Infográfico traz dicas de filtros e moagem dos grãos para preparar a bebida
O tipo de café mais consumido pelos brasileiros é o coado. Segundo pesquisa sobre tendências de consumo do produto encomendada pela Abic, 93% dos apreciadores da bebida no Brasil têm o hábito prepará-la em filtro de pano ou papel. Por esse motivo, o Grupo 3corações, criou um manual e reuniu algumas sugestões certeiras para coar o café perfeito.
Confira:
A dica principal, que vale para todos os tipos de preparo, é utilizar água mineral ou filtrada, para evitar que o gosto do café seja alterado.
Coador de pano
O segredo é, antes da primeira utilização, ferver o coador junto com o café para que os óleos essenciais se prendam ao tecido. É possível usar o mesmo coador por dois meses.
Coador de papel
Prático e barato, é um dos métodos mais utilizados, no entanto, absorve todos os óleos essenciais do café, tornando mais suaves o sabor e o aroma da bebida.
Coador de titânio
Sustentável e muito utilizado no exterior, é mais durável que os modelos anteriores, mas mais caro. Por ser sustentável, ele permite que os óleos essenciais passem para a bebida, que fica muito mais saborosa.
Outra dica para melhor preparar o café é passar água quente nos filtros para retirar as impurezas e a goma do papel, isso também vai evitar que a bebida esfrie rapidamente. O segredo, entretanto, está na quantidade de pó. O ideal é utilizar 10 g de café para 100 ml de água, que deve ser despejada lentamente para garantir que todo o conteúdo seja extraído. Para aumentar a intensidade, basta adicionar mais pó.
Divulgação: RP1 Comunicação