Primeira pizzaria do Brasil

por migracao

Primeira pizzaria do Brasil




A Primeira pizzaria do Brasil foi a extinta cantina Santa Genoveva, aberta em 1910, no bairro do Brás, em São Paulo – SP por um italiano e oferecia no início apenas três sabores


O estabelecimento comercial pertencia ao italiano de Nápoles, Carmino Corvino, conhecido na época como Dom Carmenielo. A pizzaria oferecia no início apenas três sabores: mussarela, aliche e napolitana.

Carmino desembarcou no país em 1897 e como outros italianos, começou a trabalhar na capital paulista vendendo pizza pelas ruas da cidade, cortada em pedaços.


Os imigrantes assavam a pizza no forno e a carregavam em um tambor portátil, com carvão em brasa para não esfriar. Com a iniciativa de abrir a primeira pizzaria, Dom Carmenielo ficou muito rico, mas acabou perdendo tudo e morreu pobre.


Primeira do mundo.
‘Pietro… e basta cosi’ foi a primeira pizzaria do mundo, inaugurada em 1780, em Salita S. Anna di Palazzo, Nápoles/ Itália. O proprietário era o italiano Pietro Colicchio.
Dia da Pizza


Em São Paulo, 10 de julho é comemorado o Dia da Pizza. A data foi instituída em 1985, pelo então secretário de Turismo, Caio Luís de Carvalho. Na ocasião, um concurso estadual elegeu as 10 melhores receitas de mussarela e margherita.


Fontes: Club Gourmand, Jornal Estadão e Correio Gourmand

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR