Realizada anualmente pela Panrotas, um das mais importantes revistas especializadas no setor, listagem evidencia a importância do trabalho executado pela FBHA no enfrentamento da crise desencadeada pela pandemia
O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, figura na lista dos “100 Mais Poderosos do Turismo PANROTAS ELO”, realizada há dez anos pela revista Panrotas, uma das mais importantes do trade turístico nacional.
A edição especial da publicação buscou inspiração em quem fez a diferença durante a pandemia, indicando as lideranças, empresários e profissionais do setor que se destacaram na proposição de caminhos para o enfrentamento da maior crise já vivida pelo mercado no país.
“Estamos felizes com a indicação e acreditamos que, apesar de tudo, temos mostrado que, com trabalho e inovação, estamos no caminho para a recuperação”, afirma Alexandre Sampaio.
A lista
A lista da Panrotas deste ano tem 26 mulheres (eram 33 no ano passado, recorde dos dez anos, mas, pela primeira vez, este ano, uma mulher estampa a capa da edição), 10 agentes de viagens, 17 operadores, quatro consolidadores, oito hoteleiros, sete profissionais de tecnologia, 10 políticos, 19 presidentes ou diretores de entidades e órgãos nacionais, oito consultores e produtores de conteúdo, dois representantes do setor de seguro viagem, dois receptivos, 15 profissionais de aviação, oito de cruzeiros, dois de mobilidade, três de eventos e nove de viagens corporativas, lembrando que alguns deles têm mais de um negócio.
A campanha da FBHA
Responsável por gerar emprego e renda de forma significativa para a população brasileira, o turismo e a alimentação fora do lar são considerados setores fundamentais para o nosso país. Sabendo da relevância destes segmentos, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lançou, em setembro, a campanha de aniversário de seis décadas e meia da entidade, com o slogan “65 anos de trabalho, inovação e representatividade!” para enaltecer a presença deste ramo, buscando o desenvolvimento econômico do Brasil.
“Nunca, em hipótese alguma, imaginamos que estaríamos passando por algo tão intenso e negativo para o nosso setor. Desde a chegada da Covid-19, tivemos que readaptar as nossas rotinas, mas, além disso, fomos obrigados, pelas condições da pandemia, a reinventar as nossas atuações. Não temos mais tempo de nos queixar do prejuízo econômico, porque, agora, é hora de trazer soluções. A inovação é fundamental nesta caminhada. Precisamos aprender coisas novas e, acima de tudo, readaptar o turismo para que continuemos movimentando renda, emprego e, claro, alegria para milhões de brasileiros. O aniversário da federação não podia ser diferente: nesses 65 anos de atividade, buscamos sempre modernizar. Neste ano, mais do que nunca, estamos entrando para o novo mundo”, explica o presidente da FBHA.
O homenageado
Empresário com mais de 39 anos de atuação no mercado hoteleiro carioca e fluminense, Alexandre Sampaio é presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e também do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Cetur/CNC), que reúne mais de 20 entidades associativas empresariais do turismo, além de representantes do turismo nas Federações do Comércio nos estados.
Sampaio é ainda membro do Conselho Nacional de Turismo do Ministério do Turismo; coordenador do Comitê Brasileiro de Normatização em Turismo (CB54), órgão de planejamento, coordenação e controle das normas relacionadas ao Turismo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Com formação em Ciências Contábeis, Sampaio foi presidente do SindRio entre 2002 e 2010, quando assumiu a presidência da FBHA. Também foi vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e diretor financeiro, diretor jurídico e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
Sobre a FBHA – A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC.
Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.