Nome é alusivo ao título de Dottore Honorem em Ingegneria Gestionale recebido em 2017, na Itália, pelo fundador Raul Anselmo Randon, falecido em março
A RAR receberá, no dia 25 de junho, segunda-feira, cerca de 250 convidados no Restaurante do Lago, dentro das instalações das Empresas Randon, em Caxias do Sul (RS), para o coquetel de lançamento oficial do vinho edição especial Laurea ad Honorem. Trata-se de uma homenagem a Raul Anselmo Randon, que recebeu, pela sua trajetória empreendedora e pelos seus projetos sociais, o título de Dottore Honorem em Ingegneria Gestionale, concedido em 2017, pela primeira vez a um empreendedor brasileiro, pela Universidade Italiana de Pádua, umas das mais antigas e tradicionais do mundo. Na ocasião, também será lançado o livro Laurea ad Honorem, de autoria do jornalista italiano Paolo Meneghini, que narra a relação direta de Raul Randon com a Itália, aprofundada entre 2007 e 2017, período em que buscou um verdadeiro resgate às suas origens italianas. Meneghini, que foi o entusiasta da candidatura de Raul Randon para o recebimento do distinto mérito, concedido a poucos, pela universidade italiana, traz no livro, detalhes sobre como surgiu a ideia, como correram os trâmites e como foi a cerimônia de recebimento da Laurea.
O vinho Laurea ad Honorem, o mais novo integrante da família de vinhos RAR, que conta, agora, com 12 rótulos, é um assemblage nascido a partir das nobres castas Merlot e Cabernet Sauvignon, onde uma parcela da uva Merlot foi elaborada através do processo de apassimento, mesmo método utilizado para a criação do magnífico vinho italiano, Amarone Della Valpolicella.
De coloração rubi intensa e aroma marcante, este vinho mostra-se imponente em boca, com taninos redondos e aveludados que denotam equilíbrio e complexidade, através do próprio Amarone, adicionado em sua composição, o qual também contribui com um toque de delicado amargor, clássico destes opulentos vinhos italianos. Em cada garrafa do Laurea ad Honorem, expressa-se toda a imponência do mérito recebido pelo fundador da RAR, uma das características que o tornam único e o colocam como ícone do portfólio da RAR Vinhos.
O novo rótulo estará disponível já no dia seguinte ao lançamento, nos melhores pontos de venda, assim como através do e-commerce RAR (www.rar.ind.br/loja), devendo atrair não somente os apreciadores de vinho, pela grande qualidade que possui, como, em especial, o interesse de colecionadores e admiradores da intocável trajetória do Sr. Raul Anselmo Randon.
Perfil RAR/RASIP – Localizada em Vacaria (RS), a RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã, na década de 70. Hoje, é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Nos anos 90, a empresa montou a primeira fábrica de queijo Tipo Grana fora da Itália, lançando a marca Gran Formaggio e produzindo o queijo, de receita milenar, de acordo com as premissas do consórcio italiano. Além do queijo Tipo Grana, a RAR, que vem aumentando seu portfólio desde então, conta, atualmente, com linha de importados, composta por queijos e acetos italianos, a recém-lançada linha de presuntos e salame e azeite de oliva chileno.
Tem, ainda, a linha de derivados, chamada RAR Gourmet, com creme de leite fresco, manteiga e o queijo parmesão, além da marca de queijo ralado, Campos de Vacaria. A empresa conta, ainda, com linha de 11 rótulos entre vinhos e espumantes. A empresa mantém o Clube RAR Queijos e Vinhos, o primeiro do Brasil a oferecer sempre um rótulo em harmonização com queijo, uma dupla, tradicionalmente, de sucesso.