Rio Coffee Nation: um encontro dedicado aos cafés especiais e orgânicos do Brasil

Rio Coffee Nation 2021 (Crédito Divulgação)

 

O evento, em sua 3ª edição, será realizado na Casa França, entre os dias 15 e 16 de outubro

Um encontro dedicado aos cafés especiais e orgânicos do Brasil: assim é o Rio Coffee Nation, que terá a sua terceira edição realizada na Casa França Brasil, no Centro do Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de Outubro de 2022. Com a missão de divulgar os cafés
especiais do nosso país, que é líder na produção e exportação dos grãos, o evento estimula a profissionalização e a cultura desse mercado, além de apoiar, promover e ajudar a agricultura familiar, unindo os elos da cadeia entre o campo, mercado, conhecimento e os amantes do segmento.

O maior evento de cafés especiais do Brasil foi criado e é comandado pela executiva de marketing e comunicação, Martina Barth d’Avila, e tem como objetivo transformar a Cidade Maravilhosa na capital dos cafés especiais. O evento tem uma parceria comercial com a empresa Take the Lead, da executiva Vania Tavares.

 

Martina Barth d’Avila (Crédito: Tomás Rangel)

 

Serão mais de 40 produtores de cafés especiais e orgânicos, de todas as regiões do Brasil, como Café Orfeu, Rituais da 3 Corações, Café Flô, Café Klem orgânico, Café Fazenda Florença, Brasil em Grãos, Madura Coffee, Cooperativa Cafésul, Café Pó de Mulheres, Matisse (cerveja com café), entre outros. Na ocasião, os expositores também explicarão a importância da sustentabilidade e da presença feminina no setor, do comércio justo, do turismo, das cafeterias, do know-how brasileiro em plantação e torrefação, dos métodos de extração (soft, espresso, filtração..) e degustações. Além de apresentarem receitas ensinando os diversos modos de preparo dos grãos, desde harmonizações, molhos, drinks e sobremesas com café. Por lá, terão mais de 12 palestras, 20 receitas, um “coffee lab” e duas competições que prometem encantar todos os presentes: “Melhor café torrado para espresso” e “Desafio Koar-etapa Rio de Janeiro”.

 

Crédito/Foto: Divulgação

 

Vale ressaltar que o consagrado Rio Coffee Nation 2022 tem um forte viés de sustentabilidade, assunto cada vez mais importante nos dias de hoje. Isso porque o evento aplica todas as orientações nesse sentido: lixo zero e reciclagem; acesso por ingresso eletrônico ou app (sem uso de papel); plástico proibido – todos os utensílios (copos, talheres, pratos…) são feitos de materiais biodegradáveis e recicláveis;  reaproveitamento de mobílias, como o fundo de palco e as cadeiras do auditório, e os estandes e balcões em pallets; taxas de carbono – energia da praça de alimentação fornecida por painéis solares, além do certificado de compensação de carbono por visitante.

Outro fato inédito é a reutilização das borras de café. Na ocasião, todos os resíduos dos grãos utilizados durante o encontro serão doados para a start-up brasileira Kalp Wear, que os transformarão em bonitos e confortáveis calçados, além de serem biodegradáveis e ajudarem a preservar o planeta. A marca ainda criará uma edição limitada do tênis especialmente para a próxima edição do encontro, em 2023. 

Além disso, o Rio Coffee Nation também atravessará fronteiras, estando presente nos dias 10 a 12 de setembro em Paris, com uma parceira exclusiva no maior evento de Café na França, “Paris Coffee Show”, que há 35 anos atrai profissionais do segmento de café. Organizado pelo Collectif Café, instituição que representa mais de 600 profissionais do segmento como torrefadores, cafeterias e compradores, o Brasil foi escolhido como o país homenageado, e ganhará um grande painel com uma foto do Rio de Janeiro bem na entrada do local. E por lá, com um estande de 36m², a marca terá o apoio de grandes empresas como Apex, CeCafe, Embaixada do Brasil na França, Bsca, Cerrado Mineiro, Sebrae e Riotur, promovendo os cafés especiais brasileiros. O campeão da Competição de Melhor café torrado do Rio Coffee Nation de 2021, o café Iranita do Rio de Janeiro e o café Pó das Mulheres, uma divisão da cooperativa Cafésul que ajuda mulheres na cafeicultura, também marcarão presença no solo parisiense, levados pelo Rio Coffee Nation.

 

O Rio Coffee Nation também contará com espaços como:

  • Coffee Lab – auditório com palestras e workshops realizados por especialistas em cafés especiais, produtores e baristas.
  • Palco Coffee Experiênciaapresentações de Baristas e Chefs, com muitas receitas e métodos de preparo
  • Atelier Cafeinadosaulas guiadas de degustações de cafés e de receitas mediante inscrição (vagas limitadas)
  • Espresso   3ª competição de “Melhor café torrado para Espresso” . 
  • Origens exposição sobre a as Publicidades antigas de café do Museu do Café de Santos
  • Armazém Loja com produtos do evento como xícaras, aventais, camisetas, biscoitos e utensílios
  • SlowPraça de alimentação e de pic nic, com food trucks e área recreativa para crianças

O Sebrae Nacional também estará presente com  uma área especial com mais de 12 cafés de todas as regiões produtoras do Brasil , a BSCA (Brazil Speciality Coffee Association – Associação Brasileira de Cafés Especiais) com diversos associados, assim como a ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) e o Cecafé ( conselho dos exportadores).

O que é um café especial? 

De acordo com a Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association), usada no mundo todo, Café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da metodologia (que vai até 100), sendo avaliados os seguintes atributos:

  • Fragrância/Aroma
  • Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado)
  • Ausência de Defeitos
  • Doçura
  • Sabor
  • Acidez
  • Corpo
  • Finalização
  • Harmonia
  • Conceito Final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador. Unica parcela de subjetividade do classificador na avaliação da amostra)

Atualmente, esse segmento representa cerca de 12% do mercado internacional da bebida, segundo medições da BSCA. Isso porque o paladar dos consumidores está ficando mais exigente e o interesse em compreender melhor sobre qualidade aumentou.

 

SOBRE MARTINA BARTH D’ÁVILA

 

Perfil Martina Barth d’Avila

 

Martina Barth d’Avila é uma executiva de marketing e comunicação com mais de 25 anos de experiência fora do Brasil liderando todas as propriedades do marketing, combinando criatividade, estratégia e planejamento para criar e ativar marcas.

Ocupou funções de Diretora Executiva e Diretora Geral em agências internacionais na França como a Added Value- Grupo WPP, e no Brasil como a Veredas-Grupo GL Events e a ILuka- Grupo CSM, à frente de grandes projetos de experiência de marca em duas Copas do Mundo, duas Olimpíadas e diversos eventos corporativos e programas de hospitalidade exclusivos. 

É proprietária da agência de eventos corporativos Sonimage e idealizadora do Rio Coffee Nation, maior evento internacional de cafés especiais e orgânicos no Brasil. Multicultural, alemã-francesa-carioca.  Fluente em 4 idiomas: francês, inglês, alemão e português. 

 

SERVIÇO:
Rio Coffee Nation
Casa França Brasil –  Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro do Rio de Janeiro
Dias 15 e 16 de Outubro de 2022

Horários de funcionamento: 

Sábado, dia 15/10:
Aberto ao público das 11h00 às 19h00.
Fechado para profissionais do segmento das 19h00 às 21h00.

Domingo, dia 16/10:
Aberto das 11h00 às 19h00

Ingressos a venda no site :
www.riocoffeenation.com / https://bileto.sympla.com.br/event/74892/d/148314/s/971018
Instagram: @riocoffeenation – https://www.instagram.com/riocoffeenation/

Mais informações:
Luisi Valadão – luisi@lupa.inf.br / (21) 993119733
Raquel Malafaia – raquel@lupa.inf.br / (21) 96582-2090
Rafaela Peres – rafaelaperes@lupa.inf.br / (21) 98034-5500
http://lupa.inf.br/ 
Divulgação: lupa.inf.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR