Pizza e ciência: o que elas têm em comum?

Crédito/Foto: Divulgação

 

Entenda a ciência envolvida na preparação de sua pizza

Água e farinha, apenas dois ingredientes que unidos com diferentes proporções nos dão uma variedade enorme de produtos. Mesmo nos atendo unicamente ao universo pizza, esses produtos variando conforme a qualidade e principalmente hidratação podem resultar em pizzas completamente diferentes entre si.

Não basta apenas acertar a proporção sem uma técnica adequada para desenvolver o glúten e conseguir chegar ao resultado esperado: Uma massa elástica, de fácil extensibilidade e que reaja positivamente ao ser colocada em contato com altas temperaturas – que ela cresça e que forme com a ajuda do vapor grandes bolsões de ar (alvéolos) deixando-a deliciosamente leve.

Temos mais um personagem muito importante para o sucesso desse processo – O Fermento Natural. Em Italiano, chamamos de massa madre, parte também dos mesmos 2 personagens principais – água e farinha, nesse caso, com duas variantes: tempo e temperatura.

Na GiOia, todas as massas são preparadas usando essa antiga técnica. “Para preparar a massa madre é necessário ter muita paciência e amor. A mistura precisa descansar por um longo período em um ambiente com temperatura controlada. Esse cuidado é necessário para garantir a formação das bactérias fermentativas e do ácido lático. Este último auxilia também na conservação do produto, mantendo-o fresco por mais tempo.”, diz a empresária e cofundadora da GiOia, Emillene Stival.

“O simples bem feito é espetacular!”, acrescenta Emillene – Esse resgate da forma que nossos antepassados se alimentavam de uma forma mais orgânica, natural e sustentável certamente é uma tendencia que veio para ficar.

 

Por: Emillene Stival
Empresária e Cofundadora da GiOia
https://www.instagram.com/gioia.art/
https://www.gioia.lol/
Telefone: (41) 3010-6116

Divulgação: Toda Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR