A Região da Bairrada foi a grande vencedora do 3º Concurso Internacional de Espumantes Brut Experience, que decorreu em junho no Hotel Holiday Inn Continental Lisboa, com a presença de 112 amostra de espumantes brutos de origem portuguesa, francesa, belga e moldava.
A Bairrada conquistou 11 medalhas, três das quais de ouro e oito de prata. Seguiu-se a Região de Lisboa, com cinco medalhas, o Tejo, Távora Varosa e os Vinhos Verdes, com três, a Moldávia e o Alentejo, com duas cada. A Madeira, o Dão e a Denominação de Origem francesa Crémant da Alsácia fecharam a lista de medalhas, com uma prata cada.
São apenas atribuídas medalhas a 30% dos vinhos em competição, numa prova onde estiveram presentes espumantes oriundos das regiões portuguesas dos Vinhos Verdes, Douro, Dão, Bairrada, Távora Varosa, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo, Açores e Madeira, e França, Bélgica e Moldávia.
O júri, de 24 membros, constituído por docentes universitários, jornalistas, bloggers, enólogos, escanções e comerciantes de vinhos portugueses e de outros países europeus, selecionou 32 espumantes, que foram galardoados com medalhas de ouro e prata (ver lista de premiados em anexo). Este ano não foram atribuídas medalhas de Prestígio, alcançáveis para espumantes com 95 pontos ou mais em 100 na competição.
Concurso Brut Experience 2020
O Concurso Internacional Brut Experience 2020 decorreu no Holliday Inn Lisboa-Continental, em Lisboa, e classificou espumantes Brutos e Brutos Naturais, portugueses e do mundo, em prova cega, nas diversas categorias – Jovem, Reserva, Super Reserva, Grande Reserva e Grande Reserva Extra.
Por causa das regras de distanciamento social e para assegurar que o evento decorria em condições que assegurassem a saúde de todos os participantes, este ano o concurso decorreu em três salas separadas, uma por cada mesa de júri.
Organizado pela Enóphilo, marca com histórico na organização de eventos vínicos de nicho, como o Enóphilo Wine Fest, em Lisboa, Porto e Coimbra, Brut Experience é uma experiência feita de vários momentos, um conceito que integra um Evento de Espumante, que não irá decorrer este ano devido à pandemia causada pela Covid-19, com um Concurso Internacional de Espumantes.
Os criadores e responsáveis pela sua organização são José Miguel Dentinho, Engº de formação, jornalista de profissão e provador em vários concursos nacionais e internacionais, e Luis Gradíssimo, Engº de formação, enófilo e empreendedor, formador e organizador de eventos vínicos. Segundo a organização, “o Brut Experience pretende distinguir e dar a conhecer, aos consumidores, os melhores espumantes nacionais e internacionais, estimular a produção de espumantes de qualidade e contribuir para a expansão da cultura do espumante”.