<FONT size=3><STRONG>Reforma no hotel.</STRONG></FONT>
<P align=justify>Devemos ter em mente que em uma reforma necessariamente , tem que se envolver e escutar todas as áreas do hotel . A regra para não se perder receita é que até 80% de ocupação com um bom planejamento não deveremos ter nenhum displacement, ou seja nenhuma perda de negocio ou venda. Olhando por este lado entendemos a importancia da contratação de um profissinal capacitado, bem pago e com visão estratégica para a realização de uma boa reforma . <STRONG>O barato pode sair muito caro.</STRONG></P>
<P align=justify>Independente de fechar ou não para fazer uma reforma devemos estrategiza-la como se fosse uma guerra, onde o inimigo é o barulho, que causa muitas reclamaçoes e irritação para nossos hospedes.<BR><BR>Team work é a palavra, rooms controller, revenue management são fundamentais neste processo, pois eles sabem quem vai chegar o segmento se irão ficar o dia inteiro e ou irão sair , a que hora voltam etc.. com estas informaçoes o engenheiro poderá fazer seu planejamento evitando atrasos e barulho indesejados . Não podemos esquecer que a tecnologia ja nos fornecem varios equipamentos com supressores de ruido etc.. que deveram ser levados em conta na hora da cotação especificação e concorrencia. o ditado que o barato sai caro nunca foi tao verdadeiro.<BR><BR>Sucesso da obra se trasforma no sucesso da propiedade e não de uma área isolada e todos agradecem e os hospedes voltarão.</P>
<P align=justify>Todos os esforços de reforma devem ser planejados de maneira a reduzir no maximo o desconforto dos hospedes . O planejamento de uma reforma deve ser a cada 5 anos desta maneira o Hotel estará sempre atualizado com o mercado </P>
<P align=justify>Emerson Fonseca<BR>Diretor de Operações do JW Marriot</P>