Especialista da Bitz Softwares, empresa desenvolvedora de sistemas para gestão do setor de hospitalidade, traz dicas para otimizar o gerenciamento de hotéis
Atualmente, com a constante evolução da tecnologia e da internet, é cada vez mais comum a implementação de recursos tecnológicos nas mais diversas áreas de trabalho. No setor de hospitalidade, não é muito diferente. E para conseguir acompanhar essas mudanças, o foco dos hoteleiros deve estar voltado para a otimização da gestão de hotéis.
Segundo Rogerio Libreti, executivo de Novos Negócios da Bitz Softwares, empresa desenvolvedora de sistemas para gestão do setor de hospitalidade, a tecnologia está presente no nosso dia a dia, mesmo que não tenhamos percepção. Por esse motivo, é um recurso que está à disposição para ajudar a automatizar processos e otimizar questões envolvendo a parte de gestão de hotéis.
Para Libreti, a otimização da gestão de hotéis é importante por três fatores: tempo, esforços e custos. “Sem um software adequado, como o da Bitz Hotel, você vai precisar de mais pessoas, mais papel e muitas planilhas. O que vai resultar em retrabalho e erros. Então a otimização, junto com a tecnologia, vem para minimizar esses prejuízos que acabam se transformando em perda de receita depois”, explica.
O primeiro passo para adotar um sistema de gestão de hotéis é investir no sistema SAAS (Software as a Services), sendo essa solução presente na nuvem (100% cloud) e com uma tecnologia moderna e inovadora. Além disso, o gestor precisa consultar se a empresa tem um software nativo com front-end e back-end, que não precise de várias integrações e que esteja no mesmo local.
De acordo com Libreti, o Bitz Hotel permite automatizar todos os setores, desde o momento da entrada do hóspede na recepção. “Com o web check in easy check, os hóspedes podem agilizar o check in/check out e fazer pedidos em pontos de venda. A nossa solução traz muitas funcionalidades para os gestores, como padronização da limpeza, financeiro completo com contas a pagar e receber, módulos de manutenção para o controle de reparos no hotel, estoque automatizado, entre outros”, ressalta.
Por essa razão, escolher não adotar tecnologia nos processos de gestão de hotéis pode representar desvantagem. Na hotelaria, os recursos tecnológicos estão sendo cada vez mais fundamentais para garantir a melhor experiência para os hóspedes. Hoje em dia, um hotel sem Sistema de Gestão de Propriedade (PMS), é considerado ultrapassado, tendo dificuldades para funcionar de maneira adequada e obter possível lucratividade.
Sendo assim, para definir que uma gestão está sendo bem feita a partir do uso da tecnologia, é preciso medir e metrificar. Para isso, o PMS do software da Bitz fornece relatórios para a apuração de resultados, permitindo visualizar as partes da gestão do empreendimento. “O Bitz Hotel tem a tecnologia como grande aliada, trabalhando de forma precisa, correta e ágil. A nossa solução automatiza todos os setores do hotel, trazendo facilidade para o operacional, evitando retrabalho e erro”, finaliza Libreti.