26,8% e 17,7%, respectivamente. “Muita gente vem a São Paulo a negócios, mas esses dados mostram que há um grande potencial de crescimento do pub crawl tendo em vista as atrações que a noite paulistana reserva”, diz Fernandes.
A empresa foi criada há oito meses por Fernandes e pelo italiano Marco Mansini, que faz os contatos com agências de viagens na Europa para promoção do Brazilian Pub Crawl. É o segundo pub crawl em São Paulo. No Brasil já há pub crawl no Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte. No início, o Brazilian Pub Crawl tinha uma média de 15 clientes por noite, número que já cresceu para 50 atualmente, com a ajuda das parcerias que a empresa fechou com o Decolar.com e Accor Hotels, que sugerem aos seus clientes os serviços do Brazilian Pub Crawl. Do total de clientes, 60% é estrangeiro.
A ideia de criar o Brazilian Pub Crawl nasceu no ano passado, quando Fernandes retornou ao Brasil após um período de seis anos na Irlanda, para onde foi a princípio para estudar inglês após ter se formado em Relações Públicas. Para se sustentar no país, ele começou a trabalhar em um pub que fazia parte do roteiro de um “pub crawl”. Gostou tanto da ideia, que começou a trabalhar para o Dublin Pub Crawl, acompanhando inclusive alguns turistas brasileiros que se utilizaram desse serviço.
De volta ao Brasil, ele investiu R$ 20 mil no negócio, que hoje conta com outros cinco colaboradores. É o próprio Fernandes, que também é professor de inglês e italiano, que leva os turistas para as baladas, que começam na quarta-feira, com uma programação para o público LGBT. A cada dia, são três bares e uma balada pela região da Rua Augusta e Jardins.
A empresa cobra pelo pacote R$ 60 para homens e R$ 40 para mulheres. Quem compra no site tem 20% de desconto. Ao fazer a reserva, é combinado um ponto de encontro. No primeiro bar, o turista tem direito à uma hora de cerveja gratuita. Nos bares seguintes, o turista entra sem pagar a consumação e sem pegar fila e ainda ganha um coquetel gratuito. Os deslocamentos são feitos a pé, devido à proximidade dos bares e baladas, mas o Brazilian Pub Crawl também disponibiliza transporte caso haja necessidade. No roteiro estão casas como Lions Night Club, Blue Velvet, Purgatorium 90, Volt, entre outros.