Por que os jovens estão evitando o junk-food?

por migracao

fiogf49gjkf0d

Por Gustavo Toja

Cada vez mais atentos e preocupados com a saúde, os jovens têm alterado hábitos alimentares que foram cultivados durante anos. Por trazer grande quantidade de gordura, fritura e alimentos pouco saudáveis, os denominados junk food podem acarretar outros males, como hipertensão e colesterol, e entraram na lista negra de parcela considerável dessa faixa etária de consumidores.

Pesquisa do Ministério da Saúde, denominada Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2012), revela que 51% da população acima de 18 anos está acima do peso adequado. Em 2006, esse número era de 43%.

Além disso, a preocupação com a saúde tem alertado também os pais, que enxergam nos hábitos alimentares errôneos das crianças graves problemas a médio e longo prazo. Para ir ao encontro dessa percepção, estudo publicado no New England Journal of Medicine, realizado com mais de 7 mil crianças dos Estados Unidos, mostrou que um terço das crianças que estavam acima do peso adequado no jardim de infância ficaram obesas quando chegaram à oitava série.

Já no Brasil, Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE revelou recentemente que o índice de crianças com sobrepeso atingiu preocupantes 30%, enquanto 15% estão com obesidade. Em números absolutos, chega-se a alarmante marca de 5 milhões de crianças.

A ampliação do acesso à informação também potencializou essa alteração de hábito. Hoje, cada vez mais, os consumidores têm optado pelas refeições saudáveis que consigam equilibrar os nutrientes e que tenham baixo teor calórico. Para complementar essa alteração de rotina, muitos estabelecimentos de fast food de alimentação saudável se adaptaram para atender o público jovem de forma exclusiva.

As temakerias, por exemplo, que possuem os jovens como o principal público, modificaram horários de funcionamento para atender essa fatia da população que carrega hábitos e costumes diferenciados. Durante os finais de semana é comum ver em funcionamento estabelecimentos de comida japonesa até às 6 horas da manhã com o objetivo de atender àqueles que saem para se divertir e resolvem se alimentar de maneira saudável e nutritiva antes de se deitarem.

Independente da idade, estar atento para a importância da alimentação saudável é vital para que a qualidade de vida não seja prejudicada. Por influência dos pais, costumes de adolescentes, ou, então, a simples preferência por refeições nutritivas, estar em dia com a saúde é sempre a melhor alternativa.

*Gustavo Toja é fundador da Temakeria Makis Place, rede de culinária japonesa que conta com 120 unidades em operação no Brasil e nos Estados Unidos. Considerada a maior rede de restaurantes de sushi fora do Japão, a Makis Place possui mais de 100 opções de temakis de diferentes sabores e outras centenas de produtos orientais em seu cardápio. www.makisplace.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR