Prowine 2021 – Menin Wine Company desembarca no Brasil e marca presença na primeira edição da Prowine São Paulo

Vinícola portuguesa, brand manager das marcas Menin Douro Estates e Horta Osório Wines, apresenta produtos inéditos, revela tendências e ressalta diferenciais dos vinhos durienses.

Presente no mercado desde 2018, a Menin Wine Company, vinícola portuguesa comandada pelos executivos brasileiros Rubens Menin e Cristiano Gomes, marca presença na primeira edição daProWine São Paulo. Visando o Brasil como mercado prioritário para exportações, a empresa apresenta na feira que reúne os principais produtores, importadores, distribuidores, sommeliers, varejistas e trade do país e do mundo, rótulos inéditos e de destaque dos portfólios de produtos das marcas Menin Douro Estates e H.O.

“Esta será nossa primeira participação em um evento brasileiro de peso como a ProWine São Paulo. Estamos contentes em apresentar o melhor dos vinhos do Douro para o mercado local. Temos certeza de que este evento será uma porta de entrada para novos negócios e uma oportunidade de alavancar o reconhecimento do Douro como uma das regiões de maior expressão na viticultura e enologia no mundo”, destaca Cristiano Gomes, sócio-administrador da Menin Wine Company.

O Brasil tem se mostrado um mercado promissor e aquecido quando se trata de vinhos, principalmente para Portugal, que é o segundo maior exportador de vinhos para o país, concorrendo com Chile. Segundo o Instituto Nacional de Estatística de Portugal, as exportações portuguesas para o Brasil cresceram 26,5% em 2020, mesmo diante da pandemia. Dos 846 milhões de Euros exportados por Portugal, o país foi responsável por 67 milhões, ou pouco mais de 8% do total.

O enólogo João Rosa Alves, que está à frente de todos os processos de produção de vinhos das marcas, estará no estande da vinícola portuguesa. “É uma honra representar a Menin Wine Companynesse encontro que move o mercado dos vinhos. Temos muito a mostrar para o público com nossos produtos, que, ao mesmo tempo que refletem a tradição duriense, traduzem inovação, por serem produzidos por meio das mais avançadas técnicas de viticultura e enologia”, ressalta o enólogo.

Entre os vinhos da Menin Wine Company que serão apresentados no evento, estão os rótulos Menin Reserva 2019 (Tinto) e Douro´s New Legacy 2019 (Tinto), da Menin Douro Estates, e HO Grande Escolha 2015 (Tinto), HO Sousão 2016 (Tinto) e HO Reserva Branco 2019, da H.O.

 

RÓTULOS MENIN DOURO ESTATES E H.O.  

Os vinhos Menin Douro Estates e H.O. nascem de uma rigorosa seleção de diferentes parcelas de vinhas com idades que variam de 15 a 100 anos e que se enquadram em mais de 60 castas, distribuídas em uma área total de 140 hectares localizada na região Demarcada do Douro, incluindo Cima Corgo e Baixo Corgo.

Menin Reserva 2019 (Tinto)  

  • Castas: 35% de touriga nacional, 35% de touriga franca, 10% de tinta barroca, 10% de tinta amarela e 10% de vinha velha (mistura de castas);
  • Estágio: 85 % carvalho francês e 15 % carvalho americano durante 14 meses;
  • Notas de prova: Apresenta cor rubi, aroma pleno de fruta fresca, notas de frutas vermelhas silvestres, como amoras e ameixa, e harmoniza com nuances conferidas pelo estágio em barrica. Na boca, apresenta uma estrutura sólida, com taninos vivos, mas polidos, e uma grande frescura e equilíbrio.

Douro’s New Legacy 2019 (Tinto)  

  • Castas: 60% de vinha velha, com 100 anos de idade, e 40% de touriga franca, com 45 anos de idade;
  • Estágio: 90 % carvalho francês e 10 % carvalho americano durante 18 meses;
  • Notas de prova: Apresenta cor rubi intensa, aromas muito finos de ginja, cassis e chocolate preto, que ao mesmo tempo manifesta nuances balsâmicas e de cerejeira, noz-moscada e hortelã-pimenta. Revela boca bem estruturada, mas plena de harmonia e frescura, com um final de boca longo e persistente.

 

RÓTULOS H.O.  

 

HO Grande Escolha 2015 (Tinto) 

  • Castas: Castas tradicionais durienses de vinhas velhas; 
  • Estágio: 18 meses em barricas novas de carvalho francês; 
  • Notas de prova: Apresenta cor púrpura e bastante profunda. Contém aroma muito distinto e complexo com a madeira muito bem integrada e discreta no conjunto. Sente-se inicialmente um caráter frutado e floral evoluindo posteriormente para notas mais sérias e complexas de especiarias. Na boca, mostra-se intenso e profundo, muito equilibrado, fresco, vivo e muito complexo. Excelente estrutura e volume de boca devido à qualidade dos seus taninos, que lhe conferem um final muito longo. Este equilíbrio contribui para o seu enorme potencial envelhecimento em garrafa.

 

HO Sousão 2016 (Tinto) 

  • Castas: Sousão; 
  • Estágio: 15 meses em barricas novas de carvalho francês; 
  • Notas de prova: Apresenta cor púrpura e muito profunda. Contém aromas vivos e intensos, com bom caráter varietal da casta. Notas de fruta preta e especiarias. A madeira é muito discreta e bem integrada no vinho. Na boca, mostra-se inicialmente vivo e fresco, complexo com alguma rusticidade característico da casta. Muito harmonioso e equilibrado com um final fino e bastante longo.  

 

HO Reserva Branco 2019  

  • Castas: Arinto, rabigato, viosinho;
  • Estágio: 6 meses em barricas de carvalho francês com o intuito de enaltecer os aromas primários;
  • Notas de prova: Apresenta aroma intenso, atraente e complexo, de caráter mineral em equilíbrio com notas florais, frutos exóticos e barrica. Na boca, revela-se um vinho muito fresco, complexo, equilibrado, gordo e com volume. Final de prova longo e demonstrando excelente capacidade para a mesa.

 

EXPERIÊNCIA DEGUSTATIVA  

Seguindo todos os protocolos de segurança indicados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a Menin Douro Estates oferecerá experiência degustativa para os visitantes de seu estande.

 

LOCALIZAÇÃO ESTANDE MENIN DOURO ESTATES  

  • Estande Vini Portugal, Ilha A, Estande nº 5.

 

Sobre a Menin Wine Company 

Criada pelos empresários Rubens Menin e Cristiano Gomes em 2018, a Menin Wine Company nasce de um sonho: produzir grandes vinhos do Douro e colocá-los no mundo. Há tempos que Portugal estava na mira dos dois empreendedores e pelas melhores razões, aliás não é por acaso que o país foi o escolhido para um investimento de 30 milhões de euros. Rubens Menin um dos maiores empresários brasileiros, com vasto portfólio de negócios, e Cristiano Gomes, sócio e empresário com carreira na área financeira, juntaram-se para realizar uma paixão de ambos. E o Douro é apenas o começo.

Divulgação: CDI Comunicação

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR