Rótulos de alta gama da Nieto Senetiner recebem aval de excelência da Wine Enthusiast, influente revista americana sobre vinhos

por migracao

Rótulos de alta gama da Nieto Senetiner recebem aval de excelência da Wine Enthusiast, influente revista americana sobre vinhos


Características únicas dos vinhos da bodegas argentina foram reconhecidas por especialistas renomados


Os rótulos Terroir Blend Malbec 2009, Reserva Bonarda 2010 e Reserva Pinot Noir 2010, da vinícola argentina Nieto Senetiner, receberam excelentes pontuações  na última avaliação da revista americana Wine Enthusiast, que reuniu especialistas de todo o mundo.

As provas de degustação foram realizadas individualmente ou em grupo, além de testes às cegas. Nestas avaliações, o preço do vinho não é uma pontuação levada em consideração e que influencie o resultado e sim fatores como qualidade, sabor, aroma e cor. As notas variam de 80 a 100 e refletem exatamente a opinião dos editores da revista sobre os vinhos avaliados. De 80 a 82, o vinho é aceitável; de 83 a 86, é adequado para o consumo diário; de 87 a 89 é muito bem recomendado; de 90 a 97 é excelente e altamente recomendado e de 98 a 100 é o auge da qualidade.

A pontuação dos vinhos da Nieto Senetiner foi considerada excelente e variou de 84 a 92 pontos. Confira a ficha técnica e a pontuação de cada um dos rótulos avaliados. 
 
• Terroir Blend Malbec 2009 (Cadus Blend of Vineyards) – (92 pontos)

Região: Luján de Cuyo – Mendoza, Argentina (950, 1050 e 1150 m.s.n.m.).
–       Vistalba: clima seco, noites frias e solos franco-argilosos. Nos entregafruto de cor intensa, taninos marcados e bom teor alcoólico ; condições excepcionais para a gurada.
–       Agrelo: com solos argilosos e marcada amplitude térmica, aporta a este blend aromas de frutas maduras e frutos vermelhos.
–       Vistaflores : solos franco-arenosos pedregosos. Clima quente e noites muito frias, dando lugar a um malbec de acidez ais elevada e notas condimentadas, conferindo elegância ao blend.

Variedades: 100% Malbec.

Produção: Condução dos vinhedos em Parral Cuyano, com rendimento médio dos vinhedos de 5 ton/ha. Colheita manual em bins de 20 Kg e seleção criteriosa dos frutos. Sangria do mosto e correção da acidez. Adição das leveduras com fermentação e maceração prolongada por 25 dias a 28-32ºC em piletas de pequeno volume (entre 3000 e 5000L) com posterior amadurecimento por 12 meses em barricas novas de carvalho francês Seguin Morreau e amadurecimento na garrafa em posição horizontal antes da liberação ao mercado.

Análise Sensorial:
Análise Visual: vermelho rubi muito intenso com reflexos violáceos.
Análise Olfativa: frutas vermelhas e negras bem maduras, toques de especiarias e tostado.
Análise Gustativa: seco, encorpado, boa acidez, taninos muito finos e com final harmônico.
Harmonização: Carnes vermelhas em geral, ojo de bife (contra filé), lombo de porco, carnes grelhadas ou ao forno e queijos curados.
Temperatura de serviço: 18°C. Recomenda-se decantar durante 30 a 45min antes de servir.
Descrição Analítica:
Álcool: 15,5% vol.
Tempo Estimado de Guarda: 10 anos ou mais.
 
• Nieto Senetiner – Reserva Bonarda (87 pontos)

Região: Luján de Cuyo – Mendoza, Argentina.
Variedade: 100% Bonarda (Vinhas de 43 anos).
Produção: Rendimento de 8 ton/ha. Fermentado em aço inoxidável com temperatura controlada e amadurecimento por 12 meses em barricas de carvalho francês.

Análise Sensorial:
Análise Visual: Cor vermelho rubi intenso com reflexos violáceos, límpido e brilhante.
Análise Olfativa: se destacam as frutas vermelhas (framboesa e cereja) entremeados por aromas de café e baunilha.
Análise Gustativa: seco, corpo médio, ótima acidez e boa persistência final.
Harmonização: ideal para acompanhar pratos suculentos, porco e aves ao forno e para massas recheadas com carnes como tagliatelle e raviole servidos com molhos condimentados.
Temperatura de serviço: 17 – 18°C
Descrição Analítica:
Álcool: 14% vol.
Tempo Estimado de Guarda: 5 anos.
 
• Nieto Senetiner – Reserva Pinot Noir 2010 (84 pontos)

Região: Tupungato – Mendoza, Argentina.
Variedade: 100% Pinot Noir (Vinhas de 20 anos).
Produção: As uvas são colhidas na região de Tupungato, de vinhedos de 1.000 metros acima do nível do mar. Os bagos são desengaçados, passam por uma moagem suave e maceração a frio durante 1 dia. A fermentação alcoólica se dá a 23ºC durante 7 dias. E se aplica o “pisage” (2 ou 3 vezes ao dia) e “delestage” (remontagem).

Análise Sensorial:
Análise Visual: cor vermelho rubi de leve intensidade, límpido e brilhante.
Análise Olfativa: aromas de frutos vermelhos e silvestres, notas florais e toques de frutos cristalizados.
Análise Gustativa: seco, boa acidez, corpo de para média intensidade, taninos macios, de final fresco e frutado.
Harmonização: Comidas asiáticas, as quais estiverem combinadas com cogumelos, legumes ou frutos do mar, carnes suaves, como coelho ou aves.
Temperatura de serviço: 16 – 18°C
Descrição Analítica:
Álcool: 13,5% vol.
Tempo Estimado de Guarda: 3 anos.


Divulgação: Rodrigues & Freire Comunicação – Tel.: (11) 3889-2253
Thaise Cleto – tcleto@rodrigues-freire.com.br

Os comentários estão desativados.

Mais Notícias



VOLTAR