Antes de se tornar propriedade da família Deicas, a região vinícola de Juanicó tinha muitos outros proprietários. Entre eles, destacou-se Don Francisco Juanicó, que em 1830 rompeu com os métodos tradicionais de cultivo da região e construiu uma adega subterrânea. ( fotos abaixo)
Em 1979, quase 150 anos depois, a vinícola passou para as mãos da família chefiada por Juan Carlos Deicas. Nos anos seguintes, tornou-se uma das maiores vinícolas uruguaias, plantando vinhedos em diferentes regiões do país e, nos últimos anos, trabalhando com Paul Hobbs.
A maior vinícola do Uruguai conta com 450 hectares de vinhedos plantados. É como uma Concha y Toro só que uruguaia. Grandiosa, os vinhedos se perdem de vista. Um passeio de van entre as parreiras e uma boa olhada panorâmica do observatório da vinícola, nos dá uma dimensão do que se trata o Establecimiento Juanicó.
Fernando Deicas, o presidente e Santiago Deicas, o enólogo da bodega falam em milhões de litros produzidos por ano. E em almoço no restaurante da propriedade começamos o tasting com a novidade da linha Don Pascual com alguns rótulos fáceis de gostar e de beber. Entre eles o Coastal White, o Rosé Franc, Don Pascual Red Blend e o Don PascualTannat. Mas dessa linha destacamos o rótulo o branco Coastal White 2019 – É um blend de Albariño, Chardonnay e Pinot Grigio. A acidez é deliciosa e costeira, o vinho traz influencias salinas, frutas amarelas e boa persistência final.
Já o Don Pascoal Coastal Tannat Uruguai 2018 é fresco, frutos negros, notas de especiarias e toque de salinidade. No paladar é jovem, saboroso, com cerejas e ameixas, além de taninos bem trabalhados. Muito bom!
Por fim fechamos o tasting com os icônicos Preludio safra 1999 e o Familia Deicas Preludio 2015, nos dando a certeza de que estamos em ótimas mãos.
SERVIÇO:
Establecimiento Juanicó – Familia Deicas
Contato: Gonzalo Garcia – Gerente de exportação (ggarcia@juanico.com)
www.juanico.com
www.familiadeicas.com
Importador no Brasil: Interfood
Fotos: Site Empratado