Rio Wine and Food Festival 2014 – Degustação Tríplice Excellence O. Fournier, 3 países

por migracao

fiogf49gjkf0d

 


Ontem, dia 19, dando continuidade ao Rio Wine and Food Festival 2014, foi o dia da Degustação denominada de “Tríplice Excellence O. Fournier, 3 países” seguido de um delicioso jantar no restaurante Mr. Lam. Os vinhos apreciados durante a noite foram da renomada  O. Fournier e que fazem parte da adega pessoal do proprietário José Manuel Ortega, que também fez  uma belíssima apresentação sobre os vinhos antes do jantar.

Os vinhos degustados pelos presentes foram na ordem abaixo:
– Alfa Centauri Blend 2008
– Magnum alfa Crux Blend 2001
– Alfa Crux Pinot Noir 2012
– Alfa Crux Blend 2006
– Alfa Centauri S Blanc 2008
– O. Fournier Ribera del Duero 2005
– O. Fournier Malbec/Syrah 2005
– O. Fournier Chile 2008


José Manuel Ortega tambem apresentou um video sobre a adega e o projeto  “Wine Partners” no Vale do Uco e que oferece uma oportunidade única de fazer parte do mundo do vinho convertendo o amante do vinho de consumidor a produtor. Esta experiência está aberta a apenas a poucas pessoas ao redor do mundo.

As opções são:
Fincas
As “fincas”estão localizadas dentro da vinícola e são vinhedos de 1 a 3 hectares plantados com as variedades que melhor se adaptam ao solo daquela região ( Malbec, Cabernet Franc, Syrah, Sauvignon Blanc, Torrontés e Chardonnay). A manutenção do vinhedo é feita pelo pessoal da O. Fournier. Cada sócio pode optar por vender a totalidade ou parte da produção de sua “Finca” que pode levar a sua marca própria gerando renda para cobrir os custos e ainda gerar um retorno econômico.


Villas
Dos 84 vinhedos ( Fincas), somente 8 é possível projetar e construir uma casa, ao lado do hotel, seguindo a arquitetura contemporânea da O. Fournier e rodeado pela sua própria vinha.



Sobre a Adega O. Fournier
O Fournier é um conceito arquitetônico inovador que se destina a transmitir a essência dos vinhos do século 21, o Novo Mundo, promovendo uma imagem corporativa forte. Destaca o valor ambiental da construção, para minimizar a utilização de bombas, ele usa gravidade.


Localizado na região vinícola principal da Argentina, Mendoza e, especificamente, em La Consulta, Bodegas O. Fournier senta-se em uma planície seca embalada pelo Cordón del Plata, um oásis que dá vida a vinhas quilômetros de irrigação artificial.
O projeto, executado pelo escritório de arquitetura Bormida & Yanzón tem quatro módulos separados em diferentes níveis para facilitar um sistema de fluxo por gravidade. Este projeto oferece a possibilidade de continuar a construir em etapas, integrando o turismo do vinho e atender às necessidades dos clientes. Os volumes diferentes coexistem em harmonia com seu ambiente em uma abordagem inovadora, que resultou em dois circuitos: um circuito de indústria e um circuito turístico, dotado de belas paisagens e experiências arquitetônicas. Cada um dos quatro volumes, construídos em concreto armado, vidro e aço inoxidável, correspondem a uma função específica e são perfeitamente adaptadas ao ambiente em mudança e as condições meteorológicas.


Os elementos mais representativos do edifício pode ser descrito como se segue:

Módulo de colheita – Fermentação – Armazenamento: A estrutura dos tanques de fermentação é concreto reforçado. A recepção das uvas é alta eo terraço pode ser acessado por duas rampas que abrangem toda a estrutura. Quatro colunas são cantilever plataforma cilíndrica de aço se projeta para fora da sombra da área de trabalho. Há três pontes de ferro e vidro que ligam as colunas, onde o laboratório e seus anexos estão. Uma clarabóia sobre a laje estrutural é aberta para a luz natural em espaços interiores.


Módulo de barris e adega garrafa: um metro de concreto armado com uma estrutura quadrada, a 50 metros de cada lado, fazer uma cruz de luz natural no seu centro. Alta do chão é uma porta de ferro para guiar os visitantes para o percurso do circuito. Uma vez introduzido é executado através de vários corredores que vão para baixo para chegar a um túnel com uma grande porta se abre automaticamente sugestivamente para a escavação majestoso e inesperado de 10 metros de profundidade. A adega é atravessado por passagens e na distância pendurar caixas e barris são observados. O ambiente pouco iluminado, os efeitos de iluminação nas paredes, o aromatizantes luz central difusa de desenterrar um conjunto incrível difícil de esquecer. No centro do porão em luz solar do meio-dia através das janelas do quadrado é acima, dando o conjunto uma aparência misteriosa e única.


Preenchendo Módulo – Depósito – Escritório: A unidade semi-subterrânea com uma varanda envidraçada está localizado na parte externa nível da praça.


Turismo Módulo Center: estrutura cúbica de vidro, incluindo uma sala subterrânea, a adega privada do restaurante adega e Urbano inaugurado em outubro de 2006. Acessado por uma escada da adega, ou pela entrada principal. A estrutura do cubículo de vidro sobre um espelho d’água, com uma sóbria e minimalista, habilite a função da Cordilheira para até 60 pessoas podem admirá-la de todos os ângulos do interior.


Restaurante Urban – O.Fournier
Vinho e comida se complementam, uma coisa depende da outra. Um restaurante dentro de uma vinícola estabelece relação análoga; quando bem administrado, ajuda decisivamente a entender melhor os vinhos produzidos pela casa. Os caras da O.Fournier sabem muito bem disso, tanto que o Urban — situado junto a bodega O.Fournier em Mendoza — pode ser considerado um exemplo, um restaurante com cozinha totalmente voltada para valorizar os vinhos. Quem comanda o restaurante e a Chef Nadia Haron de Ortega, esposa de José Manuel Ortega Fournier, presidente do grupo O.Fournier.


O Urban é um belo complemento ao visual futurista da Bodega O.Fournier; com seu pé direito avantajado, amplas janelas com vista para um espelho d’água e os Andes ao fundo, temos a sensação de estarmos em outro planeta.
O restaurante, como convém a uma vinícola, serve apenas menu degustação, tanto no almoço quanto no jantar. Tivemos a oportunidade de conferir a sua comida nas duas situações. Primeiramente, jantamos numa belíssima noite estrelada, como só no Vale de Uco é possível de ver. José Manuel não poderia ter tido inspiração melhor para escolher o nome de seus vinhos. O primeiro prato já nos surpreendeu, uma sopa fria de tomates e azeite de oliva, servida com o Urban Sauvignon Blanc ficou ainda mais refrescante.

Visitas: O restaurante Urban está situado junto a bodega O.Fournier, localizada na região do Vale de Uco, próxima a Eugenio Bustos e La Consulta, distante 110km de Mendoza


www.ofournier.com


FOTOS DO EVENTO:








Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR