2023 está chegando e o setor de hospitalidade já se prepara para um cenário de manutenção da forte retomada que já foi observada durante 2021 e 2022. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, as atividades turísticas avançaram quase 42% entre janeiro e julho deste ano, enquanto o turismo de negócios mais do que triplicou a receita no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme apontam dados daAssociação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).
A fase positiva vivida pelo setor turístico em 2022, com a volta das viagens e aumento da reabertura do mercado, as expectativas para o próximo ano são ainda mais promissoras. Segundo estudo realizado pela consultoria imobiliária JLL em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e com a Resorts Brasil, a projeção é de que em 2023 o nível de ocupação dos hotéis esteja de volta ao registrado no período pré-pandemia. Caso se concretize, esta será uma importante conquista, dado que o setor foi altamente impactado pela pandemia e vem trabalhando constantemente na sua plena retomada.
Diante deste visível aquecimento, o principal desafio do segmento hoteleiro é se preparar de maneira adequada para voltar a atender uma demanda muito alta, com todas as adaptações necessárias que os clientes passaram a exigir – tanto em relação à experiência de maneira geral, como em relação a exigências sanitárias e de higiene, que vieram para ficar.
Por isso, listo abaixo quatro pontos fundamentais que o setor precisa se atentar para potencializar seus negócios em 2023:
- Digitalização efetiva
Já falamos sobre a digitalização do setor há algum tempo, mas sem dúvida uma das principais questões para 2023 é efetivá-la e ampliá-la. Assim como em outros setores da economia, a tecnologia deixou de ser uma tendência para os hotéis, para se tornar uma realidade – e mais: uma necessidade – tornando-se essencial para o dia a dia da operação. Com uma maior oferta de ferramentas tecnológicas no mercado e produtos com diferentes funcionalidades, os hotéis devem investir na otimização geral do negócio, implementando a tecnologia em processos como gestão de reservas e de canais de venda, controle administrativo, contábil e financeiro, planejamento orçamentário, controle de check-in e check-out, aplicativos próprios, etc.
Na outra ponta, os hóspedes também esperam mais digitalização e conectividade durante sua estadia. Desde a possibilidade de fazer pedidos e solicitar serviços por meio de site ou aplicativos – como check-in antecipado, cardápio por QR Code ou solicitação gerais – até um relacionamento automatizado, mas ainda humanizado, com o cliente. Em níveis mais avançados, o uso da inteligência de dados permite ao estabelecimento até mesmo identificar as preferências de um hóspede frequente e customizar a estadia, ampliando sua fidelização e satisfação.
Outro ponto fundamental para a modernização do setor é a adoção de ferramentas avançadas que ajudem a alavancar o negócio. Já existem soluções para gestão e integração de canais de vendas, possibilitando identificar vacâncias e definir preços ou ofertas conforme a estratégia de vendas; personalização das campanhas e ações de marketing conforme o público alvo e ativação; e também identificação de padrões de sazonalidade, adequando a operação de acordo com mudanças de demanda, seja por temporada de férias, realização de eventos locais ou mudança de comportamento do público-alvo do hotel.
- Gestão de receitas
Ainda no quesito tecnologia, esperamos para 2023 um movimento crescente de hotéis aderindo a sistemas mais especializados para gestão de receita. Além destas soluções promoverem benefícios como automação e praticidade no cálculo de tarifas e reservas, considerando diferentes variáveis como ocupação do hotel e data da viagem, o seu uso também permite uma gestão inteligente dos dados, reunindo-os em uma única plataforma que oferece segurança e eficiência à gestão. No fim do dia, isso significa aumento de produtividade e rentabilidade de toda a operação.
- Timeshare/Multipropriedade
Quando falamos em comportamento do consumidor, uma tendência que deverá se destacar em 2023 é a alta adesão do modelo de multipropriedade ou timeshare, ou seja “tempo compartilhado”. Este tipo de acomodação, geralmente em resorts, funciona como uma propriedade de férias na qual uma unidade tem vários proprietários, que dividem o tempo de uso, geralmente semanas, para utilizar ao longo do ano.
Além de ser vantajoso pelo preço das diárias serem de fato vantajosos, o hóspede também dispõe de uma opção de viagem garantida todo ano, evitando preocupações com casas de veraneio, por exemplo. Ideal para famílias em busca de lazer, diversão e descanso, este tipo de acomodação oferece uma excelente oportunidade para os hotéis incrementarem a receita quando as reservas estiverem baixas.
- Feriados prolongados
Outro destaque de 2023 que deve impulsionar as vendas em hotéis é a grande quantidade de feriados prolongados. Diferentemente de 2022, no qual muitos feriados foram em dias como quartas-feiras (dia “isolado” no meio da semana) e finais de semana, 2023 terá 7 feriados prolongados, considerando apenas feriados nacionais. Se incluídos pontos facultativos nacionais, este número pode chegar a 9. Ou seja, o ano deverá ter feriados mais movimentados, gerando uma grande oportunidade para os hotéis atraírem mais turistas. É o momento ideal para colocar em prática todas as vantagens que a tecnologia e inteligência de dados oferecem.
Diante do cenário promissor para o setor tanto pela retomada das viagens, como pela constante necessidade de transformação digital, a tecnologia segue como pauta importante para os hotéis em 2023, impulsionando o lançamento de novas soluções e funcionalidades. E neste contexto, se destacam os hotéis que se estiverem atentos a essas mudanças e, principalmente, abertos às inovações, utilizando a tecnologia de forma estratégica para gerir o time de colaboradores e oferecer a melhor experiência para os hóspedes.