Como diz a música do cantor e compositor Gilberto Gil “O rio de Janeiro continua lindo” e hoje comemora-se 455 anos a cidade do Rio de Janeiro foi fundada em (1565).
Rio de Janeiro (frequentemente referida simplesmente como Rio) é um municipio brasileiro, capital do estado homônimo, situado no Sudeste do país. Maior destino turístico internacional no Brasil, da América Latina e de todo o Hemisfério sul a capital fluminense é a cidade brasileira mais conhecida no exterior, funcionando como um “espelho”, ou “retrato” nacional, seja positiva ou negativamente. É a 2ª maior metrópole do Brasil (depois de São Paulo), a 6ª maior da América e a 35ª do mundo. Sua população estimada pelo IBGE para 1º de julho de 2019 era de 6 718 903 habitantes.
A cidade foi, sucessivamente, capital da colônia portuguesa do Estado do Brasil (1763 -1815), depois do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822), do Império do Brasil (1822-1889) e da República dos Estados Unidos do Brasil (1889-1968) até 1960, quando a sede do governo foi transferida para a recém-construída Brasília. Neste ano, o Rio foi transformado em uma cidade-estado com o nome de Guanabara e somente em 1975 torna-se a capital do estado do Rio de Janeiro, após a fusão deste com a Guanabara.
Neste domingo, as comemorações se iniciam às 10h ao lado da Roda Gigante Rio Star onde o público poderá assistir à apresentação da Banda Sarca. Quem participar do evento pode aproveitar para dar uma volta na maior roda gigante da América Latina. O padroeiro da cidade, São Sebastião, será homenageado e sua imagem será conduzida pelo Arcebispo Dom Orani Tempesta. Além disso, o evento contará com o tradicional bolo gigante de 10 metros onde são representados os principais cartões postais da cidade como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor.