11ª edição do evento, de 08 a 12 de setembro, terá formato híbrido
A 11ª edição da ArtRio, que acontece entre os dias 08 e 12 de setembro, contará com o apoio cultural da Rede Windsor Hoteis. Seguindo o modelo de sucesso realizado no ano passado, o evento terá edição híbrida, com uma parte presencial, na Marina da Glória, e ainda em formato virtual, dentro da plataforma ArtRio.com. O evento já tem mais de 60 galerias confirmadas.
“Ficamos muito felizes em apoiar eventos como este, que são um grande incentivo à arte brasileira. Vimos todo o esforço da organização para conseguir manter o evento acontecendo mesmo diante do cenário em que estamos vivendo e em um formato que consegue atender a todos os públicos. Poder colaborar com uma iniciativa dessa que enriquece ainda mais a vida dos cariocas é um imenso orgulho”, diz Vitor Almeida, gerente de marketing da Rede Windsor.
A ArtRio tem um forte compromisso com a divulgação do trabalho de galerias e artistas. Ao logo do último ano, a ArtRio atuou de forma incessante na comunicação de notícias relacionadas ao mundo da arte, com a produção de um rico conteúdo publicado em seu site, cobertura de eventos como exposições e mostras, e forte atuação nas redes sociais.
“Em 2020, conseguimos fazer um evento totalmente adequado e seguro para o momento que estávamos vivendo. Uma série de medidas foram tomadas e tivemos total cooperação de todos os envolvidos. Foi um marco na retomada do mercado presencial do segmento de arte e alcançamos um número de vendas 20% superior a 2019. Agora em 2021, com os bons resultados alcançados pelo plano de vacinação da cidade do Rio de Janeiro, e também de todo o país, estamos ainda mais confiantes”, reforça Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
As galerias participantes do evento em 2021 foram selecionadas pelo Comitê Curatorial, formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (antes diretora da Galeria Bergamin & Gomide), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).
“Ter eventos presenciais é de extrema importância nesse segmento, onde valorizamos muito ver a obra de perto, conversar com o artista, e estimular diferentes emoções. Ao mesmo tempo, foi um período que entendemos melhor o alcance, a dimensão e as inúmeras possiblidades da atuação digital. A ArtRio online recebeu em uma semana, em 2020, mais de 300 mil pageviews, incluindo visitantes de Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha e Portugal. Foi possível, ainda, ter uma extensa agenda de debates e visitas guiadas online, com a participação de grandes nomes como Ai Wei Wei, Beatriz Milhazes e Ella Cisneros”, completa Brenda Valansi.
As galerias estão divididas em dois programas:
PANORAMA
Participam galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.
VISTA
Programa dedicado às galerias jovens, com até 10 anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.
ArtRio 2021
· Almacén Thebaldi Galeria – Rio de Janeiro
· Almeida & Dale Galeria de Arte – São Paulo
· Anita Schwartz Galeria de Arte – Rio de Janeiro
· Aura | Bailune Biancheri – São Paulo
· Bianca Boeckel – São Paulo
· Bordallo – Portugal
· C. Galeria – Rio de Janeiro
· Carbono Galeria – São Paulo
· Carcará – São Paulo
· Casa Triângulo – São Paulo
· Cassia Bomeny Galeria – Rio de Janeiro
· Central Galeria – São Paulo
· Danielian Galeria – Rio de Janeiro
· Fólio Livraria – São Paulo
· Fortes D’Aloia & Gabriel – São Paulo / Rio de Janeiro
· Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
· Galeria Athena – Rio de Janeiro
· Galeria de Arte Ipanema – Rio de Janeiro
· Galeria Base – São Paulo
· Galeria Clima – Brasília, Miami, Porto Alegre e Rio de Janeiro
· Galeria Estação – São Paulo
· Galeria Frente – São Paulo
· Galeria Inox – Rio de Janeiro
· Galeria Karla Osorio – Brasília
· Galeria Lume – São Paulo
· Galeria Mapa – São Paulo
· Galeria Millan – São Paulo
· Galeria Movimento – Rio de Janeiro
· Galeria Millan – São Paulo
· Galleria Contínua – San Gimignano
· Gustavo Rebello Arte – Rio de Janeiro
· Janaína Torres Galeria – São Paulo
· Luciana Brito Galeria – São Paulo
· Luis Maluf Galeria de Arte – São Paulo
· Lurixs: Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
· Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte – Rio de Janeiro
· Martha Pagy Escritório de Arte – Rio de Janeiro
· Matias Brotas Arte Contemporânea – Vitória
· Mendes Wood DM – São Paulo
· Mercedes Viegas Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
· Metaverse Agency – Rio de Janeiro e São Paulo
· Mul.ti.plo Espaço Arte – Rio de Janeiro
· Nara Roesler – São Paulo / Rio de Janeiro / Nova York
· OMA Galeria – São Bernardo do Campo
· Paulo Kuczynski Escritório de Arte – São Paulo
· Pinakotheke – Rio de Janeiro / São Paulo / Fortaleza
· Portas Vilaseca Galeria – Rio de Janeiro
· Quadra – Rio de Janeiro
· Rafael Moraes – São Paulo
· Ronie Mesquita Galeria – Rio de Janeiro
· RV Cultura e Arte – Salvador
· Sé Galeria – São Paulo
· Silvia Cintra + Box 4 – Rio de Janeiro
· Simões de Assis Galeria de Arte – Curitiba
· Simone Cadinelli Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
· SOMA Galeria – Curitiba
· Vermelho – São Paulo
· Verve – São Paulo
· Zipper Galeria – São Paulo
Para o evento presencial, ocupando o pavilhão principal da Marina da Gloria, a ArtRio seguirá todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social.
O número de visitantes também será limitado, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência.
ArtRio Online
A plataforma online da ArtRio vai transmitir toda a agenda de palestras, conversas entre artistas e curadores e visitas guiadas a coleções e ateliês. Também será possível fazer a visita virtual aos estandes das galerias participantes, vendo a seleção de obras e falando diretamente com os galeristas.
A ArtRio foi a primeira feira de arte do mundo a lançar, ainda em 2018, um marketplace para venda online.
Segundo o relatório “The Art Market 2021 – Art Basel and UBS”, a pandemia alavancou a venda de arte nas plataformas online. Com a maioria das feiras presenciais suspensas e muitas galerias fechadas no mundo inteiro, a venda online representou 25% do total negociado no mercado em 2020. As vendas pela internet somaram US$ 12,4 bilhões, dobrando o valor registrado em 2019.
ArtRio 2021
A Artrio 2021 tem patrocínio da XP Investimentos, com apoio da Aliansce Sonae, Rio Galeão, Movida, Ambev, Osklen, Petra Gold, Paco Rabanne e Estácio. Hotéis Windsor, com o Miramar Hotel, é a rede oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.
O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e da Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo.
www.artrio.com
Instagram: @artrio_art
Facebook: @feiraartrio
Youtube: https://www.youtube.com/c/ArtRioFeira
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/feira-artrio/
#artrio
#artrio2021
#compartilhearte