Os clássicos vinhos sem safra

por migracao

fiogf49gjkf0d

Por Sommelier Wine Lucas Cordeiro


A safra de um vinho pode ser indicador da qualidade de uma determinada garrafa, principalmente quando sua região de origem tem grande variação climática a cada ciclo anual da videira.
Muita chuva na época da colheita, por exemplo, pode fazer com que a uva fique com excesso de água na polpa, resultando em um suco diluído e de pouca qualidade para a produção de vinhos.



Mas é possível fugir à influência da safra? Sim. Há estilos de vinhos que não trazem essa indicação e não por simples exclusão, são propositalmente elaborados para ter um perfil que não se altere safra a safra.

Três exemplos clássicos de que isso pode acontecer são: o champagne francês, ovinho do porto e o jerez espanhol, todos esses possuem exemplares não safrados.


No caso dos mais célebres espumantes do mundo, cada Maison de Champagne desenvolve uma receita própria que a difere das demais. Assim, ano após ano, repetem o processo com objetivo de entregar sempre a mesma experiência a quem aprecia seu estilo particular.


E para manter esse caráter constante, misturam no chamado vinho base, que sofrerá uma segunda fermentação, vinhos de safras diferentes e também de vinhedos diferentes. É a chamada arte da “assemblage”.


Apesar das diferenças de elaboração, essa lógica de entregar sempre o mesmo produto a cada ano também é seguida por produtores de vinho do porto e do jerez. Conheça exemplares que se enquadram nesta forma de produção e surpreenda-se!

Alguns vinhos sem safra


Champagne Jacquart Brut de Nominée – Elaborado com uvas provenientes de vinhedos especiais, classificados como Premier Cru e Grand Cru, é um Champagne de aroma e sabor único, consequência de um terroir diferenciado.


Vinho do Porto Ferreira Ruby – Este é um porto clássico e jovem, tem coloração intensa e viva, com aroma de frutas vermelhas e negras maduras, notas de especiarias e carvalho. Em boca é suave, macio, com taninos finos e delicados.


Fernando de Castilla Jerez Premium Cream – Fernando de Castilla produz alguns dos vinhos de jerez mais selecionados da Espanha, como este Premium Cream. Um blend de vinhos produzidos com as uvas pedro ximenes e palomino.

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR