Prince de Galles, hotel da Luxury Collection, reabre as portas após reforma.

por migracao

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Na Avenida George V, este lendário ícone da Art Déco parisiense reabre suas portas, restaurado por dois decoradores internacionalmente renomados: Pierre-Yves Rochon assumiu o lobby, a recepção e os espaços de hospedagem, e Bruno Borrione o restaurante, o bar e o pátio


O Prince de Galles, um hotel da Luxury Collection, está reabrindo após dois anos de reformas executadas pela ERTIM Architectes SA em colaboração com os decoradores internacionalmente renomados Pierre-Yves Rochon e Bruno Borrione. Revelando um mosaico de elegância parisiense, o Prince de Galles pretende ser reconhecido como o ponto de encontro de uma clientela exigente à procura de um discreto e luxuoso.


O projeto está inserido numa estratégia de peso da Starwood Hotels & Resorts e de seus proprietários, que decidiram investir mais de 150 milhões de euros na restauração dos mais emblemáticos hotéis europeus da Luxury Collection. Os hotéis Alfonso XIII, de Sevilha, e o Maria Cristina de Saint-Sébastien reabriram em 2012, o Gritti Palace, em Veneza, foi inaugurado em 1º de fevereiro de 2013 após 15 meses de reformas.


Inaugurado em 1929, em pleno período da art déco, com projeto do arquiteto André Arfvidson, o lendário hotel Prince de Galles ainda é um dos mais singulares endereços da hotelaria parisiense, apreciado por viajantes à procura de uma estadia intimista e elegante junto aos Champs-Elysées, no Triângulo de Ouro – a área mais conceituada da capital francesa.


A atenção aos mínimos detalhes é uma característica do trabalho de Pierre-Yves Rochon, que recriou os 115 apartamentos e as 44 suítes do hotel, além do lobby e do espaço bem-estar. Intransigente quanto à qualidade da execução, o arquiteto de interiores selecionou cuidadosamente grandes nomes do artesanato e afamados especialistas para sublimar materiais exigentes, como o mármore negro Saint Laurent ou o ébano de Macaçar. No nível destas ilustres assinaturas estão Mobil Project e Craman Lagarde (mobiliário), Collection Pierre e JNL (poltronas), Delisle (luminárias), Pierre Frey e Zimmer and Rohde (tecidos), Orient Impex e Parsua (tapetes). Muito acolhedores, a entrada e o lobby evocam a intimidade de um salão, propiciada habitualmente pelas residências particulares. O luminoso saguão orna-se de um lustre espetacular da marca Delisle, desenhado a partir de fotos de arquivo de 1929, em cuja estrutura estão fincadas as três plumas do famoso penacho, símbolo do Prince de Galles. O caloroso salão refinadamente exótico do lobby harmoniza épocas, com seu console de ébano de Macaçar, tapetes Parsua e elegantes poltronas de couro, magnificando o esplendor e o espírito intimista de um hall e entrada, único em seu gênero. As primeiras surpresas já são logo percebidas na porta principal, ladeada por duas majestosas luminárias em bronze, confeccionadas pela Maison Delisle e imaginadas por Pierre-Yves Rochon para servir de emblema ao Prince deGalles: “A maioria dos hotéis instala árvores diante de suas portas. Pretendi romper com esta tradição criando duas árvores em bronze dourado. Trata-se de uma inesperada assinatura que apoiará a identificação do Prince de Galles.“


Uma residência privativa, uma jóia da Art Déco
A decoração dos quartos, imaginados como dependências de uma residência particular, sintoniza-se com o estilo art déco muito em voga no início dos anos 30. Uma particularidade comentada por Pierre-Yves Rochon: “A art déco é um estilo decorativo bem característico dos interiores parisienses que, estranhamente, havia sumido completamente da paisagem hoteleira da capital. Era muito importante fazer oPrince de Galles reencontrar seu estilo original e se tornar o único hotel art déco de Paris. »


A modernidade e o conforto dos 115 apartamentos, calorosas e delicadas alcovas, cativam seus ocupantes sem destoar do charme de uma decoração de classe, composta de sedosos tecidos em tons laranja e verde. Nos banheiros, espelhos, luminárias e mosaicos harmonizam-se com os jogos combinatórios e os gráficos tão característicos do período art déco. Nas suítes (23 Mosaico e 18 Macaçar), as veias oníricas do mármore negro Saint Laurent traçam os contornos de um espaço privilegiado. Um ambiente tecido em seda, linho e algodão, onde poltronas, sofás e méridiennes são convites para sonhar. Como os finos arabescos do tapete, que retraçam as graciosas volutas do mosaico do pátio, visto pelas janelas. Um conforto exclusivo muito apreciado pelos viajantes estudiosos – uma secretária em madeira de Macaçar oferece um belo espaço de trabalho – ou românticos, que se sentirão em casa no quarto de vestir em sicômoro. No 7º andar, onde estão duas suítes reais (Ouro e Safira), a inspiração parisiense ilumina-se de dourados e negros. Mármore raiado, couro escuro, poltronas leopardo e móveis laqueados sobressaem-se numa atmosfera luminosa.


Na suíte Ouro, através do gesto comedido da artista Manuela Paul-Cavallier, o nicho da cabeceira da cama transforma-se em decoração mural propícia aos sonhos de uma noite tranquila, ao passo que, na suíte Safira, pontuada de detalhes azuis, uma grande biblioteca em macaçar guarda as lembranças e narrações dos hóspedes famosos do hotel.


Na esteira do brilho destes ilustres ícones, descobre-se o Apartamento Parisiense, cujas chaves abrem muito mais do que uma simples suíte. Um pedacinho de Paris aninhado sob os telhados, onde a viagem se expande por dois andares e num terraço privativo de 85 m2 voltado para Triângulo de Ouro. Uma verdadeira jóia com facetas art déco cuja decoração mais contemporânea e as linhas sofisticadas – como os tapetes gráficos Nourison e os magníficos mosaicos do banheiro – orientam-se em torno de uma grande escada em ferro e dourados. Neste apartamento privativo, Paris está presente até nas paredes, que ostentam uma tela de Edmond Petit retraçando mapas antigos da capital. Equipado com cozinha, sala de jantar separada, duas salas, elevador interno e dois quartos, este apartamento de 245 m2 será o teatro de uma estadia inesquecível, com a torre Eiffel em plano de fundo como cenário único.


Um universo dedicado à gastronomia e à arte de viver

Em fina sintonia com a chef Stéphanie Le Quellec, Bruno Borrione colocou suas digitais contemporâneas e oníricas nos espaços de restauração.
– La Scène, o restaurante-símbolo do hotel, onde o branco etéreo do mármore da cozinha aberta contrasta com as linhas escuras da madeira.
– Les Heures, o excepcional bar, lembra um caldeirão de materiais e cores, onde o ébano de Macaçar, seguindo o tema dos anos 20, põe em destaque a modernidade da decoração, mesclando tons verdes, castanhos e beges.
– O famoso pátio em mosaico, minuciosamente restaurando, propõe uma agradável pausa para os viajantes saborearem um café ou um coquetel old-fashion, como o famoso “Champs-Elysées”.


São momentos de fruição vividos em torno dos mosaicos do pátio, ilustrados pelas opções de Bruno Borrione assim descritas: “Ao preservar o equilíbrio entre a história dos locais e a funcionalidade, pretendi fazer com que o Prince de Galles reencontre seu senso de hospitalidade sem transformar-se num museu. E também que este espaço térreo se torne aberto, vivo, luminoso… e entre novamente em sintonia com a efervescência da vida parisiense. “


Para mais informações sobre o Prince de Galles, a Luxury Collection Hotel em Paris, visite www.luxurycollection.com/princedegalles.


Starwood Hotels & Resorts na França
A Starwood opera atualmente seis hotéis e resorts na França sob cinco de suas nove marcas de estilo. Além do Prince de Galles, esses hotéis incluem o The Westin Paris Vendome, o Le Méridien Etoile, o The Sheraton Paris Airport Hotel e o W Paris – Opéra, que abriu no ano passado, todos na capital francesa, bem como Le Méridien Nice, no sul da França.


Sobre o The Luxury Collection Hotels & Resorts
A rede The Luxury Collection ® é um conjunto de hotéis e resorts que oferecem experiências únicas e autênticas que evocam preciosas e duradoras lembranças. Para o explorador global, a The Luxury Collection oferece uma porta de entrada para os destinos mais interessantes e desejáveis do mundo. Cada hotel e resort é uma expressão única e apreciada de sua localização, um portal de encantos e tesouros inerentes do destino. Decoração magnífica, cenários espetaculares, serviço impecável e as mais recentes conveniências modernas, se combinam para proporcionar uma experiência enriquecedora com exclusividade. Originado em 1906 sob a marca CIGA como um conjunto das mais famosas e representativas propriedades da Europa, hoje a marca Luxury Collection é um conjunto brilhante de mais de 85 dos melhores hotéis e resorts do mundo, em mais de 30 países, em cidades movimentadas e destinos espetaculares em todo o mundo. The Luxury Collection inclui propriedades premiadas que continuamente excedem as expectativas dos hóspedes ao oferecer um serviço incomparável, estilo e classe, enquanto oferece a tradição e característica únicas que distinguem cada hotel. Todos esses hotéis, muitos deles centenários, são reconhecidos internacionalmente entre os melhores do mundo. Para mais informações, por favor visitewww.luxurycollection.com.


Fotos:














 


Divulgação: Hochmuller Comunicação
Marcela Pimenta – marcela.hochmuller@gmail.com

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