O que o leva a pensar, que fazendo o que sempre fez vai conseguir um resultado diferente, isso é completamente incoerente.
Tem uma empresa funcionando há algumas décadas, sua empresa sempre foi muito bem, mas agora a crise chegou. Será? E foi a crise que chegou ou a falta de flexibilidade que está gerando uma crise particular, normalmente são os dois? Demos um curso de Revenue Management em 2011, eu disse aos participantes que final de 2014 início de 2015 iria iniciar uma crise relativamente séria que vai “ficar menos pior” na melhor das hipóteses em 2017, muitos deles me ligaram no começo do ano perguntando como eu sabia, bem 40 anos de mercados ajudam muito. Mas, saber que uma crise existe ou vem é muito bom, nos prepara para a enfrentar, porém há quem ache… (sei lá o que) e claro esses vão ter sérios problemas, mas uma coisa é certa se você continuar a fazer o que sempre fez os seus resultados vão piorar muito já que o mercado requer outro tipo de configuração, então prepare-se, você está em areia movediça a maioria de seus movimentos afundam-no mais.
Porque você não procurou ajuda de um especialista e aqui falo de especialistas e não daqueles que perdem emprego viram consultores e depois largam tudo pela “1ª boquinha” que aparece.
Fazer mais do mesmo, nada, ou coisas que não levam a nada. Mas, calma se você não procurou ajuda especializada ou a acha cara e isto significa a diferença entre o lucro e o prejuízo é porque você ainda não perdeu o suficiente cuidado para não falir antes de perceber.
Tenho consultas, com tempo hábil de pessoas com mais de 20 Anos de mercado com empreendimentos espetaculares e cada vez que eu falava com eles ou os encontrava em algum lugar diziam: “Sr. Rui preciso ver um período para o senhor fazer um trabalho para nós”, a última vez já fazem dois anos, só que faz mais de um que eles fecharam, mas eu avisei na última conversa que isso iria acontecer eles não teriam mais 4 meses para manter o Hotel aberto. Fecharam para reforma, não, por incompetência falta de conhecimento aliado ao orgulho de não querer admitir que não eram capazes, tudo tem seu preço, qual você quer pagar?
Algumas vezes há pessoas que não perdem o contato e dizem “acho que vou precisar do Senhor, mas vou tentar”… e normalmente partem para os especialistas de plantão, aqui aparecem os Revenue manager, o sujeito que não sabe o que faz contratado por quem está desesperado – Agora entraram numa moda de 15 preços BAR, ok, porque não 150, porque não 7, porque não 1500 – todos são possíveis e vou dar um pequeno exemplo:
Uma rede com 300 UHS– segunda-feira ao meio dia todos os check-out foram feitos e fica com 30% de ocupação, isto corresponde a 90 UHS – então esta rede tem possibilidade de fazer 210 preços BAR, não recomendo, recomendo no máximo 7 mas o ideal é que sejam 4 e isso é académico e tem razão de ser. Num mercado muito dinâmico e isso são exceções raríssimas 14…. isso partindo de 30% de ocupação. Mas 15 preços BAR tem som de Curioso que nada entende sobre o que diz.
A Maior rede do mundo– 1.300.000 UHs. Os 30% seriam 390.000 e aqui é possível e real termos 910.000 preços BAR, referente às 910 mil unidades disponíveis. Claro que isso é impraticável, mas esta possibilidade existe. O ideal 4 tal como no 1º caso o Máximo seguro 7 – só muda a quantidade de UHs que vc negocia nada mais.
Pegue esses números e passe para uma unidade, mas o sistema é o mesmo e os 15 preços BAR é para quem não sabe o que está fazendo, aliás não tem a mínima noção.
Revenue Management é uma ciência econômica de Gestão e possibilita otimizar tudo, mas não na mão de curiosos “especialistas” – depois tem um problema com as UHS dos exemplos acima, quantas vc pode rentabilizar? Quantas não são rentabilizáveis, vc pode vender, pode ocupar, mas elas não rentabilizam quantas são semi-rentáveis? Nestas os preços BAR funcionam de forma diferente, não são aplicáveis. Então 15 preços BAR é BURRICE INCOMPETÊNCIA E INEXPERIÊNCIA…. simples assim. Cuidado que isso fecha um hotel em pouco tempo.
Portanto, a tal área de Marketing, não dá certo, e quando dá o resultado é positivo para os concorrentes, a maioria dos hotéis que precisa aumentar a ocupação acha que isso se faz colocando mais gente para dentro, só que isso não é assim esse cliente nunca vira hóspede, e o Hospede para quem sabe é possível fidelizar, o cliente é “volátil” ele muda a toda a hora, e com o seu problema não era ocupação era rentabilidade, aquela diferença interessante – entre custo e receita – o seu problema persiste e acaba sempre do mesmo jeito o fim do Hotel… ou nas mãos de uma Administradora convencional o que é pior ainda. Quer uma Administradora, proponha, ok eu lhe dou a administração vocês são remunerados pelo GOP. Porque nas mãos de uma marca de Administradora do mercado recebe pelo trabalho de uma vida, uma esmola que com sorte ainda vão tirar-lha pois os contratos estão feitos para isso.
Não espere, não entre em conversas de curiosos, é incrível observarmos que o sujeito está com dificuldades e vai se aconselhar com o Amigo que está na mesma ou pior situação, famoso “abraço dos afogados”.
No Rio de Janeiro hoje, nós temos os que sabem tudo, mas continuam fazendo o que faziam há 4 ou cinco anos e como não saem do lugar, ou saem, andam para trás culpam o sistema e não conseguem nada a não ser trocar funcionários bons por medíocres e depois estes por piores. Mas afinal eles sabem tudo – Há outras praças com o mesmo perfil e donos de Hotel, é muito diferente de Hoteleiro, que sabem tudo e não tem mais de onde tirar capital, caso de BHZ, o paraíso das administradoras e inferno dos investidores. Estes me perdoem eles precisam sofrer mais e orar para entenderem a tempo o que aconteceu, procurando socorro profissional de fato, antes de perder tudo.
Acreditem tentar tenta quem não sabe, quem sabe faz acontecer, não existe nenhuma empresa melhor para enfrentar crise que um Hotel devidamente estruturado assim como: – não há Hotéis que não deem lucro, há hotéis mal administrados.