Para obter mais benefícios em 2019 os hotéis devem apostar na melhoria da experiência do hóspede

hotel general manager

 

A porcentagem de ocupação hoteleira durante janeiro de 2018 foi superior ao mesmo período de 2017, especialmente em destinos de alta demanda como Manaus e Belo Horizonte

São Paulo, 12 de dezembro de 2018 – De acordo com SiteMinder, plataforma online líder no setor, que ajuda os hoteleiros a otimizar sua oferta entre os usuários que buscam acomodações e opções de hospedagem ao longo do ano, para obter benefícios dentro da variação de taxas de oferta e demanda, é necessário agir.

Certas temporadas são relativamente boas para hoteleiros que oferecem todos os tipos de quartos, planos e pacotes que lhes permite serem competitivos no mercado. Uma situação que varia constantemente ao longo do ano também por outros aspectos globais, como tarifas que companhias aéreas ajustam de acordo com os preços do petróleo e outros impostos.

Enquanto os preços dos quartos dos hotéis são influenciados por muitos fatores, a demanda por destinos é a mais importante para os viajantes. De acordo com dados do Ministério do Turismo, foi registrado um aumento de 13% na demanda internacional em comparação com 2017. A porcentagem representa um aumento de 675 mil voos a mais que buscaram o Brasil como destino turístico apenas no primeiro semestre deste ano.

Em 2018, o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil registrou um aumento na taxa de ocupação hoteleira de 40,8% em todo o território nacional, um aumento de 21 pontos percentuais em relação ao que foi observado durante 2017. O FOHB também destaca que Manaus (23,2%) e Belo Horizonte (10%) foram as cidades brasileiras que mais aumentaram sua taxa de ocupação durante o ano.

Esses, sem dúvida, são dados importantes para os hotéis que, somados a uma boa análise de mercado, oferta e demanda, poderiam aumentar significativamente sua receita já nos primeiros meses de 2019. Segundo Rocío Herraiz, diretora de comunicação de SiteMinder para América Latina, o hoteleiro que apostar em melhorar a experiência de seus hóspedes e oferecer serviços personalizados vai tirar o melhor proveito desse aumento. “O sucesso dos hotéis não está apenas relacionado a sua localização, a seus preços e pelos quartos oferecidos, mas sim pelas experiências inesquecíveis, únicas e personalizadas que podem ser oferecidas”, disse Rocío Herraiz.

Devido ao desenvolvimento da indústria, os hoteleiros estão usando as informações que têm à disposição, seja de sua própria pesquisa e análise competitiva ou através de uma ferramenta de inteligência de preços para gerenciar o trabalho preliminar e ajudar a validar suas decisões. É importante ter em mente todas as oportunidades quando se oferece um serviço de hospedagem que deixa lucros e não perdas para o negócio. Aqui estão algumas destas informações:

Época do ano

Alta temporada ou baixa temporada?

Se for um momento de baixa demanda, os hotéis devem baixar seus preços para convencer mais visitantes. No caso da alta temporada, o aumento na demanda por hospedagem permite que as taxas sejam maiores e o lucro para os hoteleiros o mesmo.

Tipos de quartos

A oferta de quartos pode permitir gamas de preços diferentes e esta é a oportunidade perfeita para fornecer aos hóspedes pacotes criativos e ofertas que os impulsionam a efetuar a compra. Nesse caso, a possibilidade de ter um bom gerente de canal permitirá que você venda o mesmo espaço de maneiras diferentes em todos os canais online. Por exemplo, uma “suíte de luxo que inclui café da manhã e passeio local” versus “quarto de luxo apenas”. As possibilidades são quase infinitas.

Agenda de eventos

Permitir que os hoteleiros saibam o que está acontecendo nas proximidades de seu hotel é crucial para definir os preços dos quartos com precisão. Se o hotel está localizado em Blumenau, por exemplo, é importante rever os preços com antecedência para a Oktoberfest, em outubro, e com isso fazer ofertas razoáveis e competitivas. Além disso, interagir com eventos pontuais como festivais de música e esportivos também deve ser considerado pelo hoteleiro. Neste caso, manter-se a par das tendências de preços é estratégico, uma vez que esta ação pode influenciar as necessidades dos hóspedes e, do mesmo modo, trazer receita ao hotel.

“Os hoteleiros devem levar em conta as oportunidades de mercado para otimizar o posicionamento de seus hotéis e permanecer ativos, independentemente da estação do ano. Com o SiteMinder, os hotéis podem aproveitar ao máximo suas propriedades, oferecendo aos usuários a oportunidade de encontrar acomodações em todos os cantos do mundo por meio das diferentes páginas de reserva com as quais a plataforma está conectada. A indústria hoteleira está mudando aos trancos e barrancos e vemos cada vez mais como o sucesso de uma acomodação não está apenas em sua localização, em seus preços ou em seus quartos, mas nas experiências inesquecíveis, únicas e personalizadas que esses hotéis oferecem aos hóspedes.”, afirma Rocío Herraiz, diretora de comunicação de SiteMinder para América Latina.

Divulgação: Sherlock

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