As boas práticas de gestão da limpeza e sanitização, implantadas nos meios empresariais e de grande circulação durante a pandemia da Covid-19, têm contribuído para que estes ambientes se tornem mais saudáveis e seguros. Quando mantidas, as boas práticas fornecem a garantia da oferta permanente de um ambiente de qualidade para o usuário.
De acordo com a coordenadora da certificação A2S – Ambiente Seguro e Saudável, da Fundação Vanzolini, Flávia Corrêa Ferreira, “o legado mais importante deixado por essa grave crise está na importância que os gestores dão hoje para a oferta de uma estrutura que suporte processos robustos de higiene e sanitização, envolvendo a educação e cultura organizacional com vistas a dar maior segurança aos usuários, clientes e colaboradores. Hoje as pessoas querem ter a tranquilidade e o conhecimento de que o local onde elas estão aplica uma gestão sanitária eficiente e responsável”.
A crise sanitária gerou importantes adaptações nas condições de trabalho e políticas internas das empresas, com a adoção de treinamentos e adequações nas estruturas coorporativas que devem se tornar preocupações permanentes nos ambientes produtivos. Medidas que podem ajudar a combater possíveis proliferações de agentes infecciosos e ameaças de surtos, epidemias, endemias ou pandemias.
Um importante sinalizador de ambiente que preza por boas práticas e medidas preventivas é o selo A2S – Ambiente Seguro e Saudável, emitido pela Fundação Vanzolini. Para conquistar a chancela, os estabelecimentos precisam se submeter a um processo de avaliação feito por uma equipe de auditores, capacitados em avaliar se a gestão do ambiente segue rigorosa rotina sanitária, conforme critérios internacionais exigidos pela certificação.
Para Betina Walker, sócia-diretora do espaço de eventos Sinimbu, em São Paulo (SP) a certificação A2S ajudou a empresa a estruturar e melhorar os processos internos. “Ter conquistado as cinco estrelas dá tranquilidade não só aos nossos clientes, que são extremamente exigentes, mas também aos nossos colaboradores. O fato de termos realizado o processo de certificação por três anos consecutivos nos desafia anualmente e torna o Espaço Sinimbu um local cada vez mais saudável e seguro. Não temos a menor dúvida que o investimento na certificação foi uma decisão acertada”.
O processo para certificação pode ser verificado em estabelecimentos comerciais (lojas, e shoppings centers, hotéis, supermercados etc), corporativos (escritórios), educacionais (escolas e universidades), indústrias e outros locais de grande circulação como transporte público, teatros, museus e aeroportos. Nesse contexto, a gestão de medidas sanitárias passou a ser algo conhecido e valorizado por boa parte das pessoas.
Segundo Mariana Bernardo de M. Cassola, gerente de qualidade, saúde, segurança e meio ambiente (QSMA) do Grupo Solví, “a certificação A2S teve uma enorme contribuição na construção de um ambiente seguro e saudável a todos os colaboradores e parceiros que, mesmo durante o período de pandemia, precisaram continuar com suas atividades. Com ela demos confiança a esse público de que todas as medidas sanitárias foram e são adotadas pela Solví, sempre na busca do bem-estar, do cumprimento das diretrizes governamentais e do nosso valor “Operar Seguro”, explicou Cassola.
Entre os aspectos avaliados pela certificação A2S estão a disponibilização de meios de higienização em locais de grande circulação de pessoas; distanciamento social voluntário; sinalização física nos espaços para delimitar a distância entre as pessoas em locais públicos; protocolos voltados aos espaços de alimentação; qualidade do ar, da água e da estrutura física; além da educação, gestão dos treinamentos e incorporação de novas tecnologias para a manutenção do ambiente seguro e saudável.