Vamos falar um pouco sobre o Almaviva:
Almaviva é um vinho ícone do Chile. O Almaviva é uma das marcas mais famosas do mundo, uma junção de duas super vinícolas – Concha y Toro e a Baron Philippe de Rothschild.
Em 1997, a baronesa Philippine de Rothschild, presidente do Conselho Consultivo da Baron Philippe de Rothschild SA, e Don Eduardo Guilisasti Tagle, presidente da Viña Concha y Toro SA, chegaram a um acordo. Um parceria com a visão de criar um vinho premium excepcional, chamado Almaviva. Produzido sob a supervisão técnica de ambos os parceiros em conjunto, a primeira colheita foi um sucesso internacional imediato, após seu lançamento no mercado em 1998.
O nome de Almaviva, apesar de sua ressonância hispânico pertence à literatura clássica francesa: Conde Almaviva é o herói de As Bodas de Fígaro, a famosa comédia de Beaumarchais (1732-1799), que mais tarde seria transformado em uma ópera de o gênio de Mozart.
O logotipo, por sua vez, é uma homenagem à história da ascendência chilena, com três reproduções de design elegante, que simboliza a visão da Terra e do cosmos na civilização Mapuche. O projeto sobre o “kultrun” um tambor ritual usado por Mapuches.
O rótulo exibe o nome de “Almaviva” com o manuscrito original de Beaumarchais. Duas grandes tradições a juntar as mãos para oferecer ao mundo uma promessa de excelência e prazer.
Preparado o mix de três variedades Bordeaux clássicos, em que predominantemente Cabernet Sauvignon. O Almaviva é o resultado do encontro feliz de duas culturas. O Chile oferece a sua terra, o seu clima, e as suas vinhas, enquanto a França contribui conhecimentos e tradições vitivinícolas. O resultado é um vinho excepcional de elegância e complexidade. Seu lançamento foi um grande impulso para o desenvolvimento de vinhos chilenos nos mercados internacionais.
A Almaviva só produz dois únicos vinhos: o Almaviva e o Almaviva Epu. Este último tem uma produção média de apenas 24 mil garrafas por safra. Esta quantidade limitada e a demanda do público chileno pelo vinho que nunca permitiu que o rótulo fosse importado, sendo que toda a produção de Epu era consumida dentro do próprio país.
Eu tive a oportunidade de degustar o Almaviva ao lado do EPU e do Nicolas Catena Zapata. Clique aqui e veja como foi.
Almaviva 2011: Feito das uvas Cabernet Sauvignon (67%), Carménère(25%), Cabernet Franc (5%), Merlot(2%) e Petit Verdot (1%), passou por 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Possui cor rubi intenso. Um buquê encantador de frutas vermelhas maduras, morando e amora, cassis; ao evoluir na taça, podemos conferir aromas de cacau, café e caramelo.
Pontuação das Safras do Almaviva por Robert Parker
FONTE: BLOG ENOFILIA