Primeiro aplicativo de vinho do mundo lança versão em português

por migracao

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Primeiro aplicativo de vinho do mundo também passa a contar com os idiomas espanhol, francês, italiano e alemão


O melhor e maior aplicativo de vinhos do mundo – o Vivino – acaba de lançar sua versão em português. O software que reconhece os rótulos das garrafas por meio da captação de imagem (scanner) pelo telefone celular possui uma adega virtual de 3,5 milhões de vinhos digitalizados. Com este imenso banco de dados, o aplicativo já contabiliza mais de 4 milhões de usuários e 50 milhões de consultas em todo o mundo. Só no Brasil são mais de 550 mil usuários e, com a versão em português, a estimativa é dobrar este número até o final do ano. “O Brasil é um dos nossos três principais países em termos de usuários, e atingir mais de meio milhão de pessoas mesmo na versão em inglês já é uma grande conquista”, comemora o CEO e fundador do Vivino, o dinamarquês Heini Zachariassen. “A economia do Brasil está crescendo rapidamente e, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, os consumidores terão muitas razões para abrir uma garrafa de vinho”, acrescenta, explicando o investimento no mercado nacional.


Primeiro aplicativo de vinho do mundo, o Vivino passa também a oferecer os idiomas espanhol, francês, italiano e alemão. Hoje, o banco de dados do aplicativo (app) gratuito disponível para os sistemas Android e iPhone possui 23 mil rótulos brasileiros, mais de 150 mil chilenos e 134 mil argentinos. O software exclusivo do Vivino permite aos seus usuários identificar rapidamente um vinho, apenas fotografando o rótulo com o smartphone. A partir da identificação praticamente imediata do programa, são informados o nome do vinho, o produtor, a vinícola, a região, o país, as castas utilizadas, a safra, entre outras informações. Ainda é possível ler comentários, ver preços, descobrir os locais de comercialização dos rótulos e ter sugestões de harmonização. “O Vivino é uma ferramenta ágil e ampla para aqueles que buscam saber quais vinhos as pessoas reais gostam e não o que os críticos de vinhos indicam”, destaca Zachariassen.
 
Como funciona o programa
Disponível sem custo na App Store e no Google Play, o Vivino possui um layout cor de vinho semelhante ao do Instagram. Seu funcionamento é simples e fácil. Basta o usuário abrir o aplicativo, se cadastrar pelo Facebook ou por e-mail, tirar uma foto do rótulo do vinho e receber, em segundos, todas as informações do produto. O aplicativo está totalmente conectado às redes sociais, permitindo aos usuários curtir e compartilhar seus vinhos no Facebook e no Twitter.


A avaliação dos vinhos é uma das principais ferramentas dos enófilos. Isso porque cada rótulo da adega virtual do Vivino apresenta uma nota, advinda do cruzamento de pontos fornecidos pelos usuários que já consumiram o vinho. O sistema didático atua com a concessão de estrelas: 1 (Não gostei); 2 (Ok); 3 (Bom); 4 (Ótimo); e 5 (Sensacional). Através desta pontuação é que são feitos rankings dos vinhos preferidos pelos usuários. 


A organização das imagens é pela ordem em que foram incluídas. Os vinhos ainda podem ser encontradas pelo filtro de “preço mais baixo”, “preço mais alto” e “melhor classificado”. Caso o programa não reconheça um rótulo, o Vivino insere o vinho em até dois dias. Ainda é possível adquirir a versão PRO por US$ 4,99 mensais, que permite criar e gerenciar sua adega virtual, classificando por preço e data de classificação. Também é possível adicionar notas.


Atualmente, estão inseridos no programa quase 150 mil vinícolas, 1.768 regiões produtoras de vinho, 55 países, 1.407 variedades de uvas, 1,5 milhão de avaliações, mais de 715 mil pontos de comércio e 659 mil vinhos com preços. Os vinhos franceses, espanhóis, italianos, norte-americanos, chilenos e argentinos são os mais procurados. Entre as variedades de uvas, as mais populares são Cabernet Sauvignon, Chardonnay,Merlot e Pinot Noir.

Entre os diferenciais do aplicativo está o tamanho de seu banco de dados – o maior do mundo on-line –, que permite melhores classificações e opiniões, obtidas através de uma base gigantesca de usuários do mundo todo. “A nossa dimensão nos permite ser muito mais rápidos e mais eficientes em combinar vinhos digitalizados para o nosso banco de dados. Ele oferece aos nossos usuários uma rede muito maior de classificações de amantes de vinho todos os dias em todo o mundo em questão de segundos”, explica o CEO.
 
Como tudo começou
O Vivino nasceu no ano de 2009, em Copenhague, na Dinamarca, a partir de uma frustração de Heini Zachariassen. Amante das delícias de Baco, Zachariassen tinha dificuldades em encontrar informações sobre vinho. Com isso, surgiu a ideia de construir uma base de dados semelhante ao do IMDb Movies, maior site de cinema do mundo, uma espécie de “Google dos filmes”. Com a parceria de Theis Soendergaard, decidiu não apenas construir uma base de dados, mas uma ferramenta para auxiliar os amantes do vinho a obterem informações e compartilharem dados de forma rápida e fácil.


Em 2011 foi criada a sua versão beta e, em abril de 2012, o aplicativo chega ao mercado. “Nos últimos dois anos, a equipe Vivino tem sido focada em construir o melhor produto possível. Todo esse trabalho valeu a pena e nós criamos o primeiro aplicativo no mundo. Agora que temos um grande produto, queremos expandir nosso alcance através da oferta do produto em vários idiomas”, completa o executivo.
 


VIVINO EM NÚMEROS


– 55 países;
– 150 mil vinícolas;
– 1.768 regiões produtoras de vinho;
– 23 mil rótulos brasileiros, 150 mil chilenos e 134 mil argentinos;
– 1.407 variedades de uvas;
– 1,5 milhão de avaliações;
– 715 mil pontos de comércio;
– 659 mil vinhos com preços;


Divulgação: Ponto Doc



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Le Brésil Chez Monoprix 


Projeto Brazilian Flavors promove, na França,
degustações de alimentos e bebidas do Brasil
à venda em festival na rede Monoprix 


Começou dia 28 de maio, e segue até 8 de junho o festival Le Brésil Chez Monoprix, na França, em 25 pontos de venda da rede Monoprix. Durante esse período que antecede a Copa do Mundo, alimentos e bebidas do Brasil entram em campo, em degustação para o público nessas lojas, em contato direto com o consumidor francês. A seleção para a temporada tem barras de cereais, amendoim japonês, castanha do Pará, café solúvel, sucos naturais, água de coco, goiabada, mini arroz, paçoquinha, feijão embalado a vácuo, refrigerante orgânico, cervejas especiais artesanais e vinhos finos. Em cinco dessas lojas que sediam a temporada haverá um pop-up destacando os produtos da promoção, o que ampliará de forma significativa a visibilidade dos itens. O lançamento oficial do festival aconteceu na semana passada, na sede da Embaixada do Brasil na França.


Esse é mais um resultado do Projeto Brazilian Flavors, que promove alimentos e bebidas do Brasil no exterior com o objetivo de abrir mercados e possibilidades de exportações para essas empresas, além de capacitá-las para os desafios do mercado externo. O Projeto Brazilian Flavors foi criado pela Associação Brasileira dos Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O festival de Brasil nas lojas Monoprix envolve produtos de vários segmentos, mas coube ao Brazilian Flavors a organização da área gastronômica do evento, responsabilizando-se também pela inclusão de produtos de empresas não associadas, além dos alimentos integrantes do Projeto.


Durante a temporada, o Brazilian Flavors realiza uma pesquisa com os clientes das lojas Monoprix para saber sobre a aceitação dos produtos brasileiros, e os resultados serão repassados para as empresas participantes.


Na França e no Báltico


Outro resultado importante do Brazilian Flavors, em andamento, é a realização do Festival Seja Brasileiro em sete navios de cruzeiros da Tallink Group, a maior empresa que opera turismo no Mar Báltico. Desde meados de março e até a Copa do Mundo, os restaurantes dessas embarcações servem pratos do Brasil elaborados com os produtos do Brazilian Flavors(criações da chef paulista Heloísa Bacellar) e vários desses produtos permanecem à venda nas lojas Duty Free das embarcações, alcançando milhares de turistas nórdicos, estônios, russos, japoneses e chineses durante a temporada –cada navio transporta mais de 2,7 mil pessoas por viagem.


Mais informações, pautas, entrevistas e fotos dos produtos:



Divulgação: Eco comunicação

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