MARIANA, OS VINHOS INSPIRADOS NO CLÁSSICO DA LITERATURA ROMÂNTICA UNIVERSAL
Foi na capital do Baixo Alentejo, Beja, que Mariana Alcoforado, freira em clausura no Convento da Conceição, se declarou ao seu amado, o francês Marquês de Chamilly. “Bem vejo que te amo como louca. No entanto, não me queixo de toda a violência dos arrebatamentos do coração”.
Este amor que a religiosa nutria pelo oficial que lutava na Guerra da Restauração, no século XVII, causou escândalo e chegou aos nossos dias através das cinco Cartas Portuguesas que Sóror Mariana escreveu. A história aconteceu bem perto das vinhas da Herdade do Rocim, de onde se vê, ao fundo, a torre do Castelo de Beja.
Mariana
Inspirados por este clássico da literatura romântica universal, os enólogos Pedro Ribeiro e Catarina Vieira, decidiram eternizar a história numa gama de vinhos Herdade do Rocim, aos quais deram o nome da freira, Mariana.
Branco, tinto e rosé, a empresa reforça a presença no mercado do Mariana em fevereiro. Cerca de 100 mil garrafas vão estar disponíveis nas principais garrafeiras do país e na loja online, em www.rocim.pt.
A acompanhar o vinho, a Herdade do Rocim junta um conjunto de postais, assinados pelo ilustrador Bruno Gaspar, que contam a trágica história de amor.
Público mais alargado
Colocada à venda a partir dos sete euros por garrafa, a gama Mariana marca a vontade da Herdade do Rocim de apostar num vinho acessível a um público mais alargado, permitindo alcançar consumidores em vários segmentos. “É o vinho mais acessível da marca Herdade do Rocim. Quisemos democratizar o acesso a esta história de amor e, ao mesmo tempo, lançar uma gama que tem todo o potencial para crescer em volume”, adianta Pedro Ribeiro.
Portugal é a aposta forte da empresa com a gama Mariana, neste início de 2022, mas países como Estados Unidos da América, Suíça e Brasil já se deixaram encantar pela história da freira que se perdeu de amores por um oficial francês. A Herdade do Rocim conta exportar 400 mil garrafas e 100 mil para o mercado interno. Se se confirmarem as previsões, a gama vai representar uma faturação de 1.900 mil euros, em 2022.